Temer: ‘Presidencialismo está esfarrapado’

Ex-presidente defendeu mudança de sistema de governo
-Publicidade-
O semipresidencialismo está em discussão na Câmara dos Deputados
O semipresidencialismo está em discussão na Câmara dos Deputados | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou neste sábado, 9, que o presidencialismo está esfarrapado. Segundo o emedebista, o Brasil tem de adotar o semipresidencialismo, atualmente em discussão no Congresso.

“São mais de 30 anos de Constituição e dois impedimentos”, observou Temer, durante o evento Brazil Conference, realizado em Boston. “Cada um deles gera traumas institucionais. O parlamentar não tem responsabilidade executiva. Se ele for o executor, uma parcela é administrada pelos parlamentares.”

Temer acrescentou que o semipresidencialismo propõe “reduzir traumas” quando um governo perde apoio no Congresso. “Só haverá governo quando houver maioria parlamentar”, disse. “Se perder, cai. E com naturalidade se instala outro governo.”

-Publicidade-

“Na nossa cultura, apreciamos muito a figura do presidente”, disse. “Temos que ter a figura do presidente com poder. Tem que ter veto dos projetos de lei”, defendeu, sem mencionar como seria a figura do presidente nesse sistema.

O semipresidencialismo está em discussão na Câmara dos Deputados, capitaneado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PL-AL). Foi formada uma comissão especial para debater o tema, sem data para ter alguma votação.

O sistema é defendido por várias autoridades, entre elas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em novembro do ano passado, o ministro Dias Toffoli disse que o Brasil já vivia sob esse modelo, mas sob o controle do “poder moderador do STF”. Em eventos no exterior, o ministro Gilmar Mendes também defendeu a necessidade de se instalar o semipresidencialismo no país.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

30 comentários Ver comentários

  1. O vampiro poderia ter sido honesto e dito que tem boa parte da culpa dessa bagunça política atual, já que escolheu o Kojak do PCC paro o $TF.

  2. O que o bando está fazendo em Boston? ….falando mal e contra o Brasil pois, este assunto interessa a nós Basileiros que vivemos no Brasil.
    Idéias de quem ajudou a eleger Dilma? O que Dilma fez para “encantar” o Temer?
    Idéias saindo de advogados indicados, não por mérito, para se tornarem juízes?

  3. Esfarrapado está o senhor Michel temer, que há tantos anos mamando na política, nunca fez nada de bom pelo país, tendo encerrado a sua carreira naquela reunião “apaziguadora” com pezão de tornozeleira, humorista esquerdista, donos de mídias lacradoras, jornalistas de esquerda, na qual resumiu bem como atua na política. Raposa que nunca foi útil e que deveria ficar calado porque não agrega nada.

  4. Agora fica mais claro de quem vem a ordem para o ministro que atrapalha o presidencialismo e persegue o presidente, tai o golpe já dito com todas as letras pelo Fux naquele congresso

  5. O QUE ESSE SENHOR TINHA NA CABEÇA QUANDO INDICOU ALEXANDRE DE MORAES PARA O STF ???? E O QUE TEM, ATUALMENTE, NA CABEÇA AO SILENCIAR SOBRE A
    ATUAÇÃO DAQUELA CRIATURA COMO MINISTRO???? E AINDA TEM A CARA DE PAU
    DE DIZER QUE O PRESIDENCIALISMO ESTÁ ESFARRAPADO???? ENTENDO QUE ESFARRAPADO DEVE ESTAR O SEU CÉREBRO!!!

  6. Temer um dos subescritores desta ridícula CF de 1988 que só empoderou criminosos contra o estado e a Nação tem razão .. com este aborto o país será sempre o lixo para deleite da pior politicalha de nossa estória e nela o sr. Temer incluso.

  7. Concordo plenamente que o presidencialismo está esfarrapado, mas pense bem, se fosse um sistema de parlamentarismo que já foi rejeitado pelo povo, nós teríamos como primeiro ministro trastes como Nhonho, Alcolumbre, Renan Canalheiros, Omar Aziz, Pacheco etc.

  8. Já imaginou entregar o Brasil para Temer e assemelhados? 2 impedimentos? Ora, o recente foi urdido por ele como vice, traindo descaradamente. Se a Dilma era manca, ele não deveria ter concordado em ser vice. Um traíra.

  9. Depois do pseudo intelectual da esquerda, do réu condenado em 4 instâncias que foi solto pelo STF, da presidanta que estocava vento na cabeça e do vampiro aproveitador, é óbvio que o presidencialismo está esfarrapadas ado. Culpa única de quem ocupou a cadeira até então.
    Tivesse sido honesto na execução, como o capitão, o presidencialismo estaria tinindo.

  10. Em que planeta vive esse vice do governo mais corrupto é desastroso da história. O parlamentarismo já foi recusado 2 vezes pelo povo. Pior é ter que depositar ainda mais confiança em um parlamento podre. Triste ainda, é ver essa figura.

  11. Putz! Todos os citados na reportagem constituem um bando de vagabundos que não tem o que fazer e contribuir para o pais, calados ou se recolhessem às suas insignificâncias fariam melhor para o pais e o povo!!!

  12. É muito simples, que façam uma consulta popular de forma honesta que, se aprovada, que entrem com o projeto no congresso para votação e demais alterações conforme o caso, mas antes tem que passar pela aprovação popular. Agora, se isso passar, podem aguardar que Mensalão, Petrolão, Covidão, etc… será brincadeira de criança pois a chave do cofre será administrada pelo congresso na pessoa do “premier”. A roubalgheira será monumental, basta ver que os maiores defensores são esse vagabundo aí, o Rodrigo Maia e outros tipos dessa mesma categoria.

  13. Vejo a reforma política como a mais importante no momento, caciques partidários com muito poder é outra aberração. Esse sistema de que você vota em um e carrega vários para o parlamento não funciona. Tem que corrigir estes absurdos, depois avançar. Como diz este Senhor do pitaco infeliz em questão, por que “tem que manter isso daí “?

  14. Antes precisamos moralizar o congresso, com uma REFORMA POLÍTICA, com voto distrital, candidaturas livres, fim da proporcionalidade das vagas, número de Senadores e Deputados, conforme a distribuição da população. Não pode SP ter o mesmo número de Senadores que o Sergipe…

  15. Se o atual presidente fosse da patota , ninguém estaria falando em semipresidencialismo. Assim , isto para mim está soando como golpe.

    1. Só se morrerem e só. O que é ruim volta sempre mas desaparecendo de vez não e portanto só morrendo mesmo então que morram para deixar nosso povo e nosso país em paz.

  16. São os bandidos querendo mais poder… Esse Temer é um safado, foi vice da dilmanta e sabe que mais dia menos dia, terá que responder a justiça por seus atos… Esse papo de presidencialismo é medo da cambada de políticos criminosos… Dá-lhe #Bolsonaro… Vamos trocar a maioria desses políticos pilantras nas próximas eleições e o stf, não perde por esperar…

  17. Conversa de quem nunca teve cacife pra chegar à presidência pelo voto direto.Dar mais poder ao parlamento do que ele já tem é entregar as chaves do cofre às velhas raposas do sistema.Esse cidadão está propondo um golpe.O Brasil precisa sim é de uma nova constituição que retire poderes do congresso e,principalmente,do STF.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.