Ministros julgaram ações do Partido Socialista Brasileiro, que interpela a atuação de agentes nas comunidades do Rio
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, segunda-feira 17, restringir ainda mais a atuação da polícia nas favelas do Rio de Janeiro. Segundo entendimento da Corte, a partir de agora as forças de segurança só podem usar helicópteros em casos excepcionais. Em junho, o ministro Edson Fachin já havia limitado as atividades dos agentes nas comunidades, mas apenas durante a pandemia de coronavírus. Contudo, no novo julgamento, as determinações valem para o cenário pós-covid-19. Além disso, terão de ser evitadas operações em locais próximos a escolas, hospitais e postos de saúde.
Leia também: Depois de Fachin enfraquecer a polícia, traficantes invadem favelas e criam “Complexo de Israel”
Os ministros do STF também concordaram que fica sob responsabilidade do Ministério Público Federal investigar suspeitas de envolvimento de policiais em crimes. Fica proibido às polícias civil e militar o uso de escolas ou unidades de saúde como base de operações. E, ainda, está estabelecido que os agentes e profissionais de saúde preservem todos os vestígios de “crimes cometidos em operações”. O julgamento, que enfraquece a polícia brasileira, foi realizado a partir de ações apresentadas pelo Partido Socialista Brasileiro, o PSB. A legenda argumenta que é contra a violência promovida por policiais.
Não sei mais o que dizer do STF!
É algo surreal o que está acontecendo.
Como esses senhores e senhoras conseguem encarar seus familiares.
A situação é patética, o cúmulo da desonestidade!
Só resta a PM carioca obedecer e quem sabe ficar aquartelada por uns 6 meses. Deixe o STF definir o que fazer e como. Pelo jeito eles são experts em segurança publica.
STF é o Estado brasileiro, e assim será até que ministros que para serem nomeados comprometeram-se, sim, com o PT e PSDB, sejam expulsos de lá, na forma da lei, inclusive, se necessário, na forma do art. 142, da CF. Até porque, o Senado, é apaniguado e não age, como a cidadania espera que faça. Mas não fará.
O estado de direito pressupõe que os poderes exerçam suas atribuições estritamente dentro das leis vigentes. Aos poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário só é permitido fazer o que a lei permite. O STF extrapola, vergonhosamente, os limites da lei, ao atuar fora da Constituição. Até quando? Quem vai parar essa máquina de violações à lei e à Constituição?
Onde está a vergonha na cara dos 11 juízes que deveriam zelar pela lei maior?
O povo Carioca vai aceitar isso? Vão deixar o crime organizado mandar no RJ?
Estão se adaptando com a ditadura do STF?
Acho que deveriam começar uma Campanha, Cabral Livre, para voltar o glamour da corrupção, e transformar o Rio de Janeiro no maior Estado Criminoso do Brasil, a cidade Maravilhosa para receber bandidos internacionalmente famosos.
Será verdade que a corte de justiça, cuja missão é dirimir dúvidas sobre a interpretação da CONSTITUIÇÃO, tem também a incumbência de ditar a POLÍTICA DE SEGURANÇA DO PAÍS??? Em que eleições nossa sociedade lhe outorgou esse direito???
“terão de ser evitadas operações em locais próximos a escolas, creches, hospitais e postos de saúde”
Pronto, prato cheio… é pra onde os bandidos irão!!!
Concordo . Entretanto, é necessário refletir sobre a ausência de serviços públicos nas favelas: médicos, Escolas, Creches(Dilma prometeu construir seis mil e não fez nem seiscentas,lembram?), Correios, Postos de Venda de Gás e água, internet,água tratada,praças de esportes , etc. Apenas e somente a Polícia realmente não resolve.Os milicianos e os traficantes ocuparam esse espaço deixado em branco pelos governos(todos eles e em todas as esferas).A esquerda considerou que apenas as “Bolsas” esmolas resolveriam os problemas.Não é assim. O projeto Minha Casa Minha Vida que poderia diminuir o adensamento populacional nas favelas, acabou dominado pelos milicianos e construindo casas “dos três porquinhos” que se desmanchavam à qualquer sopro.Além disso essas casas foram construídas sem estudo de viabilidade técnica e social, ou seja: colocava-se milhares de pessoas em localidades desprovidas do aumento de vagas nas Escolas , Postos de Saúde, etc. Um verdadeiro “pombal” humano , bem ao estilo da esquerda.Dessa forma a atuação da Polícia fica sempre questionada , pois precisa intervir em áreas dominadas onde os meliantes usam (como os terroristas) as crianças como escudo favorecendo as “balas perdidas” que nunca são as suas. O STF trabalha na consequência e não nas causas. Poderia , por exemplo, aumentar as penas para traficantes e milicianos,acabar com as saidinhas e progressões de penas para estes delitos e permitir que bandidos armados de fuzis sejam atingidos por atiradores tipo sniper , pois quem porta um fuzil automático é um potencial matador que vai atirar e matar o policial quando ele entrar na favela. Creditar à Polícia os resultados de políticas sociais fracassadas da esquerda é escolher um bode expiatório para se livrar da própria culpa.
Esses partidecos de esquerda que mal recebem votos nas urnas, conseguem impor suas agendas através do STF, com essas praticas acabam governando como se vitoriosos fossem nas urnas !
Supremo Tribunal das Facções. Este é o Brasil do Lula!
Tá começando a faltar dinheiro no bolso de alguém. Dinheiro do tráfico?
Meus Deus aonde vamos parar desse jeito.
Brizolismo
É mais um absurdo,.patrocinado por ministros, que deveriam atuar em favor da sociedade e não contra.
A atual composição do STF é de gângsters progressistas.
Como todo bom gângster, é contra o Estado e a favor, do crime.
Como todo bom progressista, é contra a família e a favor do caos.
Perfeito, amigo! Faço minhas estas suas palavras! Melhor síntese, impossível! Parabéns!