Senado faz força-tarefa nesta semana para sabatinar a indicação de 34 diplomatas para postos de embaixador
Um grupo de senadores se movimentou neste final de semana para tentar derrubar a sessão da Comissão de Relações Exteriores do Senado destinada a sabatinar 34 diplomatas indicados a postos de embaixador. O cancelamento seria uma forma de retaliação ao chanceler Ernesto Araújo.
Nossa política externa não vai bem. A soberania e defesa nacional estão em risco. Os chanceleres FHC,Rezek,Lafer,Amorim,Serra e Aloísio clamam para que o Senado exerça seu papel e vele pelo art.4 da CF. Devemos deixar votação de embaixador para depois e reposicionar o Itamaraty.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) September 20, 2020
O Comportamento de nosso Ministro de Relaçoes Exteriores fere o artigo 4°. de nossa Constituição e a tradição do Itamaraty, nosso país não pode se tornar um pária global. A prioridade do Senado não pode ser “votar embaixador”, mas enquadrar a nossa política externa.
— Randolfe Rodrigues ?? (@randolfeap) September 20, 2020
O @ernestofaraujo destrói a tradição do Itamaraty. Pisa no art. 4º da CF. Cede o território para um agente dos EUA ameaçar um país amigo. Ataca o presidente @rodrigomaia. Ex-chanceleres saem na defesa da CF. Em tamanha crise, o Senado deve suspender a aprovação de embaixadores!
— Telmário Mota (@TelmarioMotaRR) September 20, 2020
Conforme Oeste apurou, a movimentação ocorre depois da visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, a Roraima, na última sexta-feira, 18. Os parlamentares avaliam que o movimento foi um desrespeito à soberania brasileira e foi endossada por Ernesto Araújo.
Apesar da resistência de alguns senadores, o Senado manteve a força-tarefa para analisar as indicações das autoridades. As votações serão feitas presencialmente e ocorrem depois de seis meses de trabalho remoto por parte dos senadores.
Agora, os opositores se articulam para tentar esvaziar a sessão de sabatina. Para amenizar a crise, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou que irá trabalhar para seguir com a agenda do colegiado.
Entenda
Ernesto e Pompeo se encontraram nesta sexta-feira,18, em Boa Vista, em Roraima. Eles visitaram o projeto Acolhida, que atende venezuelanos refugiados que deixaram o país comandado pelo ditador Nicolás Maduro. Durante a visita, Pompeo afirmou que “vamos tirar Maduro de lá”.
No dia seguinte, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou uma nota onde afirmou que as declarações de Pompeo foram uma “afronta às tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”.
Em comunicado publicado no site do Ministério das Relações Exteriores, o chanceler brasileiro disse que a nota de Maia “baseia-se em informações insuficientes e em interpretações equivocadas”.
“O povo brasileiro preza pela sua própria segurança, e a persistência na Venezuela de um regime aliado ao narcotráfico, terrorismo e crime organizado ameaça permanentemente essa segurança. O povo brasileiro tem apego profundo pela democracia, e o regime Maduro trabalha permanentemente para solapar a democracia em toda a América do Sul”, afirma.
Lixo!
Vergonhoso.
Esquerda agindo para defender Maduro.
A posse dos embaixadores deve acontecer.
São funcionários de diversos países.
Apátridas. Criticando a própria soberania do Brasil.
Já passou da hora do Povo se manifestar, nas ruas. Estamos sendo ameaçados todos os dias por políticos, juízes, intelectuais, artistas e jornalistas, através das mídias do ódio pelo povo , para implantar uma ditadura de esquerda no Brasil.
Os Marinhos da Rede Globo, já apoiaram a ditadura militar, agora estão apoiando a ditadura terrorista da esquerda, tudo pelo poder. E aí, vamos ficar esperando o plim plim pra acordar novamente numa ditadura?
Temos que ir pra rua, passificamente, como estava acontecendo de verde e amarelo e mostrar que o Povo Brasileiro NÃO APÓIA, o já demonstrado pela ONU, o regime da Venezuela e muito menos os crimes contra a humanidade praticados pelo Maduro.
E o único jeito de ajudar o povo venezuelano na luta contra a ditadura comunista e mostrar pro Senado de que lado o Povo Brasileiro realmente está.
Enquanto não acertarmos os ponteiros e elegermos bons políticos para se ter um bom congresso, teremos que aguentar essa corja de corruptos como esses três pulhas acima, por exemplo. Me assusta a oposição sempre tímida e recuada.
Nossa política externa vai muito bem com a aliança com países q têm algo oferecer ao país. Parabéns ministro Ernesto! Mas o Itamaraty ainda é um antro marxista, e sua missão, ministro, é limpar a pasta dos adoradores de ditaduras comunistas. Esses canalhas comunistas aparecem berrando contra a liberdade q eles odeiam, inclusive a China, q tem um grupelho dentro do senado, e muito forte. Não desanime, ministro! Permaneça firme! O Brasil do bem está contigo! De nossa parte, esses q defendem o comunismo hj, NÃO SERÃO REELEITOS.
Concordo com todos. Nada a acrescentar!
ditadura cubana mandando no itamaraty era ok para eles
O Brasil foi tomado por corruptos, ignorantes, levianos e irresponsáveis indivíduos e grupos, a olhos vistos e, descaradamente, fazem de tudo para nos sabotar.
Como são os delegados por nós para nos representar em todos os tipos de decisões, mesmo que contrárias ao nosso interesse, fica quase que impossível, nos trâmites comuns e normais, nos defender deles.
O quê necessitamos fazer para fazer prevalecer a ordem e a higidez, principalmente a vontade de um povo que quer desesperadamente se livrar da corrupção institucionalizada no Brasil?
O senado é uma grande vergonha . Acolhimento aos irmãos que fogem da ditadura da Venezuela sofre retaliação desses senadores. Eles acham correto o que está ocorrendo na Venezuela? Equilíbrio diplomático não é se calar ante a covardia da violação dos direitos humanos no país vizinho. Deveriam aplaudir e não retaliar. Decepção desses senadores. Mas estamos nos organizando cada vez mais. Os eleitores se comunicam mais e se informam melhor ainda. A resposta vira. Todo apoio ao governobfederal em defesa da democracia na Venezuela. É ainda falam que Bolsonaro e autoritário. Fora fhc, Renan e essa turma do atraso. Onde estão os senadores da base que também deveriam fazer eu barulho em defesa do governo??
O pior é que agente sabe que se fosse um representante da China todos eles estariam elogiando. O governo está indo muito bem com sua política externa, bas ver quem está achando ruim.
É INCRÍVEL COMO A BANDIDAGEM COMUNISTA NO BRASIL LOGO SE MANIFESTA, QUANDO UM REPRESENTANTE DO GOVERNO AMERICANO VEM AO BRASIL. Eles se autodenunciam!
É só olhar a ficha corrida desses 3 vagabundos, e na Câmara quem teve chilique foi o Botafogo!!! Patéticos
Até quando teremos que suportar Renan Maia e Cia no Congresso Nacional ?
Se esses inúteis querem mandar na diplomacia, sejam eleitos pra presidente
Quanto bobagem, qto $$$ jogado fora, qta gente inútil para o país comendo o nosso dinheiro….meu bom deus, seja bondoso e justo, aonde está escondido o senhor???
Ridículo, idiota,.,.