O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, que viralizou na internet por se casar com uma adolescente de 16 anos e depois nomear a sogra para cargo público, já foi preso duas vezes — em 2000 e 2007. Ele tem 65 anos de idade.
Antes de se tornar prefeito, Dehaini atuava como empresário. Ele foi investigado nos anos 2000 por associação para o tráfico de drogas, segundo reportagem publicada nesta terça-feira, 25, pelo portal UOL. O político teve o nome ligado ao tráfico de drogas no Sul, razão por que compareceu a uma CPI Nacional do Narcotráfico.
Prefeito de Araucária foi preso em 2000, mas inocentado em 2010
Em março de 2000, Dehaini saiu preso do depoimento da CPI e ficou detido 104 dias na Prisão Provisória do Ahú, em Curitiba. Ele foi inocentado em 2010. O juiz do caso disse que era “impossível atribuir ao empresário a prática de crime de associação”. O magistrado também declarou que o Ministério Público não havia encontrado evidências suficientes contra Dehaini.
Em 2007, nova prisão
Em 2007, Dehaini foi preso pela Operação Metástase, da Polícia Federal. Na época, a corporação investigava um esquema de fraudes em licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele teve a prisão temporária — por cinco dias — decretada a partir da investigação sobre a morte do major Pedro Plocharski, assassinado por ordem do crime organizado há cerca de dois anos, em Curitiba.
No entanto, a polícia não encontrou provas contra o atual prefeito de Araucária na morte do major. Ao mesmo tempo, descobriu um esquema montado para fraudar licitações na Funasa em Roraima.
Outras 34 pessoas envolvidas no esquema foram presas pela PF, nos Estados de Roraima, Amazonas e Paraná. Segundo a PF, Dehaini venceu licitações por meio de fraudes em Roraima. Além disso, teria orientado seus pilotos a fraudarem a contabilidade de horas e a diminuírem a velocidade de deslocamento, com o objetivo de aumentar o número de horas. O suposto golpe teria causado um prejuízo de cerca de R$ 34 milhões aos cofres públicos.
Em 2015, um juiz de Roraima aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Dehaini, que se tornou réu.
Histórico de nepotismo
Em seu primeiro mandato, em 2017, o prefeito de Araucária empregou sua então mulher, Cristina, e as filhas Ryam e Yasmim. Também deu emprego ao cunhado José Roberto e ao genro Eduardo em cargos na prefeitura. A família foi denunciada por nepotismo em 2019, mas o Supremo Tribunal Federal decidiu não seguir adiante com o caso.
No começo do segundo mandato, Dehaini estava com outra mulher, Aline. Assim, duas semanas depois do início do segundo mandato, o prefeito exonerou a agora ex-mulher, Cristina, que era secretária de Assistência Social. O irmão dela, José Roberto, permaneceu no cargo de secretário do Trabalho até 2019. A filha Yasmin foi exonerada em janeiro de 2021. Já Ryam, que era secretária municipal de Gestão de Pessoas, ficou até janeiro de 2023.
A atual sogra, Marilene Rode, mãe de sua mulher adolescente, Kauane, foi nomeada como secretária municipal de Cultura e Turismo de Araucária. A nomeação se deu no dia 13 de abril de 2023, dia seguinte ao casamento do prefeito Dehaini com a adolescente Kauane.
Já está provado. Brasileiro gosta muito de político desonesto. Quanto mais desonesto, mais votos recebe. Eu sei porque, mas não vou escrever aqui.
Vc já parou para analisar por que quando alguém acha um objeto qualquer de muito valor ou um pacote de dinheiro e devolve ao proprietário virá herói para a imprensa? Pois bem é para pensar vá cama.
QUAL O PARTIDO DELE??
Me parece que são pessoas de origem libanesa ou síria onde é comum esse tipo de casamento normalmente arranjado.
E o Caetano?
Parece que estou sendo censurado pela revista Oeste. Recebo mensagens que já postei comentários que não foram postados.
Braziu, o paraíso da imunidade. Nem pobre fica preso no país. Somente aqueles que expressam seu direito de, “liberdade de opinião”.
Afinal oque interessa é o que ele está fazendo pela cidade, vida pessoal é problema dele
O ser humano fede mesmo antes de morrer 🙄 tô fora…
acho que vou para um presidio ai viro ate presidente porque numca vi povo pra gostar de bandido
Tá tudo certo, tudo dentro da lei, a jovem mulher caso com autorização dos Pais .Quem não quer uma vida Boa dessa, dinheiro, novinha autorizada, o resto é dor de cotovelo.
Como diz um velho ditado , pra cavalo velho capim novo.
Queria eu ser vizinho dessa jovem senhora logo, logo vai precisar de um marido de aluguel, esse coroa não vai dar no coro.
O que tem de similaridade entre esse prefeito de Araucaria nome Hissan Hussein e o Luladrão Presidento do Brasil?
Ambos vivem de esquemas e golpes, ambos vivem as custas dos cidadãos, ambos são políticos corruptos , ambos se casaram com “Honey Pots” , e ambos são “Sugar Daddy”
A ironia da vida desses charlatões é se apresentarem como petulantes e quando falam usam o bravado de um durão, sempre com uma pose de luta prontos pra briga, com seus punhos fechados e prontos pra trocação, fazendo uso do medo e animosidade para intimidar outros.
Bom, uma coisa sempre leva a outra. Alguém, algum dia, em algum lugar, vai querer testar a impetuosidade dos charlatões.
No caso do Luladrão é a Janja, no caso do prefeito de Araucária é essa jovem de 16 anos e sua mãe.
Aqui vai uma dica para as duas.
Quando quiserem se livrar de seus “Sugar Daddy”, basta dobrar a dose da viagra e um AVC fatal vem rapidinho. E voces ficarão livres para gastar as fortunas que herdarão dos trapaceiros espertalhões.
O mais importante da noticia é que o bombom é uma princesa. Os outros detalhes nao interessa. KKKKKKKKKKK
É a falência da família. Não existe mais diálogo . Como dizia um tio. Um filho se educa 20 anos antes de ele nascer… Ou seja educando os pais dele… ST
Caráter? O que é Caráter ?
Duas vezes preso, casado com uma menor e dando emprego para sogra no dia seguinte?
Caráter? Where is Wally
Quanto ao caráter, parece não haver diferença entre o prefeito, a esposa e a sogra.