Revista Oeste - Eleições 2022

Presidente da Caixa é acusado de assédio sexual e prepara saída do governo

Ao menos cinco funcionárias acusam Pedro Guimarães de comportamentos inadequados no exercício do cargo
-Publicidade-
Guimarães tem sido um dos nomes do governo mais próximos de Bolsonaro
Guimarães tem sido um dos nomes do governo mais próximos de Bolsonaro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Acusado de assédio sexual, o atual presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, prepara a saída do governo. A expectativa é que o desligamento possa acontecer já nesta quarta-feira, 29.

Ao menos cinco funcionárias da Caixa acusam Pedro Guimarães de assédio sexual, conforme reportagem publicada na última terça-feira pelo jornal Metrópoles. Segundo a publicação, as mulheres relatam toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites incompatíveis com a relação profissional.

Uma apuração sobre o episódio foi aberta na Procuradoria da República no Distrito Federal, e o caso tramita sob sigilo.

-Publicidade-

Paralelemente, Guimarães também pode ter de prestar depoimento no Senado sobre as denúncias, mesmo se deixar o cargo. Nesta quarta-feira, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou convocatória do presidente da Caixa na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa.

Como Pedro Guimarães faz parte do conselho da Caixa, sua saída teria de acontecer via colegiado da instituição ou então por meio de renúncia.

Presidente da Caixa próximo a Bolsonaro

Pedro Guimarães é atualmente um dos nomes mais próximos de Jair Bolsonaro (PL) no governo. O presidente da Caixa está no cargo por indicação de Paulo Guedes, ministro da Economia, e ganhou a confiança do Executivo ao longo do mandato, participando de algumas lives do presidente nas redes sociais e de uma série de eventos oficiais nos últimos meses.

No final de maio, Pedro Guimarães discursou ao lado de Bolsonaro em Recife, durante pronunciamento do governo sobre a tragédia das chuvas na capital de Pernambuco. Na oportunidade, anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a moradores atingidos pela tragédia.

Há algumas semanas, Guimarães também esteve com o presidente da República na Bolsa de Valores de São Paulo, na cerimônia que marcou a conclusão do processo de privatização da Eletrobras.

Com um estilo de gestão considerado alternativo, o executivo de 51 anos provocou controvérsia quando apareceu em um vídeo, em dezembro de 2021, determinando que funcionários da Caixa fizessem flexões durante uma cerimônia em Atibaia (SP), sob o pretexto de motivação.

Segundo relatos de funcionários, a prática de “flexões motivacionais” também é comum na sede da Caixa em Brasília.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

76 comentários Ver comentários

  1. Bolsonaro é condenado por ofensa misógina contra jornalista
    Justiça mantém condenação de Bolsonaro por ofensa à honra de Patrícia Campos Mello. “Uma vitória de todas nós mulheres”, diz jornalista, alvo de ataque em 2020 após expor atuação da máquina de fake news bolsonarista.
    mas que coincidência hein? se esse assediador da CEF tiver que pagar 35 mil a cada vítima terá muita sorte, merecia cadeia.

    1. Ainda bem q temos o cabo eleitoral petista aqui pra nos dizer oq e em quem devemos acreditar…..
      Agora sim vou mudar meu voto para o homem mais honesto e tolerante desse pais, o amigo das grelo duro… LuLáládrão….kkkk

      1. É pago pela CUT! Deve fazer partedas “brigadas digitais”, o GABINETE DO ÓDIO do PT!

      2. o voto é livre…escolha seu candidato de acordo com seus princípios…se vc concorda com misoginia já sabe quem escolher.

    2. Francisco, vc é pago pelo PL ou pelo gabinete do ódio do governo? deixa de mimimi como vcs dizem e responda com argumentos se sua opinião é diferente.

    1. Para ESQUERDA é ganhar ou ganhar! A ESQUERDA fará o diabo para ganhar!
      A maldita IMPREN$A e mídia LIXOS já julgam e condenam, destruindo reputações!

      1. então as pessoas tem que esperar passar a eleição para denunciar os crimes dos amigos do Bolsonaro?
        falar que isso é coisa da esquerda é até insulto aos bolsonaristas que pensam.

  2. Se não comprovadas as denúncias/acusações ao Pedro Guimarães, espero que as mulheres e outros envolvidos em eventual farsa sejam responsabilizados, punidos, porque, do contrário, como ficarão as mulheres que realmente sofrem assédio moral e ou sexual ?

