Revista Time exalta Lula como estadista e ignora discurso extremado

Reportagem de capa faz retrato romântico de 'presidente mais popular do Brasil' e publica duras críticas a Bolsonaro
-Publicidade-
Lula analisou a guerra na Ucrânia e criticou Biden durante a entrevista
Lula analisou a guerra na Ucrânia e criticou Biden durante a entrevista | Foto: Time/Reprodução

Em reportagem publicada nesta quarta-feira, 4, a revista norte-americana Time faz um retrato romântico da nova chance de Luiz Inácio Lula da Silva, depois do que chama de ‘exílio político’ do líder de esquerda. A publicação traz o petista em sua capa e descreve o veterano como ‘presidente mais popular do Brasil’.

Em entrevista realizada no final de março, na sede do PT em São Paulo, a Time ignora tópicos mais recentes do discurso do pré-candidato Lula. O texto, assinado pela jornalista Ciara Nugent, não cita o tom de enfrentamento em pautas sobre cancelamento da reforma trabalhista, a benevolência ao aborto, críticas a policiais e a ideia de uma moeda única latino-americana. Igualmente, evita menções a atrasos em comícios, em razão da falta de público. Em contrapartida, destaca em suas páginas um líder empático.

A publicação norte-americana descreve a figura de Lula como um ‘avô jovial’ e se encanta pela oratória do ex-presidente brasileiro. A revista valoriza declarações do petista na batalha contra o discurso de ódio, por exemplo. “Se eu puder, na campanha, falarei apenas de amor”, diz Lula à Time.

-Publicidade-

A reportagem conta a história brasileira das últimas duas décadas de forma simplificada, resumindo o papel de Lula no ‘petrolão’ ao recebimento do tríplex na praia como propina.

Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. No entanto, o petista não foi absolvido pela Justiça brasileira. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.

“Uma criança nascida na pobreza se muda para a cidade grande, sobe para liderar um sindicato e se torna o presidente mais popular da história do Brasil moderno. Em seguida, a tragédia: um estadista célebre é apontado em um esquema de corrupção impressionante, enviado para a prisão e forçado a assistir do lado de fora enquanto os rivais desmantelam seu legado”, descreve a reportagem na introdução.

Na leitura do artigo, fica a sensação de uma história em que a esquerda foi tirada do xadrez político à força. Ajudam a reforçar essa visão declarações de personagens conhecidos do espectro progressista, como Guilherme Boulous, pré-candidato a deputado federal pelo Psol, o youtuber Felipe Neto e a documentarista Petra Costa, indicada ao Oscar por um filme sobre o golpe de Dilma Rousseff.

A extrema direita contra o cavaleiro branco

A reportagem da Time faz uma descrição quase sombria sobre o Brasil atual. A revista se refere ao presidente Jair Bolsonaro como um líder de ‘extrema direita’ que debochou do coronavírus. Por outro lado, capricha em clichês a respeito de Lula.

“Saindo do exílio político como um cavaleiro branco, Lula afirma que pode salvar o Brasil desse pesadelo”, escreve a revista norte-americana, em menção a Bolsonaro.

Para a publicação, o petista é, acima do personagem envolvido em casos de corrupção, o líder que “tirou milhões da pobreza e transformou a vida da maioria negra e da minoria indígena do país”. Já Bolsonaro é retratado como o sucessor que “deu um golpe em tudo isso, descartando políticas que ampliavam o acesso de pessoas pobres à educação” e que “limitou a proteção à Floresta Amazônica”.

Neste trecho, a reportagem ainda destaca a boa vantagem de Lula sobre Bolsonaro e os demais nas pesquisas sobre as eleições de outubro.

Um estadista que critica a guerra e Biden

No trecho final da reportagem, a Time abre espaço para Lula analisar o atual cenário geopolítico. O ex-presidente brasileiro então tece comentários sobre a guerra na Ucrânia e a crise do petróleo enfrentada pela Europa. Tudo isso, com direito a uma crítica à condução da política externa dos Estados Unidos, sob Joe Biden.

“Biden poderia ter evitado a guerra, e não incitado ela (sic)“, comentou. “Ele poderia ter participado mais. Biden poderia ter tomado um avião para Moscou para conversar com o (Vladimir) Putin. Esse é o tipo de atitude que você espera de um líder.”

No pacote de comentários, Lula criticou os aplausos exagerados dos países ocidentais ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse que a ex-chanceler alemã Angela Merkel errou estrategicamente ao fechar usinas nucleares e afirmou que as Nações Unidas “não representam mais nada”.

“O Brasil voltará a ser protagonista no cenário internacional e vamos provar que é possível ter um mundo melhor”, diz o pré-candidato, no discurso reproduzido pela repórter da Time, que nas redes sociais disse que o brasileiro foi “muito charmoso”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

56 comentários Ver comentários

  1. Parece que esta não será a capa da Revista Time da semana de 22 a 30 de maio de 2022. Parece que se trata apenas de uma montagem falsa, ou seja, uma fake news produzida pelos apoiadores do ex presidiário.

