Integrante do Poder Legislativo, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) discursou contra um outro Poder da República em pronunciamento na tarde desta terça-feira, 23. Ele criticou o Judiciário, sobretudo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por causa da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).
Leia mais: “Justiça afasta Flordelis do cargo de deputada”
“Foi uma arbitrariedade, por mais desvairado que tenha sido o deputado preso. Não era competência de um ministro do Supremo, que ao mesmo tempo exerce funções de polícia, de instaurador de inquérito, de investigador, de vítima e de julgador”, afirmou Martins sobre a decisão monocrática de Moraes tomada na última terça-feira, 16. Na ocasião, o ministro determinou a prisão em flagrante de Silveira em decorrência de vídeo divulgado nas redes sociais — conteúdo que, aliás, contava com críticas ao próprio magistrado.
Na visão do senador do Podemos, Moraes e demais membros do STF, que posteriormente validaram a detenção de Silveira, pularam etapas e desrespeitaram uma Casa legislativa. “A competência é da Câmara do Deputados e da Comissão de Ética da Câmara para os devidos processos legais”, afirmou Martins, conforme informa a Agência Senado.
CPI da “Lava Toga”
Lasier Martins foi além das críticas a Alexandre de Moraes e ao STF. Ele aproveitou o momento para mais uma vez defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para se investigar irregularidades que eventualmente possam ter sido cometidas por ministros do Supremo e integrantes de demais tribunais superiores. É a chamada CPI da Lava Toga.
“Ainda é viável e provavelmente necessário para devolvermos ao Supremo Tribunal a respeitabilidade”
“Não podemos perder de vista que isso ainda é viável e provavelmente necessário para devolvermos ao Supremo Tribunal a respeitabilidade que ele vem perdendo”, observou Martins. Nesse sentido, ele pediu para o Senado Federal analisar pedidos de impeachment contra ministros do STF.
Porque “ainda é viável” sr. Senador Lasier Martins? A instalação da Lava toga é o mínimo que os próprios 11 membros do STF, se honrados, de notável saber, ilibados, deveriam EXIGIR de vocês Senadores, que precisam mostrar trabalho, constitucional, de zelar pela pátria.
Basta dessa retórica omissa.
Mostrem-nos que estamos enganados. Junte a turma do MUDA SENADO MUDA BRASIL, e vamos começar a restituir a honra do STF.
Exato.
Retórica omissa e inócua, todos nós sabemos que a maioria do Congresso é vendida ao STF, e vice-versa.
A meu ver, somente uma mudança substancial dos membros do Congresso, em 2022, junto a reeleição de JB, para nos dar a necessária iniciação na higienização tanto do próprio Congresso quando do STF!