publicidade
Política

Universidade de Guarulhos cria cota para transexuais e travestis

Medida vai passar a valer a partir dos vestibulares de 2025

Unifesp
A Unifesp se tornou a 10ª universidade federal a implementar cotas para a população trans | Foto: Reprodução/Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aprovou, na última quarta-feira, 11, cotas para pessoas transexuais e travestis nos cursos de graduação e pós-graduação. A medida vai passar a valer para vestibulares a partir de 2025.

De acordo com a resolução, 2% das vagas oferecidas no processo seletivo são voltadas para transexuais e travestis, para cada curso e turno da graduação. Já na pós-graduação, o porcentual aumenta para 30% das vagas.

Receba nossas atualizações

Estas últimas são fracionadas em 50% da vagas para pessoas negras e quilombolas, e os outros 50% para pessoas indígenas, pessoas com deficiência e pessoas transexuais.

Para entrar no processo de cotas, o candidato para as vagas de pessoas trans deverão passar por procedimento de validação de sua autodeclaração por meio da análise de bancas de “heteroidentificação”.

A Unifesp se tornou a décima universidade federal a implementar cotas para a população trans. Em 2018, a Universidade Federal do Sul da Bahia foi a primeira no país a reservar vagas a pessoas trans, segundo a Agência Brasil.

No ano seguinte, em 2019, a Universidade Federal do ABC foi a primeira universidade pública do Estado de São Paulo a aderir às cotas para pessoas trans por meio do Sistema de Seleção Unificada. No mesmo ano, a Universidade Federal da Bahia também adotou cotas para pessoas trans.

+ Leia mais notícias da Política em Oeste

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Toda cota é discriminação, quando o critério deve ser proficiência.

  2. Silas
    Silas

    Todos os problemas do ensino/educação agora estão resolvidos :/

  3. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Do modo como vão as coisas, logo vai ser mais fácil restringir o acesso de pessoas hetero e brancas. Por exemplo, poderia ser permitido a essas pessoas concorrerem a 20% das vagas. Que tal? O Brasil se tornaria o primeiro país do mundo a ter uma maioria esmagadora de “minorias” que a esquerda tanto ama, privilegia e protege

  4. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    quem define o que é uma pessoa trans? quem define o negro, quilombolas ou índios. quem já foi para o norte dopais identifica facilmente que grande parte da população é descendência indígena. vai ter vagas para todos?

  5. JR
    JR

    Qual seria o argumento dessas Universidades que sustentaria este tipo de cota?

    1. Maurilio
      Maurilio

      O século XXI ficará na história como o século dos imbecis.

      1. Silas
        Silas

        Exatamente! Esmos na era onde temos acesso mais fácil e rápido ao conhecimento, contudo, é a época da idiotização das massas. Que tempos os nossos! E que costumes!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.