O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou, nesta sexta-feira, 5, a entrevista concedida pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ao jornal O Globo, sobre as manifestações do dia 8 de janeiro. Na entrevista, o ministro destacou que não havia um “líder” para orquestrar a tentativa de golpe.
Por meio de uma publicação no Twitter/X, o parlamentar petista questionou a fala de Múcio. Para o deputado, a declaração do ministro é “quase uma anistia prévia da cúpula golpista, de militares envolvidos na trama e do próprio Jair Bolsonaro”.
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Ao jornal O Globo, Múcio Monteiro falou sobre o fato de ser criticado justamente por integrantes do PT. Para o ministro, as críticas entre aliados fazem parte do jogo democrático.
“Tem muitos que criticam”, disse o titular da Defesa, pasta à qual as Forças Armadas estão subordinadas. “Outros elogiam.”
Tenho muito respeito pelo Ministro José Múcio, mas as declarações dele no jornal @OGloboPolitica de hoje são gravíssimas. “Não havia um líder com quem negociar. Eram senhoras, crianças, rapazes, moças… Como se fosse um grande piquenique, um arrastão em direção à Praça dos Três…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) January 5, 2024
Forças Armadas não buscavam um golpe
Na entrevista ao jornal, Múcio Monteiro disse que até poderia haver algumas pessoas “da instituição” que queriam, “mas as Forças Armadas não queriam um golpe”.
“Você pode dizer: ‘No governo anterior havia pessoas que desejavam o golpe’, mas não havia um líder que dissesse assim: ‘Nós queremos, eu sou o chefe, vamos’”, destacou o chefe da Defesa. “Não existe revolução sem um chefe.”
+ Ministro da Defesa diz que Venezuela não vai passar pelo Brasil para invadir Guiana
Tal afirmação, no entanto, também foi alvo de Lindhbergh. O deputado alegou que houve participação de “setores importantes das Forças Armadas no planejamento e na execução dessa tentativa de golpe”.
“Temos a oportunidade histórica de ver esses militares sendo julgado pelo Justiça, no caso o STF. No golpe militar de 64 não houve isso”, escreveu o petista. “Nem os que participaram daquele episódio de atentado a bomba no Riocentro foram presos. Falo isso não por vingança, mas por ter certeza de que se não houver punição, eles voltarão a atentar contra a democracia em breve.”
Leia também: “8 de janeiro: Múcio joga tese de golpe por água abaixo”
Bom! “Não por vingança”???? Ah, vá! Jura?? O namoradinho da queridinha?? Faz de conta que acredito! Não percebeu que naquela época o STF tinha ministros probos e que não se metiam em política EXATAMENTE para julgar segundo as leis vigentes, mesmo que elas fossem ruins? Não percebeu que nenhum ministro tinha veleidades de poder absoluto sem contestações? Nem que eram mais preparadas e dignos?? Tá esquecendo fácil, heim velhinho!!!
Amigos, José Múcio é sustentado no Ministério da Defesa pelos militares, sua presença é imposta ao PT. Daí sua “estranha posição” não institucional no trágico e muito suspeito episódio do 08.1.23. Até quando ele irá durar? Infelizmente, os militares do “alto comando” só querem alguém que proteja seus privilégios, hoje sendo reduzidos paulatinamente. É a estória de “cozinhar o sapo lentamente”. O PT irá demolir definitivamente as forças armadas. É Winston Churchill na veia: “Entre a guerra e a desonra escolheram a desonra, agora terão a guerra”.
Lindbergh Farinha corruPTo cara de pau ! Você e a Crazy se merecem…
O Múcio está completamente certo .
Tentativa de golpe? que golpe?
Golpe de vovós velhinhas com biblias nas mãos , vendedores de algodão doce , crianças , cachorros , pessoas com autismo etc , sem nenhum tipo de liderança como ele mesmo diz?
O pior para o consórcio lua/stf é que essa narrativa não colou ,e eles não tem nenhuma outra para apresentar a não ser um roteiro de ficção de Hollywood .
O pior de tudo é que a narrativa do golpe foi desmontada de dentro do próprio governo então não dá para dizer que é intriga da oposição , não é?
2 observações
1 Precisou alguém da esquerda falar o óbvio que a direita burra nao percebeu …valeu por todo discurso alterado do Nicolas ferreira
2. Se o PT hão gostou então eu adorei
Tudo que vai de encontro aos corruptos, aos beneficiados ,aos políticos incorretos , são taxados de GOLPE, mesmo partindo do desejo de mudança da população.
Sujeito completamente insano. Quem dorme com o que ele dorme nao pode bater bem da cabeça e ja da sinais de desespero porque esta politicamente morto.
Vai ser demitido.
O grande problema é o povo brasileiro que costumeiramente vota em péssimos candidatos, alguns até eu nem imaginaria serem eleitos….é o que acontece, pois suportados pelo voto conforme define nossa CF que deveria ser extinta e se fazer uma atual, mais séria, esses candidatos se acham no direito de falar asneiras o tempo todo e nada fazem de útil, aliás são inúteis mesmo, mas com um peso relevante nos encargos do erário público.
O Ministro José Múcio de parecer-me a única pessoa lúcida no governo presidido por um criminoso conforme sua condenação recentemente anulada por uma questão de CEP.
O único mérito desse cara é comer alguém em segunda ou terceira mão, ou, talvez mais. Não vale nada.
Como pode um comunista, condenado a perda de direitos políticos, mentiroso costumas como todo esquerdista, falar de boca cheia de democracia, regime que desconhece, só eleitor idiota para votar em um traste desses.