  3. Poderiam por favor traduzir: – toques íntimos não autorizados (Mão na mão??)
    – abordagens inadequadas (Dizer: que cheiro bom!!!)
    – convites incompatíveis com a relação profissional (Vamos comer uma pizza??)
    Até quando vamos ficar com essas palavras vazias e frases de efeito, que dizem tudo e não dizem nada…
    Onde podemos buscar as informações sobre o caso??? Acredito que ninguem consiga esta informação não é mesmo….pois quando vira segredo de justiça nem o acusado pode falar sobre o caso……

  4. INFELIZMENTE O GOVERNO IGNOROU A DENÚNCIA RECEBIDA SOBRE O “ISLAMTROBRAS.”

    Os filhos do presidente esnobaram a denúncia. O General Heleno eu não posso afirmar se ele ignorou a denúncia… Se investigada a denúncia feita pelo Jornalista Glenn Beck, até o STF teria que ser fechado e o pT literalmente exterminado por crime de lesa pátria e crimes de guerra sustentada com dinheiro roubado da Petrobras.

    1. Infelizmente o Ministério Público de São Paulo através do Dr. Cássio Conserino ignorou isso… Ganhar tanto dinheiro para ignorar isso… As vezes dá impressão de que o ISLAMTROBRAS financiou muita associação de classe bem como a maçonaria alveneira “neffti paíff.”

    2. Se o governo tivesse apurado a denúncia sobre o ISLAMTROBRAS (CRIME, INC) feita por Glenn Beck, o PT não estaria livre, leve e solto fazendo baderna. Parece que alguém de fora determina sob ameaça de ataque nuclear a preservação dessa quadrilha que matou policiais e bombeiros em São Paulo para fazer o povo não votar no candidato de Fernando Henrique para votar no Mula. E só para relembrar-lhes… QUEM ERA O GOVERNADOR NA ÉPOCA EM QUE A COMADRE DE LULA FOI COLOCADA PARA CHEFIAR E SABOTAR AS INVESTIGAÇÕES DO CASO CELSO DANIEL? ELE MESMO: GERAAAAAAAAAAAAALDO!!!!!

  5. O robô richard está muito bem documentado para que acreditemos que seja um assinante normal como nós outros.
    Não é.
    É alguém plantado aqui, monitorando as pessoas e sendo municiado por ima central de calúnias comunistas.

      1. Tempo disponivel realmente nao falta pra esquerdopateta q nem vc… sao todos vagabundos q nao trabalham.

  6. E sempre bom lembrar que a mentira é a arma da esquerdalha e sempre tem militantes dedicados e sem escrúpulos pra fazer o serviço de destruição de reputação. Não descarto a possibilidade do fenômeno “Amber Heard”. Mas quando tudo for esclarecido, será tarde. O consócio dos parasitas desmamados está com a artilharia pesada em plena ação.

    1. tem certeza de que mentir é arma da esquerda?
      Bolsonaro bate 5 mil mentiras desde 2019; #BolsonaroMentiroso e #BolsonaroDay crescem nas redes
      Segundo o site de checagem Aos Fatos, em 1.185 dias como presidente, Bolsonaro deu 5.145 declarações falsas
      Bolsonaro: 1682 mentiras em um ano – Revista Istoé – https://www.istoedinheiro.com.br/bolsonaro-1682-mentiras-em-um-ano/
      leia no link várias mentiras do suposto presidente.

      1. Não sei se Bolsonaro mente. Mas a esquerdalha mente o tempo todo. Afinal eles não podem falar a verdade e dizer que querem o poder somente para roubar, parasitar e implantar a ditadura. Por isso, para chegar ao poder, os esquerdopatas usam a tática de destruir a reputação de seus oponentes com narrativas (mentiras) amplificadas pelos parceiros idiotas úteis da mídia. É histórico, sempre foi assim. Mas o grande satã é Bolsonaro…

      2. Vicente, mostre as mentiras da esquerda para destruir adversários …vc tem exemplos?

      3. Richard se você sabe em números corretos a quantidade de tempo e mentiras que o Bolsonaro contou, você passa pra nós em números as que o ladrão contou e continua contando.

