publicidade
Política

Vorcaro viajou para a Venezuela antes de reunião no Planalto

A viagem ocorreu para avaliar oportunidades de negócios no setor petrolífero venezuelano

daniel vorcaro - dono do banco master - palestra
Fontes ouvidas afirmam que Vorcaro avaliava a possibilidade de investir em campos de petróleo na Venezuela | Foto: Reprodução/YouTube/@JornaldaRecord

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro, viajou à Venezuela no fim de 2023 para em busca de oportunidades de negócios no setor de petróleo. A viagem ocorreu ao lado do empresário mineiro Lucas Kallas e veio à tona a partir de mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular do ex-dono do Banco Master, segundo revelou o portal UOL.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

E-mails identificados no aparelho mostram que Vorcaro pagou cerca de US$ 23 mil por duas suítes em um hotel de Caracas. A hospedagem foi de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023. Em outubro daquele ano, o governo dos Estados Unidos suspendeu parte das sanções econômicas contra o país, o que estimulou negociações no setor petrolífero.

Fontes ouvidas afirmam que Vorcaro avaliava a possibilidade de investir em campos de petróleo na Venezuela. O plano teria sido abandonado meses depois, quando Washington voltou a impor restrições ao regime de Nicolás Maduro, em abril de 2024.

Segundo as mesmas fontes, o banqueiro decidiu não associar seu nome a projetos no país para evitar possíveis impactos sobre os negócios do Banco Master nos EUA.

Leia mais: “Motta acelera debate sobre regulamentação de aplicativos e prevê votação até abril

Kallas, que participou da viagem, teria mantido conversas com empresários venezuelanos e investidores interessados em projetos ligados à exploração de petróleo. Procurado, ele negou ter realizado aportes financeiros no país.

Viagem de Vorcaro à Venezuela antecedeu agenda no Planalto

Dias depois do retorno da viagem, Vorcaro e Kallas registraram entrada no Palácio do Planalto, em Brasília, segundo registros do Gabinete de Segurança Institucional obtidos via Lei de Acesso à Informação. Os dois tiveram acesso registrado no mesmo minuto.

O governo federal afirmou que Kallas teve um compromisso institucional no prédio da Presidência, mas declarou que Vorcaro não participou da reunião.

Leia mais: “Vereadora petista instala placas irregulares em ruas e vira alvo de processo por propaganda antecipada

E mais: “A devassa da máfia”, capa da Edição 312 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.