O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), não precisará depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. É o que decidiu a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, na noite da quarta-feira 9. Lima era esperado na manhã de hoje pelos congressistas do colegiado. O chefe do Executivo estadual acionou a Corte de modo a não comparecer à CPI, tão logo fora convocado pelos senadores.
Ao dar sinal verde à defesa de Lima, a juíza do STF sustentou que o governador pode decidir, por livre e espontânea vontade, se quer participar da oitiva, haja vista que é investigado e não precisa produzir provas contra si. Caso decida ir, terá o direito de ficar calado; na hipótese de falar, não precisará dizer a verdade. A magistrada argumentou, ainda, que Lima “não pode sofrer constrangimentos físicos ou morais” na CPI.
Embora não tenha tomado nenhuma decisão no processo que tramita no Supremo apresentado por 19 governadores, que pedem para o STF proibir a CPI de convocá-los a depor, o entendimento usado no caso de Lima deve servir de precedente para os outros gestores estaduais. Uma ala dos senadores defende a inclusão de prefeitos e governadores no escopo de investigação da comissão, que focaliza apenas no governo federal.
Prontuário de Lima
Governistas da CPI tinham a intenção de fazer perguntas sobre desvios de recursos públicos. Lima supostamente embolsou o dinheiro dos pagadores de impostos destinado ao enfrentamento da epidemia de coronavírus — na semana passada, o governador se tornou alvo da Polícia Federal, que cumpriu mandado judicial contra ele.
Reportagem publicada na Edição 7 da Revista Oeste mostrou que, em abril de 2020, Lima pagou R$ 3 milhões a uma loja de vinhos por 28 respiradores (R$ 107 mil a unidade) considerados “inadequados” pelo Conselho Nacional de Medicina. O caso é mais um episódio do chamado Covidão.
O Jeep, o Cabo e o Soldado onde andam? Será que o Jeep quebrou?
O sinédrio hoje é o câncer do Brasil, os caras são militantes mesmo na cara dura nem disfarçam mais, nojento isto, quer dizer que os depoentes do governo podem ir lá e serem constrangidos,atacados, humilhados e terem seus sigilos fiscais abertos a pedido de ladrões como veem sendo e os verdadeiros corruptos e genocidas desta pandemia os prefeitecos e governadores serão protegidos , para com este circo ai já.
Até quando ? Está insuportável ver tantos desmandos, bandidos e malfeitores se dando bem. Presidente 🍌, fui dia 1 de maio para AUTORIZAR, e aí seu 🍌 ?
Fabyo “Autorizar” o que? Ruptura constitucional? Esquece, não viaja, as instituições da República são fortes e não irão esmorecer aos anseios do lunático do presidente.
O que a CPI do Tiro no Pé deseja apurar, ESPECIFICAMENTE, é se houve desvios de VERBAS FEDERAIS, e isso justifica a sim a convocação seja dos governadores, seja dos prefeitos e seja dos ordenadores de despesas. O TIRO NO PÉ já foi dado, não adianta o STF se intrometer onde não deve, uma vez que já está amplamente demonstrado que a FINALIDADE desse circo é incriminar o senhor Presidente da República, legitimamente eleito e constantemente referendado pela maioria do povo!
Temo que muito em breve estaremos entrando em um estado de desobediencia civil dado os desmandos desse corte. Isso será péssimo para o Brasil.
Nenhuma novidade. De há muito sei que essa corte (que de suprema nada tem) só protege bandidos. E dessa senhora, de nenhum saber jurídico, outra decisão não se podia esperar. A Constituição, para esses néscios, nada representa.
Quem deve, teme.
Verdade, que o digam o General Pazzuello e à secretaria do Ministro da Saúde que foram ao STF e conseguiram habeas corpus, não é mesmo?!
Ricardo, os fatos estão descritos no Acórdão da decisão da Ministra, basta apenas ler, nada mais do que isso.
O stf para variar defendendo a bandidagem, dessa vez um ladrão com a garagem lotada de carros importados comprados com $ federal que deveria ser usado para combater a pandemia. Esse tribunal deveria mudar de nome. Supremo Tribunal da Vergonha / Tribunal do Crime
Se assim o é, a ministra é quem deveria dar explicações na CPI.
A matéria está incompleta e induz o leitor a erro, pois a decisão da Ministra não se baseou apenas no fato do governador estar sendo investigado e acusado de corrupção, mas pelo fundamento de que a convocação de governadores é inconstitucional, além de proibido pelo regimento interno do Senado Federal. Há inclusive, precedentes de jurisprudência do STF nesse sentido, vetando convocações de governadores em CPIs, como ocorreu com o governador Marconi Perillo na CPI do Cachoeira. É importante frisar que somente as Assembleias legislativas tem essa prerrogativa legal de investigar e fiscalizar governadores, como tem o Congresso Nacional em relação ao Presidente da República. Assim, é importante se informar direito sobre as coisas, principalmente os leigos no que tange à legislação e pacto federativo, pois do contrário, acabam passando vergonha em público. Revista Oeste jornalismo sério não tem compromisso com lado e ideologia e sim com a realidade dos fatos, de forma isenta e apartidária!
