publicidade
Política

Polícia indicia quatro pessoas por incêndio em casas de Antônio Rueda

Investigação de dois anos revela trama articulada por funcionários e seguranças

Antonio Rueda
Na foto, Antonio Rueda, presidente do União Brasil | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Civil de Pernambuco concluiu o inquérito sobre o incêndio criminoso que destruiu as casas de veraneio de Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, e de sua irmã, Emília Rueda. Segundo as informações divulgadas pelo portal Metrópoles, o delegado Ney Luiz Rodrigues indiciou duas diaristas e dois seguranças pelo ataque, ocorrido na Praia de Toquinho, em março de 2024. O que inicialmente levantou suspeitas de uma ofensiva puramente política revelou-se uma ação coordenada por pessoas com vínculos profissionais estreitos com as vítimas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Os peritos do Instituto de Criminalística constataram que o fogo começou de forma simultânea nos dois imóveis, que ficam lado a lado, com múltiplos focos internos de incêndio. Um detalhe crucial para o avanço das investigações foi a ausência de sinais de arrombamento na residência de Emília Rueda, indicando o fato de que os autores possuíam as chaves do local. De acordo com o portal Metrópoles, o monitoramento técnico apontou Maria Valéria dos Santos, faxineira do imóvel e detentora das chaves, como uma das principais envolvidas na facilitação do crime.

Rastreamento e contradições

A prova técnica mais robusta surgiu do rastreamento de um telefone funcional pertencente à Usina Petribu. O aparelho, que deveria permanecer em um condomínio específico, foi localizado por antenas na Praia de Toquinho exatamente no momento do incêndio. O portal Metrópoles informou que o segurança José Pereira Gomes estava com o celular naquela noite e realizou seis chamadas para sua esposa, a também indiciada Maria das Dores dos Santos Maciel, nos horários coincidentes com o início das chamas.

A polícia identificou diversas inconsistências nos depoimentos dos acusados, que tentaram apagar o histórico de chamadas e ocultar sua presença no local. Além do casal e de Maria Valéria, o segurança Aluísio Ângelo da Silva também responderá por incêndio criminoso qualificado e associação criminosa.

Ao portal, Antônio Rueda sustenta que a investigação deve agora focar a descoberta do mandante intelectual e a motivação por trás do ataque coordenado, confiando que as autoridades policiais apontarão quem encomendou a destruição do patrimônio da família.

Leia também: “Marçal nega moderação e diz: ‘Não vai ter trégua para comunista'”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.