O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira, 2, que a Polícia Federal (PF) colha os depoimentos dos presidentes do Google, do Spotify, da Meta e da Brasil Paralelo. As companhias teriam impulsionado, em suas plataformas, conteúdo contra a aprovação do Projeto da Censura. Não se sabe quem moveu a ação no STF.
Moraes quer saber por que essas empresas supostamente utilizaram mecanismos que podem constituir “abuso de poder econômico” e “contribuição para a desinformação”.
Na decisão, Moraes cita um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, segundo o qual “o Google vem usando os resultados de busca para influenciar negativamente a percepção dos usuários sobre o projeto de lei”.
Conforme o levantamento da UFRJ, “as perguntas mais comuns feitas pelos usuários no Google relacionadas a PL2630 não utilizam o termo PL da Censura”. Além disso, “os dados sugerem que o Google vem usando os resultados de busca para influenciar negativamente a percepção dos usuários sobre o projeto de lei”.
“A análise da UFRJ indica que ‘o faturamento com anúncios publicitários é a principal fonte de financiamento das plataformas'”, observa a decisão de Moraes. “Sem a devida transparência, não é possível saber qual o porcentual desses valores advém de anúncios criminosos e irregulares, que seriam impactados com o PL 2630, razão pela qual as plataformas são contra a regulamentação proposta pelo referido projeto de lei.”
O Projeto da Censura deve ser votado hoje na Câmara dos Deputados.
STF e Projeto da Censura
A decisão do STF relaciona a conduta das big techs citadas com dois inquéritos movidos pela Corte: fake news e milícias digitais.
“Com absoluto respeito à liberdade de expressão, as condutas dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada e seus dirigentes precisa ser devidamente investigada, pois são remuneradas por impulsionamentos e monetização, bem como há o direcionamento dos assuntos pelos algoritmos, podendo configurar responsabilidade civil e administrativa das empresas e penal de seus representantes legais”, diz o texto.
Leia também: “Golpe em câmera lenta”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 162 da Revista Oeste
Olhem : O Molusco ficou totalmente em segundo Plano.
Quem apita aqui é o cabeça de gglande.
PERDERAM MANES
LULA E PRESIDENTE DO BRASIL
PODEM MENTIR A VONTADE
MAS A VERDADE E QUE VCS PERDERAM
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tempos tenebrosos. Brasil tempo das trevas”, da escuridão; poderemos estar sem informação, redes controladas. Tal qual na China!
Deveríamos divulgar uma lista, com a foto de cada um, dos pilantras que deveriam ser varridos do Brasil. Esse maldito careca seria, claro, o segundo da lista. O primeiro, vocês já sabem quem é né!?
TRAIDORES SENDO TRAIDOS
KKKKKKKKKKKKKIIIOI E MAIS KLLLPLLLLLPP
UFRJ e Folha de SP ……não precisa falar mãos nada.
Onde está o Adélio do Bem, pra dar um jeito nesse vagabundo?
Os servidores públicos destruindo o país sem nenhum controle.
Jogo perdido. Com o juiz Xandao em campo nao tem como ganhar. ate o Google e a meta vao perder…fizeram p L agora estao experimentsndo o proprio veneno
Achei que o projeto de censura ainda não tinha sido votada e muito menos sancionado… Pode-se censurar sem lei?
Pra que PL da censura se podem censurar e prender sem o PL?
Esse é o nosso Hitler, só que ao invés de ser nazista é Nosso ditador comunista. Atropela a constituição o tempo todo e todo santo dia. Como o Capacheco é comunista também, sem problemas. Ditadura comunista em curso no Brasil.
Isso já foi longe demais. Estamos à mercê desses aloprados.
Ditadura já implantada! Imaginem depois de aprovada a lei que dá carta branca ao judiciário?
É a ditadura da toga. O tiramo Moraes, como sempre intimidando e ameaçando.
Essa ABERRAÇÃO NÃO PODE SER APROVADA.
M O R D A ÇA DO GOVERNO E DO S T F..
V E R G O N H O S O.
Embora seja um absurdo, é tão bom ver as big techs que defenderam a “democracia” nas eleições estarem agora no mesmo barquinho que a Brasil Paralelo. Nós avisamos que a censura não pararia ali se o Mula fosse eleito. E de fato, não parou. Só está começando. Deus tenha misericórdia de nosso país.
Perfeito !! todos sabíamos aonde iria…e agora ainda temos que torcer por eles, e o imperador da toga intimidando….quero ver seu zuckerberg..é imperialista ou não é ? vai amarelar pro cabeça de ovo brasileiro ?
Eles só estão oficializando e aprimorando o que na prática já existe. A gente já não pode dizer o pensa livremente desde o início da era Lula, quando começaram com o “politicamente correto”. E agora José?
E agora, José? A festa acabou, a luz se apagou e a picanha não chegou….
o stf não tem poder para fazer issso…ISSO É COAÇÃO…AMEAÇAR..AMEDRONTAR..E ESTA FAZENDO TAMBÉM COM OS CONGRESSO… E NINGUÉM FAZ NADA.
Isso é função do MP.
Até quando vão permitir isso???
Até ter uma guerra civil??
VAMOS MONTAR GRUPOS PARAMILITARES GENTE… esse estado de coisas não pode mais continuar e temos de nos proteger…as
Forças Armadas estão coniventes com isso..são forças NarcoTraficantes.
a google fez isso com o BOZO durante 4 anos..o CHATGPT também faz… mas ai PODE né?!
Esse careca é abusado
A Stasi brasileira sem cabelos. E o que a Globo vem fazendo, defendendo o PL da Censura por motivos financeiros, não se constitui abuso de poder econômico?
Apoiaram o cara para presidente sonhando que seria diferente, agora vai apertar para estes progressistas isentôes. Acharam que iria ficar só nos conservadores. FAZUELI
Pessoas e empresas tem direito às suas opiniões e posicionamento.
Este protótipo de ministro, de há muito já ultrapassou o bom senso e o respeito com a nossa Constituição e o seu povo ….
impressionante, a reação imediata desse togado a favor desse governo lará pio sem rumo, ou melhor dizendo: desgoverno, porque não manda prender o tal de GDias que estava presente nos atos de 8/1 ,,,,, realmente estamos a caminho de uma ditadura,,,,,
Às 14hs de hoje, eu postei o seguinte comentário:
“Revista Oeste que não se cuide, não….Esse consórcio PT/MST/PCC vai caçar todo mundo que sequer ousar tecer algum comentário realista, que não agrade o déspota de plantão.
Vai rodar todo mundo: Brasil Paralelo, Gazeta do Povo, Fio Diário, 4×4 e vocês da Oeste. O Fiuza já está fora do ar…”
Esse aí é o preço da omissão! As Big Techs compraram a briga do ladrãozinho em 2022, se ferraram, Todas! Agora o sistema com todos os seus tentáculos enterrou de vez o que antes se conhecia como “Estado democrático de direito”.
Onde estão os políticos e as pessoas com capacidades de interromper esse avanço totalitário que o Brasil vem vivenciando. A cada dia está mais explícito. Alguém tem que parar. Inacreditável. Opinião diferente se tornou desinformação.
Agora paguem o preço.