  2. Ainda antes do que Bolsonaro fez no Brasil, Trump arrancou a máscara dessa imprensa militante, mentirosa, hipócrita e arrogante lá nos EUA. Essa reportagem só confirma que a desmoralização do jornalismo é mundial.

  3. Ainda vou mandar pra vocês da Oeste as fotos que mostram o logo da Time Magazine em rolos de papel higiênico. É uma BOSTA de revista, comandada por uma corja de socialistas nojentos.

  4. Q decadencia da Times. Depois dessa reportagem, mostrou claramente q está a serviço da corja q desejava manter o Brasil a seu bel prazer. Mas esqueçam pao e circo nunca mais. E q venham mais escolas militares. Civismo e disciplina.

  5. Daniela Mercury cobrou 100 mil pra participar do showmício de primeiro de maio.Dinheiro público, segundo notícia que está circulando por aí.Resta saber quanto foi pago à revista Time para estampar em sua capa a cara do maior ladrão da história da humanidade.

    1. Não adianta a imprensa americana querer este Lula ladrão no poder, para que ele acabe com o agronegócio do Brasil, para beneficiar os americanos. O Brasil será a maior potência do mundo em produções de alimentos.

  6. Mr. Editor: Lula is not the Brazilian most popular leader. He is the best known gang leader who robbed 1,5 Billion of our currency equivalent to almost US$ 900 million (medium currency value of the period). And if the election puts him back to presidential chair, you including, will be responsible for the biggest country disaster created by a communist leader. Maduro is a school pupil if compared to what Lula intend to do. Your front page is an offense to normal Brazilians that worked hard to develop this country despite 24 years of FHC and PT governments. Please take your aggressive, pushy, belligerent assertive and offensive front page back and apologize for having entered the Brazilian presidential campaign supporting an undesired figure. I am opened to supply the latest speeches or the resume of it at any time. We did not interfere in your elections so do not interfere in ours. Sincerely: ANTONIO CARLOS NOBILING SCHNITZLEIN – CEL: +55 11 9 9114 7357

  7. A outrora renomada Time há muito perdeu toda a credibilidade que tinha. Virou uma Veja, uma Isto É americana sustentada por grupos globalistas, sem leitores e sem prestígio.

  8. Sendo matéria paga, é claro que passou pano para os roubos no BB, Caixa, BNDES, Correios, Petrobras, Fundos de Pensão de Estatais, todos petistas graúdos presos por corrupção, inclusive o Lula, que está nas ruas porque detém segredos cabeludos de Ministros da Casa do Espanto, que atende pelo vulgo de $TF. Só que como é matéria paga com dinheiro de origem muito duvidosa, tiranos e genocidas de vários matizes também foram capa do Folhetim.

  9. A grande ironia se permitem lembrar, é que a mesma “revista” fez uma enquete on line há algum tempo em que Bolsonaro foi o mais votado como líder influente, quase isolado, no entanto, a “jornamilita” procura forçar a barra com uma narrativa totalmente mentirosa e contrária a um número que eles mesmos atestaram. Qual a credibilidade de algo tão esquizofrênico???? 😂😂😂

  10. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 depois não sabem porque a mídia anda tão desmoralizada! Enquanto o Bolsonaro leva milhões de votos como o homem do ano, o lularápio ladrão precisa das mentiras e narrativas da mídia internacional para tentar lavar a sujeira que ele é, vem fazer o mesmo aqui, no Brasil, seu verme molusco corrupto, se tiver condições 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  11. Isso só prova que a Time não passa de mais lixo disseminador de fakenews, mentindo globalmente em vez de informar fatos verdadeiros. Está, na verdade, se prestando como mais um folhetim a serviço do sistema sórdido que ameaça tomar o poder em todas as nações. Aqui não, Time, aqui temos um presidente de verdade, que tem a maior popularidade da história, do país, e até acho que no mundo, ninguém e tão seguido como ele, bem diferente do homenageado e entrevistado, que nem pode sair nas ruas. Quem acha que a time tem algum valor, e porque gosta de mentiras e de se iludir. Um lixo.

  12. Alguém ainda lê esse tipo de revista? Revista Veja ainda existe? Istoé já fechou? Meu Deus, esse tipo de mídia está totalmente fora da realidade.

  13. Essas revistas, jornais, TVs… dominadas por comunistas, nunca irão admitir que esse asno é um LADRÃO!!! E, se alguém ficar bravinho, que DANE-SE!!

  14. Antes do advento da internet, a TIME, era considerada uma revista séria de prestígio. Hoje vemos que não passam de um bando de picaretas, fingindo que são importantes, mas não passam de abestalhados esquerdistas fazendo proselitismo político da pior espécie.

