O YouTube removeu a live feita ontem pelo presidente Jair Bolsonaro e veiculada pelos canais de Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, e de Carlos Bolsonaro, filho do chefe do Executivo.
O canal de Bolsonaro na plataforma foi suspenso por uma semana, impedindo a publicação de novos vídeos e transmissões ao vivo, por citar, na semana passada, uma falsa relação entre vacinas contra covid-19 e aids.
Relacionadas
Segundo o site do jornal O Estado de S. Paulo, o YouTube viu a decisão de transmitir a live em outros canais como uma forma de burlar a restrição. De acordo com a plataforma, sua política interna foi violada, já que Bolsonaro está suspenso.
“O YouTube removeu a live do presidente Jair Bolsonaro publicada pelos canais Os Pingos nos Is e de Carlos Bolsonaro por violar nossas diretrizes, que proíbem conteúdos de criadores que estejam sob alguma restrição”, diz a nota da plataforma.
“O canal do presidente Jair Bolsonaro segue temporariamente suspenso, impedido de enviar vídeos com novos conteúdos ou fazer transmissões ao vivo, de acordo com a nossa política de alertas e avisos”, acrescenta o YouTube, na nota oficial.
Em post de divulgação da live na plataforma Gettr, apoiadores do presidente responderam com pedidos para que Bolsonaro procurasse plataformas alternativas como o Vimeo para a publicação dos vídeos.
Atualização em 29/10/2021, às 18h54. O título da reportagem “YouTube exclui live de Bolsonaro transmitida por ‘Os Pingos nos Is’ e Carlos Bolsonaro” foi alterado para “YouTube exclui live de Bolsonaro transmitida pela Jovem Pan e Carlos Bolsonaro” a fim de esclarecer que a live removida pelo YouTube foi disponibilizada pela Jovem Pan, no canal de “Os Pingos nos Is”, mas não foi exibida durante o programa. A live foi inclusive transmitida mais cedo do que o horário convencional, pois o presidente viajou para a Itália.
A exclusão dessa live realmente levanta questões sobre a liberdade de expressão nas plataformas. É preocupante ver como conteúdos ligados a figuras públicas estão sendo tratados de forma tão restritiva. O que isso pode significar para a diversidade de opiniões no YouTube?
Entendi que isso foi politization da Jovem Pan. Como usar do poder para benefício próprio e não para benefício à população.470
Fico nervoso para ver como o presidente Bolsonaro se comparou a Jesus Cristo durante sua transmissão pela Jovem Pan e Carlos Bolsonaro. É importante lembrar que a democracia é uma Bolsonaro, e não o governo errado.
Aí tem dedo dos advogados do PT e PCC
Infelizmente não vejo outra alternativa a intervenção com Bolsonaro no Poder.
142 resolve tudo ,presidente
Fizeram isso com o Trump e agora o farão muito mais facilmente com o primo pobre.
High Tecs num cartel da verdade particular.
Big farmas, vale do silício e meta-capitalismo.
A amazônia é o jardim do quintal, como dizia um baiano.
Pior que tem idiotas que riem com uma decisão miserável, mesquinha e ditatorial como essa. Isso é motivo para todos ficarem com a pulga na orelha, pois se continuar essa palhaçada, daqui a pouco todos serão censurados. Quem está por trás desses tipos de decisões? Se o povo tivesse um pingo de noção, era motivo para esse canal ditador ser boicotado. Por outro lado, o presidente apenas fez menção a uma reportagem de uma revista. Por que a revista não foi responsabilizada?. Um alerta para todos, qualquer um que lê informações dessas revistas e desses jornais de esquerda está fadado a ser censurado. Alerta vermelho para todos, pois o mal que dar em chico dar em francisco. Hoje é o chefe da Nação, amanhã poderá ser você que fica feliz com uma excrescência de decisão como essa.
Perfeita análise. O pr deveria acionar a revista juridicamente por te-lo induzido ao erro.
Um atentado ao direito do cidadão de ouvir o Presidente da Nação!
Trágico! A Censura Prévia deveria ser Criminalizada no País!
Se os Vagabundos que Assaltaram o BNDES, Fundos de Pensão, Petrobrás, Eletrobrás permanecem sem Perseguição por causa de opinião, então, por que Bolsonaro é Perseguido por não cometer Crime algum!??
É notório todo o complô para desestabilizar o presidente e negar as realizações do governo.
Os órgãos de divulgação e imprensa estão sendo maciçamente comprados pelos bilhões de reais que foram roubados na era PT. Isso já foi falado por Dirceu no Fôro de SP, e lembram quando o supremo Gilmar Mendes em entrevista falou dos 2,5 bilhões que o PT tinha em paraísos fiscais e que seriam usados para a volta do partido ao poder?
Solução? Fecha a ORCRIM suprema e deixa ENJAULADOS estes criminosos
Uma vergonha , um atentado a liberdade de explessão por parte dessa plataforma fascista.
O que não dá para entender e a imprensa não explica é de que outros veículos de comunicação divulgaram a notícia sobre o HIV/vacina, como o caso da agência Reuter e a revista Exame. Os donos da rede social também cancelaram as páginas de ditos veículos de informação?