O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) apresentou um projeto de lei (PL) que pode acabar com a profissão de frentista no Brasil. Trata-se de uma emenda à Medida Provisória 1.063, que permite a venda direta de etanol entre usinas e postos e da fidelidade à bandeira de postos de combustíveis.
Segundo o parlamentar, a ideia é baratear preços e modernizar as unidades, como ocorre nos Estados Unidos. Associações temem demissões em massa, caso o PL seja aprovado. Atualmente, o setor tem 500 mil trabalhadores. Datada de janeiro de 2000, uma lei obriga a existência de frentistas.
Conforme os mais recentes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país tem 14,4 milhões de desempregados. O PL de Kim deve ser votado em setembro.
Leia também: “Causas perdidas”, reportagem publicada na Edição 78 da Revista Oeste
uma ideia boa na hora errada… e por ter vindo dele, só piora!
não acredito que pensem que estamos em um país de primeiro mundo onde a tx de desemprego é muito menor que a nossa. EUA não tem frentista? vejam o desemprego deles, comparado com a nossa, pré pandemônio. será que na nossa situação esse fulano que não consegue juntar mais do que meu vizinho juntou hoje na casa dele, pensa corretamente?
e acerta quem disse que os postos vão manter os preços pois precisarão mudar todas as bombas e sistemas de pagto, onde os bancos e financeiras irão cobrar mais por conta desse serviço novo, fazendo com que o preço seja maior ainda.
ESTAMOS NO BRASIL, o problema maior são governadores aumentando ICMS, aumentando o valor base para cobrar o imposto, aumento de verbas publicitárias, aumentos de impostos em remédios e alimentos e por aí vai. a inflação vem disso, basta sair do ovo e ver que a inflação é MUNDIAL, pois deixaram para ver a economia depois. se acabar com empregos resolve cortem em 90% a quantidade de deputados e senadores, juízes, extingue TSE, acaba com vários cargos de func públicos e pronto.
vamos acabar também com caixas de supermercados, açougueiros pois a carne está cara e por aí vai. não falam em cortar em 90% o salário e verbas desses cargos que citei. então isso não é ser liberal é ser só um ser que conseguiu aparecer na mídia
Caraca !!! Se com frentista já teve casos de consumidores abastecerem e saíram vazado, imagina sem frentistas.
A maioria da população está satisfeita em ser atendida pelo frentista, por comodidade e segurança e pronto. Não interessa se lá fora é diferente. O cidadão comum já está cheio da interferência do Estado na sua vida.
Nem acho uma má idéia. Já houve uma tentativa há uns anos atrás, mas não vingou. Outra boa idéia é diminuir o número de parlamentares nas 3 esferas, bem como o número de assessores dos que sobrarem. E vereador não deve receber qualquer tipo de remuneração. Fará mais efeito do que eliminar a figura do frentista.
Antes de cortar emprego de frentistas, os governos estaduais poderiam cortar o ICMS dos combustíveis pela metade, cortar pela metade as câmaras municipais, estaduais e federais. Cortar pela metade um bando de funcionários de governo qyd não fazem absolutamente nada. Aí sim poderiam pensar em cortar 500 mil empregos nos postos.
Muito blá-blá-blá, nossa! A bomba que opera sem frentista é diferente da atual, e exige investimento para substituição. O sistema de pagamento também. Portanto nenhuma catástrofe social iria acontecer.
Quem manda eleger moleque para o legislativo. O preço da gasolina está elevado no posto, mas na refinaria e entregue a R$. 1,97, tem gente ganhando muito.
O brasileiro acha que imitar os Estados Unidos é sempre bom. Afinal, se lá está dando certo, por que não aqui também? Simples: porque aqui não há os valores e princípios que fizeram dos EUA um país de respeito. Aqui no Brasil, certamente, a ausência de frentista nos postos poderá causar uma redução no preço do combustível durante um certo período. Depois, tudo volta ao que era antes, com o consequente aumento do lucro dos empresários do setor. E aí, você ficou sem o conforto (e segurança) e continuará pagando a mesma coisa coisa de antes, feito um trouxa. A mesma coisa acontece nos condomínios habitacionais mal administrados. O síndico e a administradora forçam a barra para instalar portaria remota (ausência de funcionários no prédio), alegando a vantajosa redução da taxa de condomínio. Com o tempo, o valor do condomínio volta a ficar alto e você perdeu conforto, segurança e as boas condições de habitação de antes.
Meu caro, o maior arrecadador sobre o preço dos combustíveis é sempre o governo. Não importa se aqui ou nos EUA. Eles sempre aplicam um percentual. Quanto mais cara a gaolina mai eles recebem. Se custa, digamos, 4 dólares o galão (3,78 litros) os governos (federal e estadual) aplicam um % sobre isso. Então, quanto mais cara a gasolina, mais eles arrecadam.
ei , traidor do povo de SP na questão do voto impresso , esse mesmo povo vai extinguir sua existência na vida pública na próxima eleição
Existem muitos pais de família que são profissionais desse segmento, agora vem esse desenho vietnamita com umas propostas sem vergonha dessa.
Vai jogar videogame na casa da mamãe Kim.!
Déficit enorme de empregos e ele quer acabar com 500000 da noite para o dia…. Se ele direcionar esses trabalhadores, todos eles, para outros empregos eu concordo.
Liberal de araque! Ele deveria, como suposto liberal, deixar isso(ter ou não frentistas) a cargo dos donos de postos de combustíveis!
Você não corrige vícios do mercado provocados pelo estado com mais intervenção estatal!
Eu discordo. Os preços dos combustíveis para baixar não precisa aleijar uma categoria. O que precisa é os governantes serem menos gananciosos e baixar os impostos. E, a agência acompanhar e multar quem não baixar nos postos. Não adianta é fazer isso e, os postos não baixar por outros motivos!? Inclusive a corrupção de quem fiscaliza!?
Modo ironia “on”: Vai ser reeleito rapidinho.
Nós ainda não vivemos num país de 1° mundo, nesse momento acho desnecessário aplicar medidas que só trarão mais caos ao nosso país. Melhorem a educação que o resto vem.
Como melhorar a educação se na reportagem anterior fala do Stédile dando aula em uma universidade federal? Estamos é fudidos, a esquerda aparelhou todas as instituições sem exceção!
Despachante, entre outras pérolas, é outra jabuticaba nossa também!
Esse é o momento certo pra esse tipo de PL??? Ao meu ver, isso é tipo de coisa que dever feita de forma gradual e com economia estável. Esse cara consegue ser pior que os ladrões parasitas de esquerda que existem nesse país.
Frentista e empacotador é coisa de latino preguiçoso.
Esse bosta quer acabar com os poucos empregos existentes nos postos de gasolina. Ele deveria pressionar o calça arrochada, João Bosta Júnior a reduzir impostos sobre os combustíveis.
Os donos de postos de abastecimento agradecem. Os preços vão permanecer os mesmos e os lucros aumentarão, obviamente.
Velloso, fica claro que você não entende nada do assunto. A margem de lucro dos donos de postos é muito pequena. Quem mais lucra são os estados com o ICMS absurdamente alto. Vá se queixar com o Agripino e outros.
Entendo que antes de cortar empregos dos frentistas, pode se olhar: o aumento da concorrência, análise dos impostos incidentes nos combustíveis , centros logísticos de distribuição de combustíveis, etc..
Nisso concordo com esse imbecil, cuja ideia não é original; Guedes já defendia a mesma – o mundo inteiro abastece seus carros por conta própria; só aqui dependemos desses lobbies sindicalistas inúteis.