publicidade
Política

Segundo turno da PEC da Gastança deve ocorrer hoje

Governo Lula quer R$ 200 bilhões para cumprir promessas

pec da gastança
A mudança abre espaço para cargos que oferecem altos salários ficarem à disposição de 587 políticos.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Depois da aprovação, por 331 votos a favor e 168 contra em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Gastança, a Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira, 21, o segundo turno. O texto será apreciado após os destaques apresentados pelos parlamentares.

A PEC da Gastança expande o teto de gastos em R$ 145 bilhões, para que o novo governo pague o Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família, no valor de R$ 600, e um acréscimo de R$ 150 por criança de até 6 anos das famílias beneficiárias. O governo eleito deve destinar R$ 75 bilhões para o programa. A PEC também libera da regra fiscal R$ 23 bilhões para investimentos, já a partir deste ano.

Receba nossas atualizações

O Tesouro Nacional informou que o impacto total da proposta será de cerca de R$ 200 bilhões.

O texto chegou à Câmara na semana passada, mas a votação foi adiada, por falta de consenso entre os parlamentares. A proposta passou por modificações na Casa.

Foram alterados trechos a respeito da vigência da regra extraordinária, que mudou de dois anos para um ano. Também houve mudanças no uso de recursos parados do PIS/Pasep e o que permitia as despesas fora do teto de gastos com o financiamento de organismos internacionais.

Por conta das mudanças feitas no texto, a PEC voltará ao Senado, para nova apreciação.

Leia também: “Um conjunto de barbaridades econômicas”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 142 da Revista Oeste

15 comentários
  1. Daniel - Ribeirão Preto
    Daniel - Ribeirão Preto

    Tenho discussões frequentes com os petistas que trabalham comigo, eles ainda não perceberam os reflexos nefastos da PEC da gastança, na nossa economia, coisa que o mercado percebeu e precificou a muito tempo. Sem falar das indicações bizonhas para os ministérios, são os amigos do Rei sem conhecimento técnico.
    Mas com o aumento da inflamação e redução do poder de compra, aí a galera do L vai entender. Não vai ter picanha não e olha lá se vai ter cerveja.
    Boa sorte aí para todos os colegas conservadores.
    Fiquem com Deus.

  2. Osmar Vinicius Padula Junior
    Osmar Vinicius Padula Junior

    Judiciario e Executivo, reis e doutores em corrupção, Legislatrivo se curvando a corte também de olho em maiores lucros e vantagens, quem se lasca é o povo, e daí? É só o povo…. Se é que ainda existe e tem força e competência, SOS Forças Armadas!!

  3. Glauco
    Glauco

    Nós, pagadores de impostos, que vamos ter que arcar com estes 200 Bi a mais. Pobres mais pobres com o aumento da inflação. Fazueli.

  4. dirk h. roosen runge
    dirk h. roosen runge

    OS 200 BILHÕES SÃO PARA CUMPRIR PROMESSAS DE CAMPANHA.
    A PERGUNTA É PARA QUEM FORAM FEITAS AS PROMESSAS.
    PARA O CONTRIBUINTE QUE VAI BANCAR ESSA FARRA COM CERTEZA
    NÃO É. AH, É PARA OS CUMPANHEIROS, ENTENDI.

  5. Laercio Turco
    Laercio Turco

    Moer tudo…
    Depois esse malaco sai e deixa um ratro de pobreza e miséria..!
    É só isso q sabem faxer..
    Deixar os pobres miseraveis..
    E esses ” cegos enganados não veem isso”… coitados..!
    Mais miséria a frete.. !

  6. Elizabeth R.Rio
    Elizabeth R.Rio

    Essa manobra do PT de pedir dinheiro para cumprir promessas de campanha é uma jogada de gênio. Se o PT não conseguir o dinheiro, vai jogar a culpa no Congresso por não cumprir as promessas. Se conseguir, não cumpre as promessas e fica com a grana

  7. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    A Câmara Federal como não pode negociar com o ladrão e quadrilha assegura a sua parte do espólio do país lascado e quem quiser que se lasque prá pagar a conta … canalhas .. criminosos .. bandidos.

  8. Marcos Degas
    Marcos Degas

    Não é um partido ou o STF que é ruim não… São os nossos nobres do legislativo que são baratos. E se vendem e traem o país e seu povo.

  9. Luís Fernando
    Luís Fernando

    PEC da gastança!!! Acho impressionante a ênfase que se dá à contenção dos gastos públicos. Mas ninguém abre a boca pra falar da sonegação fiscal. Será que os quase 50 milhões de apoiadores do Bolsonaro são todos pagantes exemplares de impostos? Sonegação fiscal no Brasil chega a quase R$ 1 trilhão, segundo informa o site camara.leg.br.

    1. Amaury G Feitosa
      Amaury G Feitosa

      * Luiz … rabo de otário vai Fazer Éli kkkkkkkk.

    2. Walter Cesar Gomes
      Walter Cesar Gomes

      Empreenda. Tenha sangue nos olhos para enfrentar a concorrência. Mais ainda para pagar impostos. Mais ainda para ter empregados e pagar os encargos sociais. Viva no gigantesco emaranhado de leis para administrar uma empresa . E quando tiver que enfrentar reclamações trabalhistas venha com mais propriedade discutir temas como o que você coloca .

  10. José felismino da Conceição Santos
    José felismino da Conceição Santos

    como sempre o PT com seu projeto de poder para conseguir o que os outros países conseguiram com o comunismo e o socialismo

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade