Pular para o conteúdo
publicidade
Tribo indígena Kamayura, no Mato Grosso | Foto: Shutterstock
Edição 111

Resposta à altura

Vídeo irritante feito por ONG ambiental propaga mentiras sobre o Brasil

Maria Amalia Bernardi
-

Na semana passada, começou a circular pela internet um vídeo que pretende claramente assustar as pessoas e colocá-las contra o Brasil. Com o título de Brazil’s Climate Bomb, ou a Bomba Climática do Brasil, o vídeo é uma sucessão de mentiras e disparates capazes de indignar o menos patriótico dos brasileiros. O autor do vídeo é a Amazon Watch, ONG fundada em 1996 “para proteger a floresta e o clima em solidariedade aos povos indígenas”. Eis as questões-chave desse barulho: os índios brasileiros, em primeiro lugar; e a Floresta Amazônica, em segundo. Vamos aqui rebater todos os pontos desse vídeo e dar a ele uma resposta à altura.

Para muita gente, como Leonardo Di Caprio, por exemplo, seus colegas Mark Ruffalo e Orlando Bloom e uma lista interminável de pessoas que têm a pretensão de achar que sabem o que é melhor para os outros — no caso para os índios brasileiros —, nossos índios não podem progredir nem melhorar de vida. Devem simplesmente permanecer na miséria em que vivem. Eles não têm condições de tomar suas próprias decisões, por isso precisam ser defendidos por quem sabe o que é melhor para eles. Enriquecer como os índios norte-americanos? Trabalhar em profissões como as de qualquer “homem branco” e pagar impostos como os índios canadenses? Imagine! Os índios brasileiros têm de passar a vida com ainda menos saúde e educação que seus conterrâneos.

No entanto, as terras que o vídeo quer proteger pertencem aos índios, por lei. Aliás, as terras indígenas aqui formam quase 15% do território do Brasil, coisa que nenhum outro país do mundo tem. Se pertencem aos índios, não deveriam ser utilizadas em benefício deles? A exploração de minérios nas terras indígenas, conforme um projeto de lei que está tramitando na Câmara dos Deputados, só será feita com a autorização dos próprios índios, se eles acharem interessante. Isso permitirá que muitas tribos saiam da miséria em que se encontram e se tornem ricas, no mesmo esquema que beneficia municípios onde se extrai petróleo do pré-sal. Manter tudo do jeito que está, com garimpeiros ilegais explorando suas terras de todas as maneiras sem que os índios ganhem um tostão com isso, é garantir que nada melhore para eles.

A bomba climática que o vídeo diz que o Brasil está preparando se refere à exploração das riquezas que estão na Amazônia. A Floresta Amazônica tem 5 milhões de quilômetros quadrados de mata nativa e, como se sabe, é riquíssima em diversos minerais. Essas coisas causam uma certa inveja no restante do mundo. Há planos agora de começar a explorar reservas de potássio que foram descobertas em 2010. O potássio é uma das principais matérias-primas dos fertilizantes de que tanto precisamos para produzir grãos, café, açúcar, etc. e que até pouquíssimo tempo atrás importávamos da Rússia. Com a guerra na Ucrânia, a importação parou, não se sabe por quanto tempo, o que nos fez ver como é pouco inteligente, e perigoso, dependermos de terceiros justamente em relação a um produto tão essencial para a economia.

A Amazônia pertence ao Brasil e pode sim ser usada para fazermos dinheiro

Há potássio na Amazônia para nos sustentar de fertilizantes pelos próximos 200 anos, e as reservas não estão em terras indígenas. Desde 2010, quando a empresa Potássio do Brasil anunciou a descoberta do mineral e mostrou interesse em fazer a exploração, as leis ambientais vêm conseguindo impedir a operação. As reservas de potássio não se encontram em áreas indígenas, mas estão a poucos quilômetros de algumas delas, e esse fato já basta para a proibição. O Ministério da Agricultura lançou em março deste ano o Plano Nacional de Fertilizantes, com o objetivo de trazer autossuficiência para o setor em 30 anos. Isso pode ser considerado uma ameaça para o mundo? Vamos rir que é melhor.