  15. Ninguém segura o ex-presidiário. Nem que alguém do Judiciário tente revogar a Lei da Gravidade. É incrível a quantidade de brasileiros que buscam apoio no exterior, quando não encontram apoio expressivo na própria pátria. Isso tem um nome feio. Essa ‘reportagem’ veio providencialmente para desviar a atenção do fracasso retumbante que foi o ‘apoio popular’ ao condenado!

  16. Um tremendo bandido na condição de líder político, pior, alçado candidato a Presidente de um país. Ora, fácil constatar que: Quem vota ou apoia bandido, bandido é! Ou alguém aqui acredita que Geraldo Alckmin é limpinho? Rodoanel e Merenda escolar, são apenas duas CPIs que foram barradas, não foram autorizadas na ALESP, durante seus mandatos a frente do governo no estado de SP. Incrível que ainda tenhamos jornalistas da própria JP achando essa junção disforme, como sendo algo sobrenatural. Mas, é como frisei: Bandido se apoia em outro Bandido. Vide Congresso e STF!!!!

  17. Aqueles que possuem redes sociais,principalmente o Twitter, devem, educadamente esclarecer aos leitores da revista, quem é o ex-presidiário… Assim como, respondem, às vezes, alguns artistas, façam o mesmo com a revista… Tem mais visibilidade. Se souberem o quanto ele e a quadrilha roubaram, quero ver fazerem outra matéria com o larápio. Se bem que,pagando bem….

    1. Não se dê a este trabalho, é secar gelo. Há no mundo a união, essa comunhão dessa esquerda maltrapilha e criminosa. E isto envolve parte da imprensa (TVs, Revistas, Jornais, Rádios, etc). Basta acessar The New York Times, The Washington Post, USA Today, Le monde, El Pais, e verificar o que andam noticiando diariamente sobre o Brasil.

  18. O meu pai assinou a TiME para mim como um presente há alguns anos… ficava muito impressionado como nunca havia uma reportagem que falasse nada da América Latina, muito menos do Brasil. Pelo jeito eles ficaram piores… quando falam do Brasil, erram no enredo e ainda cultuam um criminoso desengaiolado pelos amiguinhos togados… ainda bem que quase ninguém lê esta porcaria… ela vai morrer assim como a VEJA e a IstoÉ, entre outras tantas que não se alinham com o pensamento do brasileiro médio que é extremamente conservador, liberal e religioso.

  19. Não sou assinante da Time, e se vocês não divulgassem isso daí em outras palavras “compartilhar” esses assuntos dessa mídia socialista, eu jamais saberia desse assunto. Infelizmente, graças a vocês, estão disseminando essas merdas. “Parabéns”, revista oeste, daqui a pouco está virando uma Veja. Aliás, a maior parte de seus colaboradores são originários daquela revista, não é?

  20. PRELIMINARMENTE, CABE PERGUNTAR QUANTO CUSTOU TAL REPORTAGEM E A
    FOTO DA CAPA, OU ALGUÉM TEM A INGENUIDADE DE ACHAR QUE FOI TUDO GRÁTIS? DESDE QUE SE PAGUE, QUALQUER INÚTIL PODE APARECER EM CAPA DE REVISTA E DAR ENTREVISTA! JÁ SE DISSE, COM PROPRIEDADE, QUE NÃO EXISTE ALMOÇO
    GRÁTIS! A QUEM LULA E SEUS ADORADORES ACHAM QUE CONSEGUEM ENGANAR?

  21. Tanta palhaçada parece escrita pela Carta Capital. Nós sabemos que ele é o líder da ORCRIM do mensalão e do petrolão, o criminoso que institucionalizou a corrupção.

  22. A Revista time disse que Luladrão é o presidente mais popular do Brasil, é a mesma revista Time que publicou que Bolsonaro é a personalidade do ano pela eleição feita? Quanta descredibilidade.

  23. A única utilidade que vejo nessa matéria na Time, é a certeza que essa revista não serve nem pra limpar a bunda, tem a credibilidade de uma ameba rastejante…

    1. Faço minhas as palavras de França, acrescentando que, a Time não disse que foi no governo do Luladrão que houve o maior roubo aos cofres públicos desde 1500.

  24. É impressionante como tem gente na mídia/imprensa que gosta de bandido ou das facilidades, em especial a financeira, fornecidas por político criminoso.

  25. PERDER TEMPO EM LER ESSA REVISTA TIME OU PUBLICAR MATÉRIA TIRADA DELA É DESPREZAR O ASSINANTE. QUANDO VOCÊS NÃO TEM ASSUNTO PESQUISEM E PUBLIQUEM AS MATÉRIAS DO PASQUIM, SÃO MAIS INTERESSANTES.

  26. Salvo as boas exceções, o único requisito para se fazer jornalismo hoje em dia é ser papagaio de pirata (e o pirata, no caso, é o progressismo.)

  27. No Brazil o Lixo Times ñ apita Nada…. Quem decide colocar na Cadeira Presidencial somo nós, o povo, capixi? Sendo assim, 90% dos Eleitores querem o capitão Bolso pra continuar consertando o brazil que a esquerda destruiu ao Longo de décadas

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.