‘Posso ter errado, pois sou humano’, diz Marco Aurélio, na despedida

Decano da Corte deixa a toga nesta segunda-feira
-Publicidade-
Marco Aurélio Mello ficou 31 anos no STF
Marco Aurélio Mello ficou 31 anos no STF | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio Mello, deixa a Corte nesta segunda-feira, 12, depois de 31 anos no STF. “Encerro meus dias como juiz com o sentimento de dever cumprido”, declarou, em entrevista ao site Poder 360. “Posso ter errado, pois sou humano”, acrescentou, sem mencionar do que se arrependera.

Ao chegar ao STF, em 1990, por indicação do então presidente Fernando Collor, seu primo, disse ter encontrado um tribunal conservador, em razão de ministros indicados durante o regime militar. “O sistema de trabalho era outro. As turmas sempre foram ágeis e esgotavam a pauta”, lembrou. “Hoje, o que percebo é que se perdeu a espontaneidade.”

Antes de migrar para o Direito, Marco Aurélio Mello chegou a cursar engenharia. Desistiu dos planos em 1966. Em 1973, formou-se em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir de então, foram 46 anos de magistratura, iniciada em 1975, quando se tornou juiz do Trabalho em segunda instância, até chegar ao STF.

-Publicidade-

Leia também: “As falhas e os culpados no caso da libertação de André do Rap”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

18 comentários

  1. Segundo o post, ele diz que o tribunal, na época de sua admissão era conservador e eficiente; então devo concluir que essa atual esculhambação dessa instituição se iniciou com ele. Estou certo ou errado? Por uma coincidência daquelas, em seguida houve uma sequência de governos ditos “progressistas” (acho essa denominação imprópria, enfim…) que culminou nisso que estamos vendo hoje. É dispensável qualquer descrição sobre o tema.

  2. Aqui no Brasil é assim, sujeito barbariza, comete uma infinidade de aburdos, ou crimes mesmo. DEpois, ah, eu sou humando, errei…. Vá se lascar! Errou, pague pelo erro! Sabia muito bem o que estava fazendo quando soltou criminosos. Não me venha com essa conversinha mole agora.

  3. Pode não, errou e muito, seu pagamento é o esquecimento, sonhado alto aqui, quem sabe um dia a justiça alcance as altas cortes desse país e os “erros” cometidos sejam punidos.

  4. Errar mais que acertar não é ser humano, mas sim incompetência . Já vai tarde, fora de hora deixando como legado prejuízos irreparáveis para o povo. Ostracismo é o que colherá daqui para frente. Até nunca mais!

    1. Agora que voltou ao mundo dos mortais, é melhor que se mude para Portugal, pois aqui, enquanto o pagador de impostos se lembrar de quanto achincalhou a Constituição com suas decisões esdrúxulas, não terá paz, quando sair às ruas.

  5. Errar mais que acertar não é ser humano, mas sim incompetência .deixa como legado prejuízos irreparáveis para o povo. Ostracismo é o que colherá daqui para frente. Até nunca mais!

  6. “Vade retro, satana!” Pode errar, MAN? Ah ah aha! Você não deu uma dentro, velho. Suma-se, e nunca mais dê as caras. Já vai tarde. Aliás, nunca deveria ter vindo. Daqui a pouco ninguém se lembrará de você (ainda bem!), como não se lembra do “Juiz de merda”.

  7. CÔMODO POSAR DE VÍTIMA ALEGANDO SER HUMANO E ERRAR! SABIA MUITO BEM O QUE FAZIA! AO MENOS TENHA A DIGNIDADE DE FICAR CALADO! ATÉ NUNCA MAIS.

  8. Marco Aurélio, desejo que vivas 180 anos nessa atual vida. assim voce terá tempo de viver as dores que causou a humanidade, em especial aos Brasileiros que te aturaram nesses ultimos 31 anos. Não posso nem te comparar a um rato pois ratos tem muitas utilidades. Você vai viver no osracismo pelo resto dos seus dias, comprando ‘amigos’ e ‘companhias’, ainda usufruindo do nosso dinheiro. Mas não tem nada não, Deus no comando. Se prepare para o que te reserva os seus dias, seu lixo humano.

  9. Errou, mas, errou muito mesmo.
    Simplesmente foi contra o povo e nação brasileira, só isso.
    Foi um “energúmeno” de marca maior.
    Não deixou nada em sua biografia, triste …

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site