      4. Eita mundão chato! Hein Richard Se eu fosse vc Não estaria por aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Claro que tem tempo, vive a custa do combo PT, um copo de tubaina, um sanduba de mortadela e trinta mango, vagabundo é assim, não planta árvores, da muito trabalho, chacoalha as que estão cheias de frutos, para apanha-los no chão, de tão grande que é a preguiça. A cada dia que passa fico mais convencido que Lula é um encantador de burros, eis aqui o Richard, que não me deixa mentir.

      1. Júlio, sua mente é muito estreita…pra vc alguém que tem tempo só pode ser pago pelo PT…pra mim pode ser aposentado, milionário que não precisa trabalhar, alguém que trabalha 15 dias embarcado e 15 em terra, alguém que está de férias, ou até mesmo desempregado…abra sua mente, não seja tão binário.

    3. Richard, não sou aparelho profissional da esquerdalha atuando aqui nessa revista, por isso não disponho de tempo para pesquisar e elencar a usina de mentiras dos esquerdopatas. Mas você sabe…

  7. Essa narrativa está muito americanizada pro meu gosto. O brasileiro espera um sinal verde para ‘atacar’. Normalmente, qdo o cara não sabe pegar mulher, a secretária é quem seduz o cara. E será que um cara tão esperto como ele nunca ouviu o ditado: ” Onde se bota a caneta não se bota a piroca”.

  8. Que diferença faz para o presidente? Sai o Pedro entra o João, José ou Maria e o presidente continua com nossa confiança. O PR não passou a mão na bunda de ninguém e se o Pedro passou o problema é dele e ele que vá resolver. Não vejo nada demais nessa idiotices da esquerda, kkkkkk pra eles.

    1. Bolsonaro nunca tem nada a ver com o que acontece no governo dele.
      O ministro do laranjal caiu e ele não tem nada com isso. O ministro do meio ambiente caiu por ligação com contrabando de madeira e ele não tem nada com isso. Teve ministro da educação nazista mas não tem nada com isso. Trocou 4 ministros da saúde na maior pandemia da história recente e não tem nada com isso. Está no 4o presidente da Petrobrás e não tem nada com isso. O ministro da Educação caiu por tráfico de influencia no MEC mas não tem nada com isso.
      Afinal de quem é a culpa de tudo isso ? do Lula?

      1. Igual ao seu patrão , Lula, que nunca sabe de nada, igual ao Maluf. Rsss

      2. É Richard, o Bolsonaro pelo menos troca os ministros quando surge alguma denúncia, o Lula mantinha os mesmos ladrões no cargo, sobretudo na Petrobras, com a finalidade de manter a roubalheira a todo vapor e poder encher os bolsos da quadrilha do partido e dos amigos da quadrilha!

      3. Paulo, vamos debater com a verdade…Dilma demitiu todos os acusados de corrupção na Petrobrás muito antes da denúncia da lava-jato. Nenhum ministro acusado de corrupção fica no cargo em governo nenhum
        a diferença é que Bolsonaro e muitos bolsonaristas continuam com o discurso hipocrita de que não tem corrupção no governo.

      4. Richard, a culpa não é do Lula, é do amigo dele.

  9. Nesta quarta-feira, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou convocatória do presidente da Caixa na Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Casa.
    -Hummm…. Radolfinha Gazela Saltitante também está convocando o garanhão da CEF para uma conversinha na Casa? Recomendo que o galã aí vá acompanhado para se precaver de abordagens inconvenientes… muito inconvenientes.

    Segundo relatos de funcionários, a prática de “flexões motivacionais” também é comum na sede da Caixa em Brasília.
    – Não confundam “flexões motivacionais” com “reflexões motivacionais”… eita que pessoal desconfiado é esse, sempre gostam de descambar para o “sexo motivacional”.

    1. O “cocozinho” (Randolfe), parceiro do “COCOZÃO (Alcolumbre), da nova dupla caipira de “senadores” pelo estado do Amapá (o orifício anal da Amazônia), está decidido a fazer com que prevaleça o “quanto pior melhor”.

