publicidade
Política

Tribunal cassa decisão que mandava Eduardo Cunha devolver carros de luxo

Para desembargador, competência é da Justiça Eleitoral

Eduardo Cunha
Ex-deputado Eduardo Cunha em 2015 | Foto: Wikimedia Commons/PMDB Nacional

O desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no Rio Grande do Sul, suspendeu a decisão que mandou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, entregar seis carros de luxo bloqueados na Operação Lava Jato. A liminar atende a um pedido da defesa do ex-deputado e vale até a análise do caso pela 8ª Turma.

A ordem para Cunha entregar os carros foi dada na semana passada pelo juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba. Ele assumiu a vaga ocupada pelo hoje senador Sérgio Moro (União-PR) e herdou os processos remanescentes da operação.

Receba nossas atualizações

Os advogados de Cunha afirmam que Appio não tem competência para despachar no processo, remetido para a Justiça Eleitoral. O relator do caso, desembargador Malucelli, reconheceu que a Justiça Eleitoral é a competente para decidir sobre a situação dos veículos.

“Parece claro que ao juízo eleitoral compete decidir sobre a destinação dos bens em questão em relação à ação penal, não havendo qualquer sentido prático, neste momento, em se retirar do juízo competente a definição sobre a permanência do bloqueio decretado ou eventual depósito dos bens em questão”, escreveu o desembargador federal.

Pela decisão do juiz de Curitiba, Cunha estava obrigado a devolver dois Porsche Cayenne, um Ford Fusion, um Ford Edge, um Hyundai Tucson e um Passat Variant Turbo. Os veículos foram registrados em nome da empresa ‘Jesus.com’. Os carros estavam bloqueados desde outubro de 2016, por ordem de Moro. Eles não podiam ser vendidos ou transferidos, mas permaneceram com a família do ex-deputado, que ficou com a posse dos veículos.

Eduardo Cunha foi cassado há quase sete anos, em setembro de 2016, em razão de declarações falsas a respeito de contas no exterior. Um mês depois, em outubro, ele foi preso por supostas propinas na compra de navios-sonda pela Petrobras, investigadas pela Lava Jato.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. Paulo
    Paulo

    O juiz é lulista e petista de carteirinha e quer se vingar do Cunha pelo impeachment da Dilma!

  2. Uncle Sam
    Uncle Sam

    Nesse caso, eu concordo com a decisão. O caso ainda não foi julgado, então os veículos não podem ser leiloados. Se tirar da guarda do Cunha, vão deixar esses carros enferrujando em algum depósito.
    Os veículos estão bloqueados (não podem ser comercializados), mas estão sob tutela de um particular.

  3. Otário Subjugado
    Otário Subjugado

    Novidade. Até que demorou muito. Há sempre um desembargador ‘amigo’ no fim do túnel.

  4. Luiz Gaspar
    Luiz Gaspar

    Ninguém se entende nesse judiciário?
    Um puxa o tapete do outro e a justiça não é feita.
    O Brasil não é um país sério.
    (Frase dita pelo diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho).

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade