O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) apresentou cinco projetos de lei em prol do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 6.
Desde o início das fortes chuvas na semana passada, 85 pessoas morreram. Conforme o governo estadual, há 134 desaparecidos e 339 feridos, além de mais de 200 mil pessoas fora de casa.
Van Hattem propôs a suspensão dos impostos PIS/Pasep, Cofins e IPI, durante dois anos, crédito extraordinário via medida provisória, recursos para os setores de eventos e turismo, dedução do Imposto de Renda e dispensa de habilitação para a navegação em áreas inundadas — este último PL com coautoria do deputado Gilson Marques (Novo-SC).
Calamidade no Rio Grande do Sul
De acordo com o governo estadual, que decretou calamidade pública, o Estado tem 385 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,178 milhão de pessoas afetadas.
A previsão de chuva para a metade da semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta.
Leia também: “O baile da Nova República”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 215 da Revista Oeste
Bacana Deputado, isso é algo emergencial, tem que pensar também pro futuro. Qual obrigatoriedade que os Estados tem em investir em Defesa Civil? Não é possível obrigar os Estados a limitar gastos com propaganda e manter uma Defesa Civil sempre preparada? E aquele Fundo Eleitoral gordo que já deve estar disponível para as eleições desse ano, não é possível destinar a essa calamidade para infraestrutura do RS ? Mexer nesse dinheirinho não pode né??!!
Van Hatten é o cara! 👏
Eu sinto votar aqui em Brasília e não poder eleger o grande Dep. Marcel van Hattem senador pelo RGS ! Ainda espero elegê-lo Presidente da República !