publicidade
Política

‘Que o melhor vença a eleição’, diz Lula depois de Biden desistir da disputa

Presidente dos EUA anunciou sua saída da disputa e apoio para a vice, Kamala Harris, no último domingo, 21

Lula Biden eleições Estados Unidos
Lula disse que só Biden poderia decidir se continuaria na corrida eleitoral dos EUA | Foto: | Foto: Reprodução/Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou, nesta segunda-feira, 22, sobre a desistência de Joe Biden de concorrer à reeleição da Presidência dos Estados Unidos. A decisão do democrata foi anunciada no domingo 21. 

Lula disse que espera manter a parceria estratégica do Brasil com os Estados Unidos, independente de quem for eleito. O Partido Democrata terá de decidir, agora, o novo nome para substituir Biden na disputa contra Donald Trump. O presidente norte-americano declarou apoio à sua vice, Kamala Harris

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Eu fiquei muito feliz quando o presidente Biden foi eleito e mais ainda pelos posicionamentos dele em defesa dos trabalhadores”, declarou Lula. “Estabelecemos juntos uma parceria estratégica em defesa do trabalho decente no mundo.”

Lula ainda disse “gostar e respeitar muito” Biden, e que só o presidente dos EUA “poderia decidir se iria ou não ser candidato.”

“Agora, eles vão escolher uma candidata ou um candidato e que o melhor vença a eleição”, afirmou. “A relação do Brasil será com quem for eleito. Temos uma parceria estratégica com os Estados Unidos e queremos mantê-la.”

Ministros se manifestaram antes de Lula

Até o início da noite de domingo 21, ao menos sete ministros de Estados já tinham se manifestado sobre a saída de Joe Biden da corrida presidencial dos EUA. O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, ainda não se pronunciou. 

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, foi a primeira a comentar a desistência de Biden. “Política não é personalismo, mas, sim, serviço a favor das ideias e valores”, escreveu no Twitter/X.

“Biden dá uma demonstração enorme de grandeza política ao compreender que os democratas precisam de um fato novo para enfrentar o conservadorismo extremista que ameaça o mundo”, disse. “Que os democratas tenham o mesmo altruísmo e sabedoria na escolha para confrontar o extremismo.”

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que “o presidente Joe Biden deu uma demonstração de grandeza política ao abrir mão de disputar a reeleição.”

“Vai entrar para a história como um político honrado, que colocou os interesses do país acima dos seus próprios”, disse. “A defesa da democracia e das instituições fará parte do seu legado à frente da Presidência.”

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou a saída do democrata da disputa eleitoral como um “marco significativo na política americana, especialmente neste momento histórico de confrontar o extremismo”.

Anielle também disse que a mudança “têm um impacto global, refletindo diretamente no Brasil e em outros países”, e que a indicação de Kamala Harris por Biden poderia “inspirar e impulsionar” nosso país “a seguir um caminho semelhante”.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.