  10. e a coisa só piora….
    “O comando da Caixa Econômica Federal sabia dos casos de assédio do atual presidente, Pedro Guimarães, e acobertou as denúncias, inclusive com promoções, relataram ao blog três ex-integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal da instituição.
    Os primeiros casos chegaram aos canais de denúncia do banco ainda em 2019, quando Pedro Guimarães assumiu a presidência.
    Segundo os relatos ouvidos pelo blog nesta quarta-feira (29), mulheres vítimas do assédio de Guimarães que aceitavam não levar adiante as denúncias foram transferidas, receberam cargos em outras instituições públicas ou ficavam temporadas no exterior, em cursos.
    Já quem ajudava Guimarães a acobertar os casos chegou a receber promoção.

    a fonte é a G1 “comunista” …rsrsrsrsrsrs – Jornalista Ana Flor

      1. que isso Paulo Renato? está contradizendo sua crença na liberdade de expressão? vc não crê na democracia? ou isso só vale se for para elogiar o seu presidente?

    1. Vocês PTRALHAS já disseram que farão de tudo, farão o diabo, para ganhar a eleição! Dizem que o LULADRÃO ganhará no 1o. turno! Balela! Para quem diz isso, costumo responder que lembrei de Tancredo Neves! Não sei o porquê!

      1. quem diz que Lula pode ganhar no 1o turno não são os petistas, são os institutos de pesquisa.
        aliás não sei porque Bolsonaro e seu partido não abrem processos para verificar a autenticidade das entrevistas…será medo? ou será porque as pesquisas deles dá o mesmo resultado?

  11. Sei não. Parece ser um daqueles casos em que são as duas coisas, o cara é metido a garanhão mesmo e a patota da esquerda apenas aproveitou o melhor momento para provocar o cancelamento.

  12. O jogo sujo está mesmo aumentando. Aposto um Chicabom (picolé) que se trata de falsa denunciação feita por funcionárias esquerdistas, e como todos sabem a CEF está infestada dessa gente.

  13. Difícil acreditar que alguém, em uma posição tão importante, seja tão ingênuo assim… Que se apure com total isenção… Sua competência profissional foi evidente, isso não se discute…
    O curioso é que a esquerda vai gritar, porém eles apoiam pedofilia, relação de pai com filho, ideologia de gênero nas escolas básicas, banheiros unissex, enfim são uns hipócritas do cão…

  14. é inacreditável ver alguns comentários colocando a culpa na esquerda ou na mídia.
    em que mundo essas pessoas vivem? a denúncia foi feita por várias funcionárias da CEF à Corregedoria. O acusado já está pedindo para “sair a pedido” ao invés de ser demitido.
    O governo já corre para apagar o incêndio porque piora ainda mais a visão que as mulheres corretamente tem desse governo machista e misógino.
    E a culpa é da esquerda…

    1. “O governo já corre para apagar o incêndio porque piora ainda mais a visão que as mulheres corretamente tem desse governo machista e misógino.”
      Bolsonaro tem apoio maciço da mulherada.Cite apenas uma ação do governo que demonstre machismo ou misoginia.Não embarque nas narrativas fajutas da velha imprensa.Ela emburrece.

      1. 8 de março de 2019 – Ri do fato de ter 20 ministros e só duas ministras
        Foi só se tornar presidente que Bolsonaro voltou a se mostrar como realmente é. Desde os primeiros meses de governo, ele proferiu incontáveis frases machistas e preconceituosas, sendo acompanhado nesse comportamento por alguns de seus ministros. Tanto que, em junho de 2021, a Justiça Federal ordenou que a União pagasse R$ 5 milhões de indenizações por falas machistas de Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

        Uma das primeiras vezes que Bolsonaro ofendeu as mulheres após se tornar presidente foi justamente no Dia Internacional da Mulher, quando afirmou: “Pela primeira vez na vida o número de ministros e ministras está equilibrado em nosso governo. Temos 22 ministérios, 20 homens e duas mulheres”.

        Abril de 2019 – Faz apologia ao turismo sexual no Brasil
        Nessa ocasião, Bolsonaro se disse contra a vinda de turistas gays para o Brasil e emendou: “Quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade”. Além de homofóbica, a frase foi condenada como extremamente machista. Bolsonaro mostrou completa insensibilidade à situação das brasileiras vítimas da exploração sexual causada por esse tipo de turismo. Em resposta, estados brasileiros lançaram campanhas contra a exploração sexual.

