publicidade
Política

Senador Alessandro Vieira relata intimidação de ministro do STF

Relator da CPI do Crime Organizado detalha bastidores e critica impunidade de autoridades

Alessandro Vieira
O senador Alessandro Vieira no Flow Podcast | Foto: Reprodução/ YouTube

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou, nesta quarta-feira, 22, que recebeu uma mensagem de tom intimidador vinda de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao Flow Podcast, o parlamentar declarou que o recado foi entregue por outro senador. Segundo Vieira, o ministro teria dito que o parlamentar deveria “acertar o seu tiro”, caso contrário, o magistrado acertaria o dele.

O relato ocorre depois do encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, na qual Vieira atuou como relator. No parecer final, o senador pediu o indiciamento dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A comissão rejeitou o documento por 6 votos a 4.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Vieira afirmou que a reação dos magistrados demonstra o impacto da investigação. Para o parlamentar, os ministros “sentiram o golpe” diante da possibilidade de responsabilização. Ele criticou a estrutura de poder em Brasília e afirmou que a lógica da intimidação é permanente na capital federal.

Alessandro Vieira critica combate ao crime organizado

O senador também rebateu declarações do decano do STF, Gilmar Mendes, que o acusou de omitir “colegas milicianos” no relatório. Vieira negou a acusação e afirmou que o ministro comete crime ao vinculá-lo a grupos criminosos. Em resposta às ações do relator, Gilmar Mendes acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador por suposto abuso de autoridade.

Durante a entrevista, o parlamentar acusou Moraes de blindar colegas de Corte. Vieira citou como exemplo a decisão do magistrado que limitou o compartilhamento de dados do Coaf. Segundo o senador, a medida visou a proteger o próprio ministro e o magistrado Dias Toffoli.

Leia também: “Vieira reage a acusação de Gilmar Mendes: ‘Desequilíbrio vaidoso e agressivo'”

Por fim, Vieira apontou falhas estruturais no combate ao crime organizado no Brasil. Ele mencionou o déficit de pessoal na Receita Federal, no Coaf e na Abin. O senador defendeu mudanças na Constituição, como a alteração da idade mínima e do tempo de mandato para ministros do Supremo, para reduzir a cultura de impunidade.

3 comentários
  1. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    O entrevistador é superficial e tenta ter intimidade com o entrevistado. O da direita,se leu o relatório, não se aprofundou.

  2. Murilo Menon
    Murilo Menon

    A ameaça ao Senador Alessandro mostra o nível bandidagem do supremo tribunal da farsa É inadmissível que isso ocorra sem uma resposta concreta do Senado

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.