O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta segunda-feira, 15, que o governo federal fechou contratos com as farmacêuticas Pfizer e Janssen para a aquisição de vacinas contra a covid-19. Na sexta-feira 12, também foi anunciada a compra de doses da vacina russa Sputnik V.
Segundo ele, a previsão é que o Brasil receba, até o final deste ano, 100 milhões de doses da Pfizer, que começam a chegar em abril. Em relação a Janssen, do grupo Johnson & Johnson, serão duas entregas: 16,9 milhões em agosto e 21,1 milhões em novembro.
Leia mais: “‘Não pedi para sair’, afirma Pazuello”
“Estou informando à população que nós já concluímos a contratação da União Química da Sputnik, da Pfizer e da Janssen”, afirmou o ministro. Pazuello também destacou que o Brasil é, até o momento, o quinto país em vacinação no mundo.
Cronograma
O cronograma geral prevê a contratação de 562 milhões de doses até o fim de 2021. Ainda há tratativas para a compra da vacina da Moderna. O imunizante indiano da Bharat Biotech já foi adquirido, mas a farmacêutica ainda não pediu registro na Anvisa.
O ministro afirmou que até o final de abril serão vacinados 88% dos prioritários e que toda a população será imunizada até o fim de 2021.
Estou com impressão de que o governo surtou e esta comprando tudo agora, para fazer estoque para as futuras pandemias… pq comprar 562 milhões ???? Antes estocar vacina do que vento!!
Simples: porque praticamente TODAS as vacinas exigem dupla dosagem – então contando a população total (mais eventuais reservas emergenciais e perdas de estoque por vencimento/outros problemas), o número seria suficiente para imunizar a todos.