O vídeo distorce uma frase do presidente Jair Bolsonaro, dando a entender que ele vai aproveitar que o mundo está distraído com a guerra na Ucrânia para legalizar o garimpo e a exploração em terras indígenas. Quem disse que o presidente precisa esperar que o mundo se distraia para decidir legalizar o garimpo e a exploração de minérios na Amazônia? Até parece que estamos falando de explorar as riquezas do vizinho, ou de uma colônia. As grandes potências mundiais e a maioria dos países ricos e desenvolvidos passaram anos e anos explorando as riquezas alheias em benefício próprio, dando migalhas — e às vezes nem migalhas — aos cidadãos locais. Além disso, exploram as riquezas de seus territórios sem admitir que alguém de fora dê um pio sobre o assunto. Por que o Brasil não pode? A Amazônia por acaso é território global? Não, ela pertence ao Brasil e pode sim ser usada para fazermos dinheiro.

Ao contrário do que propagam as más línguas — e incluem-se aí Emmanuel Macron, o presidente da França, e um rol enorme de artistas e cantores brasileiros encabeçado por Caetano Veloso —, o Brasil não está “destruindo” a Amazônia e sua natureza de modo geral. Na verdade, do mundo todo, o Brasil é o país que melhor conserva suas florestas. O vídeo não explica, por exemplo, que nem 10% de todo o território brasileiro é ocupado pela agricultura. E que todo proprietário de terras é obrigado por lei a não mexer em 20% da sua propriedade. Se a propriedade for na Amazônia, não se pode tocar em 80%.

O vídeo usa o nome do presidente Bolsonaro como se ele fosse o responsável por todo o desmatamento que a Amazônia já sofreu. Mas, segundo o Inpe, houve mais desmatamento nos governos de Fernando Henrique e de Lula do que no de Bolsonaro. Obviamente isso não resolve o problema, deveríamos ter zero de desmatamento. Mas esconder os dados dos governos anteriores mostra a profunda desonestidade dessa peça de propaganda contra o Brasil.

O vídeo tampouco diz que em abril de 2021 o governo lançou o Plano Amazônia, para fiscalizar e combater o desmatamento e reduzir a ilegalidade, o crime e a economia clandestina na região, que são os verdadeiros motivos da deterioração do meio ambiente.

O vídeo está nos canais da Amazon Watch, que aliás tem apenas uma brasileira em seu extenso time de diretores e uma página na web repleta de notícias acusatórias e mal escritas. E está também no Facebook, na página do Observatório do Clima, ONG que tem como membros a Fundação Boticário, o Greenpeace e a SOS Mata Atlântica, entre outras instituições menos conhecidas. É possível entender que uma ONG trabalhe para defender a Amazônia, o clima, os direitos dos índios ou o que quer que seja, mas mentir descaradamente ou distorcer as informações afugenta a simpatia e, consequentemente, o apoio que se pretendia.

Leia também “Soluções ao norte” 

30 comentários
  1. SERGIO RODRIGUES MARTINS
    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    O que surpreende é ter idiotas brasileiros endossando essa farsa!
    Nenhuma surpresa! A esquerda progressista é mentirosa e apátrida!

  2. Enio Francisco Da Silva Cunha
    Enio Francisco Da Silva Cunha

    A Amazônia não é brasileira. Ela é Brasil. Somos Brasil. E toda sua riqueza nos pertence. Dos amazonidas e demais brasileiros. O resto é conversa de ongueiros europeus e norte americanos que saqueiam nossas reservas minerais e nossa biodiversidade.

  3. Urias Roberto da Silva
    Urias Roberto da Silva

    ongs. O que menos interessa são os índios. São “meio de vida” dos ongueiros como dizia uma colega.

  4. Vitor Hugo Lorenzi
    Vitor Hugo Lorenzi

    Muito interessante ver o Boticário fazer parte desta farsa.

  5. Nilton Luiz Figueiredo
    Nilton Luiz Figueiredo

    Não acredito em bem-intencionados dentre os citados na reportagem. Agem por puro interesse econômico pessoal e do de seus países. Já se sabe que a agricultura americana usa o jargão “agricultura aqui, florestas lá”, ou coisa parecida. De todo modo, os artistas daqui, que não só apoiam essa “invasão” contrária ao interesse dos brasileiros, são muito mais que simples hipócritas. São traidores! Atingem todos os brasileiros, no geral, e os indígenas, no particular. O patriotismo está renascendo. Quem viver, verá.

