O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), disse que apoia a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. Em entrevista ao UOL, Pacheco destacou que, se a economia estiver bem, o petista pode se tornar favorito e atrair apoios “impensáveis”, como União Brasil, Republicanos e até Progressistas.
“Se a decisão fosse hoje, eu apoiaria a reeleição de Lula”, disse Pacheco ao portal. “Pode haver uma compreensão de que há um favoritismo pleno do presidente Lula, e então a política pode ser atraída a uma candidatura mais óbvia.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ele compartilha da avaliação que as eleições municipais reforçaram os partidos de centro-direita, inclusive o PSD, e que o eleitor vai estar menos vulnerável à “lacração nas redes sociais” no pleito presidencial. No entanto, afirma que a figura de Lula é “agregadora” e “se destaca da segmentação política”.
Rodrigo Pacheco vai deixar a presidência do Senado em fevereiro de 2025. Ele garantiu ao UOL que quer cumprir o mandato de senador, mas sinaliza o desejo de voltar ao Direito, seja na iniciativa privada, seja no Supremo Tribunal Federal (STF).
“É óbvio que, quem é advogado, como eu, alguém já disse que, se falar do Supremo Tribunal Federal, é algo que você não trabalha, mas também não recusa”, afirmou.
Pacheco chama atos do 8 de janeiro de “avilitantes”
O presidente do Senado também falou sobre o PL da Anistia aos atos do 8 de janeiro. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão especial para tratar no assunto, o que adiou mais uma vez a decisão.
“Nós não podemos tratar com leniência e fraqueza um processo que buscava degradar nossa democracia”, disse Pacheco ao UOL. “Foi grave e aviltante. Muitas pessoas que enfrentaram essa antidemocracia sofreram na pele as consequências políticas, eleitorais e pessoais disso.”
“O 8 de janeiro não foi um passeio no parque”, acrescentou. “Foi uma busca de fragilizar nossa democracia por pessoas que estavam insatisfeitas com o processo eleitoral, contaminadas com a ilusão de que poderia haver alguma fraude.”
Leia também: “Rodrigo Pacheco não vota no 2º turno e acompanha apuração no TSE”
Pacheco prosseguiu: “Essas pessoas precisam ser processadas, garantir a elas o contraditório e amplo processo legal, e, se forem identificadas as culpadas, apenadas”.
“Eu respeito que se faça a discussão de anistia, mas não tenho opinião formada”, declarou. “Vou aguardar a posição da Câmara, para ter a posição oficial do Senado.”
Perguntado se é favorável à anistia aos manifestantes, Pacheco disse que o caso precisa ser avaliado.
Leia também: “Evento de Gilmar em Brasília reúne Pacheco, Haddad e ministros do Judiciário”
“Vou fazer [uma avaliação] oportunamente à luz do que for o objeto da anistia e o que ela alcança”, afirmou. “Só estou dizendo que essa iniciativa não pode confundir a população sobre o 8 de janeiro. Aquilo não foi aceitável, e as pessoas precisam responder por isso.
“Se haverá ou não ambiente para anistia, é uma discussão que nós vamos oportunamente fazer”, concluiu.
POVO DE MINA GERAIS !!!!
VEJAM A CRIATURA QUE VOCE NOS MANDARAM !!!!!
Quem te conhece não esquece jamais… knalha!!!
Então, Lula é agregador!
Esse ser não tem acompanhado os últimos acontecimentos do país?
Deve estar habitando alguma galáxia muito distante.
Falar em reeleição de Lula na maior derrota sofrida pelo PT em toda sua história.
Esse Servidor Público tem que ser banido da vida pública brasileira.
Só comprova que sempre foi um vagabundo e prevaricou.
Mesmo dentro da podridão que impera no meio político brasileiro, na minha opinião não é fácil encontrar um político mais desprezível que esse pachequinho. Oi, turma de Minas Gerais, o que vocês acham dele?
Nada está tão ruim que não possa piorar.
ESSE SER DESPREZIVEL E REPUGNANTE PROVOCA ASCO EM PESSOAS DE BEM. DÁ VERGONHA EM SABER QUE ESSE LIXO É MINEIRO. NUNCA MAIS ESSE VERME SE ELEGE PRA ALGUM CARGO PÚBLICO. ELE REPRESENTA O QUE HÁ DE PIOR NA POLÍTICA. TRAIU SEUS ELEITORES EM TROCA DE FAVORES DO PODER. UM DIA ELE VAI CAIR. E QUANDO CAIR, NUNCA MAIS SE LEVANTARÁ.
Pelo desprezo e nojo que provoca nos brasileiros honestos, sérios e dignos, esse sujeito já tem todos os requisitos para ser integrante do STF.
Esse oportunista é um Fd…de marca maior que espero nunca mais seja eleito para qualquer cargo
É difícil acreditar que haja tanta falta de caráter numa pessoa!
Este ignóbil ser, tem mesmo que bajular o poder, para conseguir uma teta para mamar, já que como político, a anta já era…..
Verdade.
O oportunismo e a hipocrisia parece fazer morada em Brasília, Em que mundo este senhor vive?
Com a palavra os demais senadores…
esta querendo mamar no STF