Fernando Cury teve “conduta absolutamente incompatível”, informa Cidadania
O deputado estadual Fernando Cury está afastado de todas as funções que mantinha no Cidadania. O partido adotou medida um dia após o parlamentar ter sido denunciado por assediar sexualmente da deputada Isa Penna (Psol), sua colega de Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Leia mais: “MP pede cassação do registro de Sarto, aliado de Ciro Gomes”
Segundo a nota divulgada à imprensa nesta sexta-feira, 18, a direção nacional da legenda define a atitude do Cury como “conduta absolutamente incompatível”. Ontem, Isa acusou o deputado de assédio. Vídeo de transmissão da própria Alesp mostra o momento em que o integrante do Cidadania chega perto à socialista. É possível vê-lo passar a mão na colega e se posicionar rente às costas dela.
“Acrescentamos a evidente urgência na apuração dos fatos, sem prejuízo do contraditório e da ampla defesa, considerando que a acusação refere-se a uma conduta absolutamente incompatível com os princípios defendidos pelo partido”, afirma o partido. O conteúdo é assinado pelo presidente nacional do Cidadania, o ex-deputado federal Roberto Freire.
Próximos passos
O afastamento faz com que Fernando Cury não possa mais realizar nenhuma atividade em nome do Cidadania, inclusive na Alesp. Por ora, ele segue com suas atividades como deputado estadual. Denunciado por assédio sexual e afastado, o parlamentar entrará na mira do conselho de ética do partido. Ao fim do processo, ele pode, inclusive, acabar expulso da agremiação partidária.
Esses são os nossos representantes nas casas legislativas. Se o seu partido, o Cidadania, tivesse um mínimo de comprometimento com a defesa das mulheres, cassá-lo-ia imediatamente. Infelizmente, a nojenta política é feita de compadrio e proteção de seus pares. Odeio políticos, principalmente os da atual legislatura. São tudo m@#$&.
Falta cérebro ao ditado?