O mandado de prisão foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes
A ativista que lidera o movimento 300 do Brasil, Sara Winter, foi presa pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira, 15, em Brasília.
Há duas semanas, ela foi alvo de uma operação da PF que investiga supostas fake news contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
O pedido de prisão foi feito pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jaquese, e acatado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
Cinco outras pessoas ligadas ao movimento também são alvo do mandado de prisão. Agentes da PF estão na rua.
De acordo com a Justiça, Winter foi presa por desacatar a autoridade e infringir a lei de Segurança Nacional.
Contudo, a prisão ocorre dentro do inquérito que investiga os movimentos que seriam antidemocráticos.
Portanto, não tem relação com o inquérito das fake news.
Assim sendo, a ativista encontra-se na Superintendência Regional da Polícia Federal de Brasília.
https://www.instagram.com/p/CBc7rtQpIXm/
O inquérito
A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão temporária, por cinco dias, de seis pessoas identificadas como líderes do acampamento 300 do Brasil, em Brasília.
Os mandados de prisão foram cumpridos no âmbito do inquérito 4.828, aberto em abril a pedido da PGR. Em síntese, para apurar a organização de supostos atos antidemocráticos.
Os pedidos de prisão foram apresentados na sexta-feira, 12, a partir de indícios obtidos pelo MPF de que o grupo estaria captando recursos financeiros para ações que se enquadram na Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/1983).
O objetivo das prisões temporárias é ouvir os investigados e reunir informações de como funciona o esquema criminoso.
300 do Brasil
Conforme noticiou Oeste nesse fim de semana, uma operação do governo do Distrito Federal desmontou o acampamento 300 do Brasil.
O grupo é composto de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é protestar contra ministros do STF e parlamentares do Congresso Nacional.
Na ocasião, a líder do movimento, Sara Winter, protestou no Twitter contra a decisão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF).
“Hoje, às 6 [horas] da manhã, a PMDF, junto à Secretaria de Segurança desmantelou baixo [sic] gás de pimenta e agressões. Barracas, geradores, tendas, tudo tomado à força! A militância bolsonarista foi destruída hoje. Presidente, reaja!”
https://twitter.com/_SaraWinter/status/1271772930058444806?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1271772930058444806&ref_url=https%3A%2F%2Frevistaoeste.com%2Fgdf-desmonta-acampamento-300-do-brasil%2F
Histórico
Sara Giromini, 27 anos, é ativista pró-vida e milita em movimentos pró-governo Bolsonaro. Trabalhou por pouco tempo no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Além disso, no passado, integrou o movimento feminista de extrema esquerda Femen.
Colaborou Wilson Lima, de Brasília
Prisão ilegal. Não há embasamento jurídico para mantê-la presa. Não houve violação da lei de segurança nacional. Apesar de não concordar com todas atitudes da Sara Winter, ela não fez nada mais além de montar um acampamento (direito de reunião, consagrado no art. 5º da nossa CF) e manifestar suas posições políticas com seu grupo (liberdade de expressão, também consagrada no art. 5º da CF). Mas uma coisa tem que ficar clara também: o PR Bolsonaro não é obrigado a estar apagando tudo que é incêndio que aparece. Os últimos meses foram infernais para ele, e o homem está sempre ali no front. A própria direita DEVE se mobilizar em favor dos seus, com militância, advogados, processos etc. Não dá para esperar tudo de UM homem só.
O STF não pode exigir decoro e respeito, eles começam a ter a resposta do POVO, Sara talvez seja a primeira, outros virão, até que os bandidos togados do STF caiam. Não podemos mais esperar salvadores, Bolsonaro não conta com os Militares, todos , e digo todos, foram promovidos em Governos de Esquerda, são falsos Republicanos! OFICIAIS Promovidos para participarem no Estado Maior das Forças Armadas por FHC, Lula, Dilma, NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! NÃO contem com Militares !!!! O poder emana do Povo, somos mais de 200 milhões, eles não podem prender todos!! VIVA SARA !!!! VIVA SARA !!!
Zambelli dar conselhos? Pobre Direita.
O que faltou à Sara não foi o apoio do Presidente. Foi o apoio de nós, ditos bolsonaristas. Onde a Sara esteve deveriam estar alguns milhares, se não milhões.
Curioso, os direitistas antes reclamavam que faltavam guerreiros para defender a agenda conservadora, agora os mesmos direitistas dizem que a Sara excede o limite, ahhhHHH vai para PQP ! Direita de Homens fracos, Generais broxas, presidente acuado e medroso. Uma mulher resolve ter coragem, encarar, peitar, dar a cara para bater, ai dizem que ela quer aparecer, que nao representa a direita !! Ahhhhh vai para a PQP novamente!!
