Durante uma palestra na Associação Comercial de São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), resumiu o estado do governo Lula no Parlamento.
“Teremos um tempo para que o governo se estabilize internamente, porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara, nem no Senado para enfrentar matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”, afirmou Lira, na segunda-feira 6.
O presidente da Câmara sinalizou que esse “tempo” está acabando. “O rumo, nós precisamos defini-lo agora em março”, alertou. “O governo foi eleito com margem de votos mínima e precisa entender que, do último governo para hoje, nós temos o Banco Central independente, agências reguladoras, Lei das Estatais, um Congresso Nacional que hoje tem uma atribuição mais ampla, e que isso precisa ser negociado com bom senso, com muita conversa, com amplitude, com clareza, com transparência, mas com rumo.”
Ainda durante a palestra, Lira defendeu a instauração do semipresidencialismo no Brasil, mas, rechaçou as críticas de que pretende atuar como primeiro-ministro. “Para 2030 ou 2034, seria essencial para esse país, para a gente sair desse emaranhado do presidencialismo de coalizão, confundido com o ‘toma lá dá cá’”, disse.
Leia também: “O Congresso é a cara do Brasil”, reportagem publicada na Edição 133 da Revista Oeste
Em outras palavras: ou o lula relança o mensalão com apoio do judiciário ou o governo dele dança
Na realidade, em função do sistema politico eleitoral vigente, o qual encontra-se absolutamente esgotado, esse presidencialismo de coalisão é uma farsa. Ou reformamos o sistema politico eleitoral vigente, ou partimos para uma nova e moderna Constituição.
Ah sim, com o semipresidencialismo vai ser o “toma lá”, mas sem o “dá cá”.
Negociado $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
O fantoche esta mostrando a que veio…. vamos negociar…. $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Está criando dificuldades para “vender” facilidades. É um pilantra igual a todos os outros. Não tem partido, não tem ideologia. O seu deus é o dinheiro. Fala mansa e garras afiadas
Seu Lira, você sabe o que o Brasil precisa e que os brasileiros vão aplaudir de pé?! É a redução desse Congresso inchado e cheio de mordomias.
Precisamos mudar a constituição urgente e diminuir a câmara dos deputados pela METADE, e o Senado igualmente, pela METADE.
Isso sim, acabaria com muitas safadezas e troca-troca.
Pensa urgente nisto, se você quer, realmente, fazer um país melhor.
Confundido não conhecido como presidencialismo do toma cá da lá. O que menos importa para esses congressistas da antiga é o eleitor que só será lembrado daqui há 03 anos.
Semipresidencialismo?
Jamais, sem uma Reforma Política ampla, que acabe com a reeleição para todos os cargos de Deputados e Senadores; coloque um fim nesse negócio de eleição por “legenda”, um fim nessa indecência que cria situações em que o eleitor elege e quem assume é um suplente desconhecido, jogando no lixo a vontade do eleitor manifestada nas urnas, e por aí vai……
Exatamente. O Congresso se transformou em um balcão de negócios há décadas. Não adiantam motociatas, setes de setembro, acampamentos, apelos á Constituição Federal, CPIs, CPMIs que interrompam esse ciclo vicioso. Deve haver outras formas de incapacitar esses criminosos de forma definitiva.
A Guarda Pretoriana do Império Romano nos deixou muitos exemplos sobre como interromper o ciclo da injustiça e perversidade de Césares descontrolados.
O ladrão já percebeu que não será a mesma molezinha que foi em 2002
Recado: quer maioria? cadê os cargos? pode ser no 2º, 3º…escalão?
O ladrão é um fóssil vivo, trouxe até um dinossauro para servi-lo. Ele tem a qualidade de todo esquerdista, o extremo egoísmo. É um escravo dos próprios desejos, jamais fará nada por quem quer que seja, mas fará qualquer coisa, e usará qualquer um, para alcançar seus mais perversos e tresloucados caprichos.