  6. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Bota essas Ong’s pro inferno

  7. Claudio Haddad
    Claudio Haddad

    ATENÇÃO: COM ONGs NÃO ADIANTA DIZER QUE MENTEM….COM ONGS A TATICA É CONFRONTAR A NARRATIVA MOSTRANDO QUE TODOS ESSES ANOS DE AÇÃO DELAS NADA HOUVE DE MELHORIA NO UNIVERSO AMAZONICO.
    QUE EXISTEM ONGS NA AMAZONIA,MAS NÃO NO NORDESTE,MUITO MAIS CARENTE.
    QUE A GRANDE AGRESSÃO AO AMBIENTE VEM DAS CIDADE E NÃO DO CAMPO
    QUE NADA É REALIZADO PELAS ONGs QUANTO A CIDADES E SEUS PROBLEMAS
    QUE O VERDADEIRO OBJETIVO É MANTER O AMAZONIDA NA MISERIA PARA QUE SUAS RIQUEZAS SEJAM PILHADAS PELOS PATRÕES DAS ONGS

  8. Leandro Augusto Correa de Souza
    Leandro Augusto Correa de Souza

    Excelente artigo em uma excelente revista! Porém, a meu ver cabe uma correção, não acho que se deva buscar desmatamento zero, uma vez que isso fere o direito de propriedade dos donos de terra da Amazônia. Acho que se deve buscar um desmatamento ilegal zero, como se deve buscar zerar a prática de qualquer atividade ilegal no país. Acho que defender desmatamento zero sem pagamento por serviços ambientais já é em parte ser refém das ONGS e países que criaram essa narrativa que aprisiona os brasileiros da Amazônia, indígenas ou não.

  9. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Ótimo texto. Parabéns. Com a reeleição do nosso querido presidente Bolsonaro, espero que ele coloque para fora do país todas essas ong’s que não servem para nada, bem como mande para Cuba, Venezuela ou Coréia do Norte esses pseudoartistas e intelectuais que lutam contra o Brasil. E por fim dê um cala boca nessa inútil do Macron e a todo e qualquer líder mundial que venha encher o saco, falando sobre os índios brasileiros e a Floresta Amazônica.

  10. PAULO AUGUSTO BARAVELLI
    PAULO AUGUSTO BARAVELLI

    Que absurdo!!! Nem sei o que falar… mas é claro que essa pessoas são mal intencionadas quando falam do Brasil!! São tantos interesses escusos que nem da pra listar aqui!! Pessoas ruins e desnecessárias!!! Tratam os indios como crianças!! Eles tem não só o direito mas COMO O DEVER de decidir se querem viver como antes de 1500 ou como 2022!! Essas ONGS não podem decidir por eles!!! Nõa podem decidir pelo Brasil e pelo povo brasileiro!!!!

    1. Teresa Guzzo
      Teresa Guzzo

      Excelente artigo, Parabéns.Ongs nefastas recebem dinheiro do exterior para fazerem e espalharem notícias falsas e mentirosas sobre a Amazônia e povos indígenas por interesses próprios.Os europeus,canadenses e outros dão palpites em uma das regiões mais ricas de nosso país como se fosse o quintal de suas casas.A nossa legislação é falha e atrasada, não precisaríamos estar na situação que estamos em relação aos fertilizantes para o nosso agronegócio.Temos condições de produzir sem depender de importações,a guerra na Ucrânia e Rússia escancarou ao Mundo a dificuldade da dependência em muitos setores da economia.Brasil é um país que precisa ser visto e respeitado como um”player”no mundo.Bolsonaro abriu fronteiras,espero que possa continuar.

  11. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Fazer propaganda negativa do Brasil no exterior teria que ser considerado traição à pátria e os responsáveis pagarem multas de até 1 bilhão de dólares para pessoas físicas ou ONGs e 10 bilhões de dólares para pessoas jurídicas tipo aquelas do Jorge P Leman e a J&J.

  12. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Os comunistas brasileiros comandados por George Soros estão desesperados. Fazem DESpropaganda fora do Brasil contra o Brasil. Sabem que Bolsonaro será reeleito e estão tentando dizer ao mundo o seguinte : Não vão deixar Bolsonaro ganhar(TSE), mas se Bolsonaro ganhar a eleicao, o povo(comunistas) não deixarão reassumir a presidência, mas se reassumir não vão deixar governar e se governar vão arrumar mais um Adelio Bispo para resolver o “problema”. E empresas como J&J apoiadas pelo STF, vão financiar o projeto de eliminar Bolsonaro. Esse golpe está em curso desde 2019 com cavalos de Troia colocados lá como Moro, Mandeta, Santos Cruz, Maia, Pacheco, etc. Espero que tenha o contra-golpe. O Brasil tem duas opções. Ou elege Bolsonaro no primeiro turno ou as “urnas” de Barroso entrarão em ação nessa eleição para o Lula.