Como mulher afirmo, ninguém precisa de uma ativista QUE NÃO PENSA com os neurônios e age com os hormônios! Pra que serve a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
Pois é. O que é a Direita no Brasil? Nada. Apenas um sonho que virou fumaça que o vento dos puns do STF está levando…
Mas os deputados e senadores “direitistas”, eleitos na mega-onda Bolsonaro mostrarão toda a sua combatividade em posts no Twitter, Instagram e FB, e em lives no YT.
Um ano e meio lá e não construíram nada de nada orgânico. Vaidades, vaidades e só vaidades.
A esquerda não parou. Fez barulho onde pôde fazer barulho – em quase todo lugar, mídia, congresso, STF – e trabalhou e trabalha no silêncio.
Do lado de cá, chegamos ao ponto de repreender e abandonar os poucos que se expõem e colocam a cara à tapa.
Bolsonaro intervir?
Não me faça rir.
Ele se vendeu ao Centrão,acabou com seu governo e promessas para salvar os filhos,agora esta piando fino,e os trouxas que ainda apoia ele,que se lasquem!
A ditadura está instalada!
STF vergonha nacional!
Acredito que tenha sido um erro (mais um) desse STF, em especial do Ministro Alexandre de Moraes. Isso só vai acirrar os ânimos contra o Supremo, que não é bem visto pela população.
E o presidente sim, está inerte. Uma decepção.
Apesar dessa moça usar métodos radicais, é uma apoiadora incondicional do presidente e ele vai ter que se manifestar sobre a prisão. Até porque ele nunca condenou as atitudes dela. Ou ele só reage quando mexem com seus filhos? O Olavo já o chamou de bunda-mole e acho que tem razão.
Pelo jeito tá mais preocupada com a fama do que qualquer outra coisa.
A prisão é absurda, mas ela conseguiu o que queria: A FAMA REPENTINA do jeito mais tosco! O que Sara Winter faz nada tem a ver com a direita ou com Bolsonaro, mas com sua “cultura de esquerda radical”. Não respeita a PM, não respeita a PF e nem os militares, acha que Bolsonaro deve fazer o que ela manda. A Zambelli precisa dar uns conselhos pra ex-companheira ativista.
TÁ PRECISANDO IR PRO TAPETINHO E PENSAR NA VIDA, SARA!
Passou da hora do presidente entregar o cargo e renunciar.
Não se presta sequer auxilar quem o apoia de todo coração.
Fracassou.
Ronaldo, vc acha mesmo que Bolsonaro concorda com as atitudes intempestivas da Sara Winter? Acredito que ele não concorde com a prisão e nem com a proibição de manifestações, mas carimbar as tolices dela acho muito difícil. Bolsonaro é CONSERVADOR e contrário a qualquer manifestação radical.
Engraçado que um bando de fdp ficaram defecando , mijando , insultando moradores nos arredores da polícia federal em Curitiba quando o verme se encontrava na sua colônia de férias e nada fizeram
Em Curitiba podiam ficar acampados fumando maconha, bebendo pinga, sujando a rua, árvores e muros que nada acontecia. Em Brasilia, chegaram a incendiar um ministério ( alguém se lembra ?) e ninguém foi preso. Mas a polaca, porque xinga e faz sinal com o dedo, ah, essa tem que ser presa imediatamente, né ?
Alguém ainda lembra da Elisa Quadros, vulgo SININHO? Por onde anda? Como vive? Sininho era ligada aos Black blocks e foi ela quem arranjou um advogado para defender o blackblocker que disparou o rojão que matou o cinegrafista Santiago. E então? Como Sininho caiu no esquecimento?
O Presidente Bolsonano jamais vai abandonar seus Apoiadores.Algo está acontecendo
Chamar Bolsonaro de genocida, Hitler, nazista, falar em matá-lo pode né ? Agora xingar essa porcaria de STF aparelhado não pode ? O Brasil precisa da ira divina e não tardará a acontecer.
Vc é assim mesmo ou faz curso intensivo?
p os ladroes tomarem conta do brasil denovo e tem muitos amando os bandidos saqueadores da nacao querendo que se torne uma venezuela e depois vcs vao p onde imbecis debeis mentais sofreram uma lavagem cerebrao com os criminosos antecedentes ne!!!!!!!