A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber suspendeu nesta segunda-feira, 21, a convocação de governadores para depor na CPI da Covid e, “ante a excepcional urgência e relevância”, solicitou que o tema seja incluído na pauta do plenário virtual da Corte.
Na decisão, Weber afirmou que a comissão pode apenas convidar os governadores a comparecer “voluntariamente”. A ministra é a relatora de uma ação apresentada pelos mandatários estaduais para não irem à comissão. No mês passado, nove foram convocados.
Leia mais: “Câmara aprova MP que abre caminho para privatização da Eletrobras”
A ministra entendeu que, não havendo norma constitucional que autorize a convocação dos chefes de governos locais, o Congresso não pode impor a eles o dever de prestar esclarecimentos por convocação compulsória. O primeiro a depor seria Helder Barbalho (Pará), em 29 de junho.
No pedido, os governadores classificam a possibilidade de convocação como “ato abusivo ilegal” que viola os “preceitos fundamentais do pacto federativo e do princípio da separação dos poderes”. “Estar-se-ia autorizando uma nova hipótese de intervenção federal no âmbito das gestões administrativas estaduais”, afirma o texto.
os bandidos se protegem!
Se foi o próprio STF que deixou o governo federal restrito a liberar recursos, descentralizando as “ações emergenciais” para os governos estaduais, não será agora o STF que irá admitir que cometeu um erro que custou dezenas ou milhares de vidas. Duvido que algum governardor venha a ser punido por ter feito mal uso do recurso que recebeu para enfrentar a pandemia. Estão de mãos dadas com a última instância do Judiciário.
Está declarado, sem disfarces e sem meios termos, o conluio dos poderes para derrubar o presidente. Quando o STF decide que os corruptos que roubaram da saúde em plena pandemia não devem ser convocados pela CPI do Renan, nada mais precisa ser explicado. Cabe à nós, o povo, resolver essa parada. Caso contrário, seremos vencidos pelos canalhas e o comunismo “ganha” a eleição em 2022.
Esse é, e será, infelizmente, um fardo que os brasileiros terão q conviver por mais vários anos. Essa gente foi depositada na alta corte deste país por governos fracassados do passado q subverteram toda a ordem jurídica, midiática, congressista, estudantil, mental, entre outros, deste país. Espero q as pessoas se esclareçam e lembrem disto nas eleições do ano q ñ em, pois esta é a a única forma, de maneira pacífica, de sair deste problema deixado por governos fracassados (pt, psdb e pmbd) do passado.
Fecha logo esse stf de bosta! Não tem outra qualificação para esses bandidos de toga.
O que esperar de quem é mãe de uma ativista filiada ao PSOL. Proteção a bandidos.
Crônica de uma morte anunciada. Alguém tinha dúvidas?
Se tem corrupto o STF protege.
Já era esperado, o relator já sabia que seu filho seria livrado. Devem estar pulando de alegria a essa hora. A esquerda não ganhou no voto, mas continua governando pelas mãos do ESSITÊEFIII
Brasil. O paraíso dos corruptos.
Que vergonha suspenda então esta palhaçada toda já que foram voces mesmos que deram o poder a estes governadores, ficamos assistindo aqueles bandidos com um monte de processo parados no STF alias né Rosinha… julgando gente de bem , uns caras despreparados, sinto vergonha de ter Senadores daquele gabarito nos representando, este País virou uma esculhambação.