  13. Fernando Antonio Roquette Reis Filho
    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    Tem que processar essa turma. Só querem dinheiro….tira o dinheiro deles.

  14. Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  15. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Parabéns Maria Amália, dai a importância de mantermos o governo Bolsonaro. Ou há algo melhor nesse encardido mundo político?

  16. Manoel Ribeiro Soares Neto
    Manoel Ribeiro Soares Neto

    Excelente artigo Maria!
    Fico feliz quando leio um artigo desses, é isso que tem que ser feito mostrar a esses ladrões que a Amazônia é brasileira.
    Parabéns pele sua informação!

  17. Francisco de Assis Bonfati
    Francisco de Assis Bonfati

    Parabéns Maria Amália. Excelente artigo!!

  18. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    A VERDADE que eles não dizem, é que querem ganhar a ELEIÇÃO no – “T A P E T Ã O VERMELHO”

  19. Clovis Aidar
    Clovis Aidar

    Matéria tendenciosa, pretensiosa escrita por quem não tem a mínima ideia da cultura, de história e principalmente defende ideias burras antiquadas pouco aplicáveis que não resolvem nem os problemas de pequenos municípios quanto mais de reservas indígenas. Desinformada manipuladora e sem link com a realidade

    1. Antonio Victorazzo
      Antonio Victorazzo

      Você é que está desinformado. Continue assistindo à Globo.

  20. MARIO GUILHERME DE CASTRO CAMPOS
    MARIO GUILHERME DE CASTRO CAMPOS

    Vamos ser mais objetivos! Tem que proibir bancos de madeira nas igrejas, praças, … Qual teria sido o tamanho da floresta que foi destruída para fazer bancos de madeira no mundo todo ?

  21. Margareth Prado Yassudo Faria
    Margareth Prado Yassudo Faria

    Essa excelente resposta tem de ser traduzida e divulgada para o mundo todo! E, a propósito, sugiro um boicote à empresa de cosméticos que patrocina uma mentira em prejuízo da Nação brasileira

  22. Manfred Trennepohl
    Manfred Trennepohl

    Resposta direta aos demagogos de plantão. Deveríamos criar um mecanismo legal para responsabilizar “brasileiros” que alimentam essas ONG’S com informações distorcidas. O Governo Brasileiro precisa organizar mais eventos internacionais para divulgar suas ações de proteção ao meio-ambiente. Como um leitor já comentou, muitos países atacam o nosso País apenas por interesse estratégico para proteger seus agronegócio, que não é competitivo. A França ainda mantém uma colônia, a Guiana Francesa, nosso vizinho.

    1. Paulo Cesar Ferreira
      Paulo Cesar Ferreira

      É isso mesmo: enquanto o Governo Federal não organizar sua comunicação, vai ficar apanhando dessa gente que mantém negócios obscuros à custa do desenvolvimento do país.

  23. JOSE FERNANDO CHAIM
    JOSE FERNANDO CHAIM

    MUITO BEM COLOCADO!!!! SÓ GOSTARIA QUE ESSAS REPOSTAS, TAMBÉM CORRESSEM O MUNDO COMO O DESSA ONG HIPÓCRITA E DESINFORMADA!!!!

  24. Paulo Fernandes Sanches
    Paulo Fernandes Sanches

    Parabéns, resposta direta e objetiva. Pretendem continuar explorando nossa Amazonia.

  25. José Luís Carini Marques de almeida
    José Luís Carini Marques de almeida

    Excelente.
    Amazônia é Brasil
    As grandes potências internacionais,continuam querendo nos explorar,e agora querem usar o ambientalismo como novo colonialismo .

  26. Andreia Rodrigues Gomes
    Andreia Rodrigues Gomes

    Isso que eu chamo de uma perfeita RESPOSTA À ALTURA!! Parabéns e obrigada.

  27. Luciano Barcellos
    Luciano Barcellos

    Excelente!!!!!

Do corre ao nocaute, Mirelle Moschella - Apresentadora Anterior:
Mirelle Moschella: ‘Tinha certeza de que não ia morrer do câncer’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 213
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.