“Nem Tudo Se Desfaz”, novo documentário do cineasta Josias Teófilo, terá pré-estreia no dia 20 de setembro, em São Paulo. O filme retrata alguns dos momentos cruciais da vida política do país nos últimos anos, traçando um paralelo entre as “Jornadas de Junho”, em 2013, e a ascensão de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto, com a vitória nas eleições de 2018.
A pré-estreia do documentário acontecerá no Cine Petra Belas Artes, em São Paulo, a partir das 20 horas. Dois dias depois, em 22 de setembro, será a vez do Rio de Janeiro, com exibição no Estação Net Botafogo, também às 20 horas.
Leia mais: “‘Bolsonaro foi o mais beneficiado das manifestações de 2013’, afirma Josias Teófilo”
As duas sessões serão apresentadas pela dupla Palhaço e Gatão, do canal Brasileirinhos, do YouTube. Depois da exibição, haverá um debate. Os ingressos já estão à venda pelo site do documentário. O pôster oficial do filme acaba de ser divulgado.
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2021/08/documentario-josias.jpg)
Em abril deste ano, Teófilo concedeu entrevista a Oeste (leia aqui a íntegra, publicada na Edição 55 da revista). O cineasta classificou o movimento que tomou as ruas do país como “revolucionário” e apontou Bolsonaro como “herdeiro” do sentimento de indignação que mobilizou os brasileiros.
Leia também: “‘Na cultura, conservadorismo não tem espaço'”, entrevista de Josias Teófilo publicada na Edição 55 da Revista Oeste
“Ele [Bolsonaro] foi uma figura que recebeu o espólio das manifestações de 2013. Essa é a minha tese. E tem muita gente de esquerda que concorda com isso. Bolsonaro é herdeiro do movimento revolucionário de 2013, o que não tem nada de elogioso. Para a esquerda, revolução é uma coisa gloriosa. Para a direita, não necessariamente. A Revolução Francesa só deu merda. Não tem nada de elogioso dizer que o Bolsonaro é herdeiro do movimento revolucionário de 2013. Mas ele é”, afirmou o cineasta.
Assista ao trailer de Nem Tudo Se Desfaz:
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/OHPz30a0Wls/hqdefault.jpg)