Revista Oeste - Eleições 2022

STJ determina que TCU retome investigação contra Dallagnol por diárias e passagens

Apuração estava suspensa por decisões da Justiça Federal do Paraná e do TRF da 4ª região
-Publicidade-
Ex-procurador da Lava Jato foi condenado pelo STJ | Foto: Reprodução/Agência Brasil
Ex-procurador da Lava Jato foi condenado pelo STJ | Foto: Reprodução/Agência Brasil | Dallagnol Lula

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, determinou neste sábado, 25, a retomada de uma investigação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. A apuração é sobre suposto recebimento indevido de diárias e passagens pelo ex-integrante do Ministério Público Federal durante a mais famosa operação contra combate à corrupção já realizada no Brasil.

Até então, a investigação estava suspensa por decisão da Justiça Federal do Paraná. “Os princípios da eficiência, da moralidade e da economicidade administrativa impõem a liberdade de atuação fiscalizatória do tribunal de contas, cuja atividade institucional, ao final, interessa e beneficia toda a sociedade, que clama por uma proba aplicação dos recursos públicos”, afirmou Martins em sua decisão.

O TCU começou a investigar o caso depois de representações de parlamentares e do Ministério Público. Em agosto do ano passado, o ministro do TCU Bruno Dantas afirmou que ao menos R$ 2,8 milhões em diárias e passagens deveriam ser devolvidos pelos integrantes da Lava Jato.

-Publicidade-
Sem concordar com a apuração do TCU, Dallagnol entrou na Justiça para suspender a investigação. Um dos fatos utilizado pelo ex-procurador foi a cobrança total ser cobrada dele e não de todos os membros da operação. Ele afirmou que nunca foi responsável por definir as despesas e nem decidido sobre a estrutura da Lava Jato.

​​​​​​​Aª 6 Vara Federal no Paraná concedeu a liminar suspendendo o processo. Decisão que foi mantida pela presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Bom, primeiramente é bom fazer parte através da assinatura da revista. Precisamos ficar atentos somente com a verdade, papéis fundamentais para uma imprensa justa e parcial. Com relação a este caso, venho uma inversão de valores, Dallagnol pode contar com o povo Brasileiro, pois acredito que há Juízes em Berlim.

  2. 1. Bruno dantas do TCU está pagando o Lula pela colocação de ministro do tribunal ?
    Indicado pela turma do MDB, quando renan calheiros era presidente.
    2. O Antagonista diz em matéria sobre o Ministro Humberto Martins
    Humberto Martins cita a Bíblia em homenagem a Toffoli
    9 de set. de 2020 — E citou Provérbios: “Em todo o tempo, ama o amigo. E, na angústia, se faz o irmão.” Martins afirmou que Toffoli “é um exemplo a ser seguido.

  3. E as passagens que a turma do stf gastava com falsas palestras no exterior e no Brasil?
    Era milhões da Hidrelétrica de Itaipu que irrigava os cofres do instituto da família do Gilmar Mendes.
    Gilmar Mendes conseguiu colocar sua ex na itaipu. Será que foi por isso que não cassou o Temer?
    Foi devido a demissão da ex do gilmar mendes de Itaipu que membros do stf passaram a perseguir o Presidente? Assim que Bolsonaro entrou já colocou a ex do Mendes fora de Itaipu…

  4. O interessante é que não permitiram a investigação sobre a grana de 100 mil reais que Toffoli recebia de mesada mensalmente, constatada pelo COAF. E os patrocínios ao instituto de Gilmar Mendes? E as delações referente ao Dias Toffoli? E as investigações referente as delações que envolvem o próprio filho desse ministro Humberto Martins? Infelizmente nesses tribunais superiores o processo é julgado pela capa do processo e não do conteúdo!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.