        2020 e 2021 – Volta seu ódio a mulheres que trabalham na imprensa
        Nos segundo e terceiro anos de governo, Bolsonaro continuou a se mostrar desrespeitoso com as mulheres de maneira geral, mas chama a atenção o fato de ele ter voltado seu ódio para as jornalistas, numa clara tentativa de inibir o exercício da imprensa no país. Veja algumas dessas agressões às profissionais de mídia:

        – Em fevereiro de 2020, rebateu denúncia da jornalista Patrícia Campos Mello, sobre possíveis irregularidades na sua campanha eleitoral, dizendo que a profissional “queria dar o furo”. “Ela [repórter] queria um furo. Ela queria dar o furo”, disse a apoiadores no cercadinho em frente ao Palácio da Alvorada.

        – Em 21 de junho de 2021, em Guaratinguetá, Bolsonaro mandou a repórter Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da Globo, “calar a boca”. Isso só porque a jornalista questionou o fato de ele ter chegado ao local sem usar máscaras, conforme exigia uma lei do estado de São Paulo, por causa da pandemia de Covid-19.

        – Quatro dias depois, Bolsonaro perdeu o controle ao ser indagado sobre o atraso de vacinas contra a Covid-19 e o escândalo dos contratos do imunizante indiano Covaxin. O presidente mandou Victoria Abel, da Rádio CBN, voltar para a faculdade, e que ela “deveria na verdade voltar para o ensino médio, depois para o jardim de infância e aí nascer de novo”. Em outro momento, disse: “Você está empregada aonde? (sic)”. Na mesma ocasião, aos gritos, e em tom ameaçador, dirigiu insultos à Adriana de Luca, da CNN Brasil: “Pare de fazer perguntas idiotas”.

        – Durante conversa com apoiadores na entrada do Palácio Planalto, Jair Bolsonaro xingou a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, de “quadrúpede”.

        2022 – Diz não acreditar nas pesquisas que mostram rejeição das mulheres a ele
        Em mais um de suas interações com apoiadores, Bolsonaro diz não acreditar nas pesquisas que mostram como as mulheres o rejeitam. “Segundo pesquisa, as mulheres não votam em mim, a maioria vota na esquerda. Agora, não sei, pesquisa a gente não acredita”.

        A realidade, porém, é que as mulheres já perceberam que esse governo pretende levá-las de volta ao passado e a uma condição submissa, tirando suas possibilidades de emprego, minimizando sua capacidade de atuar politicamente e empoderando homens violentos e intolerantes que rebaixam suas parceiras. Tanto que dias antes de Bolsonaro dar essa declaração, pesquisa do PoderData afirmava que, entre as eleitoras brasileiras, Lula tem o dobro das intenções de voto que ele: 44% x 22%.

      2. de onde vem sua informação de que o misógino Bolsonaro tem apoio maciço da mulherada? (aliás o termo mulherada já mostra como vc também é machista).

  15. Hum… Será mesmo?
    Tenho uma conhecida no alto escalão da Caixa e antes do Pedro assumir, OS FUNCIONÁRIOS ERAM ACOMODADOS E ACOSTUMADOS A FAZER MESMA COISA HÁ ANOS RECEBENDO MEGAS SALÁRIOS.

    1. Estes vazamentos seletivos para imprensa está cheirando a STF, Barroso ou Xandão. Quem mais teria acesso?? Processo em “Segredo de Justiça”??

  16. Agora será assim, como já sabem que não podem vencer Bolsonaro, vão partir para as mais baixas narrativas tentando atingir o presidente e sua popularidade seja com quem for, daqui a pouco o STF dará 5 dias para o presidente responder por isso também, considerando que tudo, tudo é culpa do JB. Em tempo, se comprovada as denuncias, sou a favor das punições cabíveis ao ATOR dos fatos e se não comprovadas, punições aos denunciantes, tudo dentro da lei.

  17. Vejo um tempo difícil para o Pedro a partir de agora… Essa brecha se for verdadeira, vai ser um tormento para a vida dele. Se for verdade, ele jogou no lixo toda austeridade que apresentou como presidente da Caixa. Vejo dias difíceis para o Pedro. Se for culpado, precisa pagar pelo erro. Se não for, assim mesmo vai sofrer muito até provar que é inocente. Mais uma vez, a esquerda encontrou uma corda de salvação e um discurso para desgastar o governo.

    1. sejamos consequentes: se o Pedro fosse mesmo um assediador, não teria chegado onde chegou e já teria caído em desgraça nos banco BTG Pactual e Plural, dos quais foi sócio sênior – o jogo sujo da esquerdalha só está aumentando por casa do desespero de ver que nosso PR será reeleito no Primeiro Turno com uma estrondosa votação.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.