O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira, 12, contrato para a compra de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. Os imunizantes virão da Rússia e serão importados pelo laboratório brasileiro União Química.
O cronograma incialmente previsto de entregas indica a possibilidade de chegada ao Brasil de 400 mil doses até o final de abril, 2 milhões no fim de maio e 7,6 milhões em junho. A vacina ainda precisa ser avaliada pela Anvisa.
Leia mais: “Anvisa aprova primeiro medicamento contra a covid-19”
Pelas redes sociais, o ministério disse que a União Química pretende fabricar vacinas em plantas que possui em São Paulo e no Distrito Federal, para atender à demanda nacional. “A possibilidade será avaliada pela Saúde nas próximas semanas e poderá levar à concretização de outro acordo comercial”, destaca a pasta.
Consórcio Nordeste
O consórcio formado por Estados da Região Nordeste informou que vai formalizar a compra de outros 39 milhões de doses da vacina Sputnik V, nesta sexta-feira, 12. A assinatura do contrato com o Fundo Soberano Russo acontecerá em parceria com o Ministério da Saúde.
Segundo o governo do Piauí, serão entregues 10 milhões de doses de forma emergencial.
O @minsaude assinou hoje (12) contrato para receber 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, que serão importadas da Rússia pelo laboratório brasileiro União Química.#BrasilImunizado #VacinaBrasil
— Ministério da Saúde 🩵 (@minsaude) March 12, 2021
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) do MARANHÃO foi denunciado pelo prefeito Lahesio Bonfim (PSL) de RETER VACINAS CONTRA A COVID.
https://folhadomaranhao.com/2021/03/12/presidente-do-conass-carlos-lula-e-acusado-de-reter-vacinas-contra-o-covid-19-no-maranhao-veja-o-video/
O Ministério da Saúde enviou mais 46 mil doses da ASTRAZENECA para o Maranhão, mas não chegam no interior do estado. Somente a CORONAVAC é aplicada.
A população acha que o governo federal não está enviando as doses.