Assinada por Eugênio Esber e com colaboração de Rachel Díaz, a reportagem de capa da Edição 308 da Revista Oeste mostra que os problemas envolvendo a gestão do petista Marcio Pochmann à frente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai além do mapa que mostra o Brasil de cabeça para baixo e no centro da Terra. O conteúdo destaca que os dados apresentados pelo órgão começam a ser questionados.
Integrante do Conselho Político do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE (Assibge), Clician Oliveira critica publicamente a atuação de Pochmann. De acordo com ela, o aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem a competência necessária para comandar o instituto.
Receba nossas atualizações
“Ele já está afetando a credibilidade”, relatou a conselheira do Assibge. “Ele tenta vender a imagem de um IBGE do século 21, supostamente atrasado tecnologicamente, e ignora grandes avanços realizados pelos servidores […]. Entendemos que, se hoje existe questionamento sobre a possibilidade de manipulação do PIB, isso ocorre porque a própria gestão criou esse ambiente. E sabe que está criando esse ambiente.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na entrevista a Oeste, Clician também destacou que há oito processos de assédio abertos contra um diretor próximo a Pochmann. Além disso, ela afirmou que há “desgaste absoluto” na relação de servidores de carreira com o atual presidente do instituto.
A matéria “Um retrato de cabeça para baixo” está disponível aos mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.
"Depois de surpreender os brasileiros com mapas invertidos, o instituto volta a preocupar quem não quer ver o país sob a lente de estatísticas enganadoras." Leia a reportagem de Eugênio Esber, com colaboração de @racheldiaz_, na Revista Oestehttps://t.co/lUnEiNGAm2…
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 7, 2026
Conteúdos além da gestão Pochmann no IBGE
A Edição 308 da Revista Oeste vai além do texto de Eugênio Esber sobre o trabalho de Marcio Pochmann na presidência do IBGE. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Carlo Cauti, Adalberto Piotto, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Sarah Peres & Cristyan Costa, José Fucs, Brendan O’Neill (da Spiked), César Báez (da Reason), Evaristo de Miranda, Antonio Cabrera e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.





































O STF fazendo escola. Assim como ministro ordenou “criatividade” na busca de evidências que se moldassem ao veredito determinado, o IBGE manda que os números fiquem alinhados às necessidades eleitorais do PT.
Ele só começou a afetar a credibilidade do IBGE quando assumiu o cargo. Antes, não afetava… 😄😄😄
Temos que rir para não chorar 😡.
IMAGINA O NÍVEL DESSA CRIATURA SE OS PRÓPRIOS PETRALHAS JÁ NÃO O SUPORTAM…
E ele é famoso por manipular dados onde quer que tenha cargo.
E ele é famoso por manipular dados onde quer que tenha um cargo.
Será que ele joga dados no tal k-sino do tal mįnïztrø do jūdīcyårïœ