Cabe lembrar também que “a justiça só socorre a que a busca”, infelizmente algumas das pessoas que foram maltratadas e himilhadas nessa Corja de Palhaços Imundos não buscou seus direitos como fez o Gen Pazuello. Cabe às assembléias estaduais, MPF, MPE de cada estado, Tribunais de contas, etc. averiguar as contas e buscar a punição aos que cometeram irregularidades. Quanto a essa CPI, é mais um teatro do desespero tentando derrubar um governo legítimo e que mostra grande aversão a corrupção. O que falta é o povo não eleger ou reeleger senadores e deputados bandidos como esses que estão puxando o freio de mão do crescimento da nação. Quanto aos ministros bandidos do STF, só resta aguardar a idade ou a morte dos tais. Se bem que a PEC da bengala poderia dar celeridade ao processo de renovação dessa lama judiciária que nos encontramos. De todo resta dizer que fazem o que fazem por não temerem o povo. Num país sério as autoridades deveriam temer seu povo, pois o temor gera responsabilidade e compromisso com um bom e honesto serviço.
É o tal do ninguém solta a mão de ninguém, só pode ser !
Dois pesos duas medidas. O STF a cada decisão fica mais desmoralizado perante a população.
Olha, eu não suportaria que avaliassem desta forma o meu trabalho, a minha índole.
Anteciparia a minha aposentadoria e terminaria os dias felizes com a minha prole.
Só a pesquisa Datafolha dá uma boa aceitação para o STF!!!
Sob o mesmo argumento da Sra Rosa, ninguém mais deveria ir depor. Está aberta a porteira!
Que vergonha essa CPI. Um corrupto se recusa a responder perguntas e uma médica assassina de Manaus onde uma pesquisa matou 22 pessoas por doses cavalares de um medicamento vai gravar um DEPOIMENTO que agrada o Renan e irá ser apresentado nessa CPI da vergonha.
Essas batalhas continuarão sendo ganhas por este tribunal e seus protegidos. O único remédio está nas mãos dos patrões desta nação, a população. Temos que pressionar todos os dias o senado para tomar providência contra essas decisões vergonhosas por esta corte formada por agentes políticos.
Se isso não for um gabinete paralelo não sei mais o que é?
Gabinete paralelo, camada protetora da corrupção. Onde está a preocupação com o roubo e a ganância. No entanto, eu creio que o Supremo Juiz não deixará tais malfeitos impunes!
supremosDemonios – eles representam o desastre do Brasil….vergonha dessa raça.
Os ministros do STF conduzem a lei e a constituição para o lado que querem, com argumentos opostos para “pacientes”diferentes. Se fossem médicos, seus pacientes ora seriam operados, ora sequer tratados de acordo com seu gosto. Quase sempre decidem sem o menor bom senso moral. Chega a ser mesmo falta de vergonha na cara! Não podem ficar nos seus cargos pois não os honram. Vão sair! A questão é somente quando e como.
Então ministra, outros brasileiros médicos, militares e políticos podem sofrer constrangimentos físicos e morais, mas governadores e ministros do STF não podem. Que democracia é essa?
Inacreditável a força que o mal tem em relação bem. Se fosse ao contrário, estaria estaurada a desordem e acusações. É o fim…
O stf realmente é um antro de parasitas, bandidos da pior espécie. É bandido defendendo bandido. Essa corja tem que ser extirpada da vida pública. Não é possível continuarmos a viver dia a dia com os desmandos desse antro chamado stf.
Ela está dizendo pra todo mundo que a CPI constrange , olha a adversativa ai, mas só quem é de direita. É uma desqualificada para o cargo.
Se tem corrupção à vista o STF protege.
Kkkkk… Pode ser que esteja dentro da lei. Pode ser. Fosse Bolsonaro, ela o obrigaria a comparecer. O que aconteceu com as pessoas que lá compareceram? A lei as defenderam? Merece o “livrinho”….
Se fosse o Presidente Bolsonaro, o STF estaria pedido era impeachment. Dois pessos, duas medidas.
Vagabundo sempre protege vagabundo.
Concordo inteiramente com a ministra
Me decepciono é com o senado federal, em seu todo. Na bagagem o fraco grupo Muda Senado muda Brasil.
PEC DA BENGSLA
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA
VOTO IMPRESSO
FIM DO FORO PRIVILEGIADO
Quanta coisa represada, e o que temos são desmandos e conluios que perpetuam, com a conivência de instituições aparelhadas, que leem a constituição de forma “democrática de direito”.
Há uma gama de decisões que faz entender a população, que somos acéfalos, pois só a nós contrária.
Deus nos livre, para que serve esse circo?
Uma CPI presidida por corruptos da pior estirpe, onde pessoas honestas são humilhadas e incompetentes recebem afagos, cujo foco deveria ser justamente a roubalheira desenfreada e sem escrúpulos de governadores e prefeitos, como esse pulha do Amazonas, mas não, o teatrinho de quinta categoria segue a todo vapor. Realmente esses corruptos estão completamente desnorteados, vivem em um país imaginário onde os princípios e educação passam longe do esperado pela população. E toda essa lambança sendo patrocinada pelos brasileiros pagadores de impostos!
Nada a comentar, simplesmente VERGONHA, CADÊ O DINHEIRO ENVIADO PARA A SAÚDE?
Engraçado que as mulheres ela não protegeu…
Mais uma vez, o pequeno tribunal ajuda os mais venais.
Isso sim é um governo paralelo……
STF, de novo, interferindo noutro poder. O STF se coloca como um “tio mais velho” que interfere para que os “sobrinhos” “sem juízo” não cometam erros.
Uma vergonha! Por que a Sra ministra não deu a mesma proteção para a Dra Nise, nem que fosse a posteriori? Vergonha, vergonha e vergonha! Mais um triunfo da corrupção!