STF aprova lista tríplice para ministro substituto do TSE

Palavra final será do presidente Jair Bolsonaro
-Publicidade-
Sessão plenária do Supremo Tribunal Federal | Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Sessão plenária do Supremo Tribunal Federal | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 4, a lista tríplice para ocupar a vaga de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinada à advocacia. A lista será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem cabe escolher o nome para o cargo.

Foram indicados André Ramos Tavares, que obteve nove votos, Fabrício Juliano, com oito votos, e Vera Lúcia Santana, com sete votos. A vaga é decorrente da renúncia do ministro Carlos Mário da Silva Velloso, que, ao deixar o tribunal, alegou problemas de saúde.

-Publicidade-

Segundo a Constituição, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas de ministros do Supremo, duas do Superior Tribunal de Justiça e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo entre os integrantes da lista tríplice elaborada pelo Supremo.

Ao todo, a Corte eleitoral é formada por sete ministros titulares e outros sete substitutos. Representando o STF como titulares estão: Luiz Edson Fachin, presidente; Alexandre de Moraes, vice-presidente; e Ricardo Lewandowski. Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e André Mendonça são suplentes.

Em tese, o ministro indicado deve cuidar das ações que tratam da propaganda eleitoral na disputa presidencial de 2022. Com a saída de Velloso, a função está sendo ocupada por Cármen Lúcia. Na Corte, não se descarta que ela continue na função, mesmo após a posse do novo ministro substituto.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Nem deveria existir. É mais um órgão obsoleto, que engole rios de dinheiro do pagador de impostos. E sem contar que é aparelhado com o comunismo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.