Pular para o conteúdo
publicidade
MorumbiShopping Eleito pela imprensa como o melhor shopping da cidade de São Paulo | Foto: Divulgação
Edição 126

Estacionamentos lotados

O número de carros nas vagas dos shoppings é um termômetro da economia

Bruno Meyer

-

O gigante brasileiro dos shopping centers Multiplan baniu internamente o uso da palavra “retomada” entre seus executivos. Por um bom motivo: a expressão é coisa do passado, na avaliação dos diretores. A reconquista do público e o aquecimento do setor aconteceram mesmo a partir do terceiro e quarto trimestre de 2021.

A ordem agora é falar e focar apenas em crescimento. “Nossos lojistas estão vendendo mais do que em qualquer outro momento da história”, diz Armando d’Almeida, diretor vice-presidente e de relações com investidores da Multiplan. A frase de um dos principais executivos da empresa se ampara em números: as vendas dos lojistas no segundo trimestre deste ano chegaram a R$ 4,9 bilhões, 64,5% a mais do que no mesmo período de 2021.
O termômetro da economia 
Fundada em 1975, e listada na Bolsa de Valores de São Paulo há 15 anos, a Multiplan tem um portfólio com 20 grandes shoppings centers no país, voltados a classes mais abastadas, como o MorumbiShopping, em São Paulo, o BarraShopping, no Rio de Janeiro, e o BH Shopping, em Belo Horizonte. O movimento e o consumo de um shopping center costumam ser um bom termômetro para qualquer economia do mundo. É lá o espaço onde as pessoas entram para comprar de roupas a calçados e almoçar ou jantar na praça de alimentação. Para atender a essa massa de consumidores, é onde costuma haver também muito emprego. Os shoppings do grupo movimentam 80 mil postos de trabalho.

publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.