Ilustração: Shutterstock
Ilustração: Shutterstock

Não existe Estado de Direito no Brasil

Diante da escalada totalitária de Alexandre de Moraes, qualquer um que insista na conversa furada de que nossas instituições estão funcionando perfeitamente é cúmplice dessa tirania togada

O empresário Marco Aurélio Raymundo, da Mormaii, sofreu busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal e telemático por escrever em um grupo de WhatsApp: “Golpe foi soltar o presidiário. Golpe é o ‘supremo’ agir fora da constituição. Golpe é a velha mídia só falar merda”. Já o empresário José Koury, dono do shopping Barra World, sofreu busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal e telemático por escrever em um grupo de WhatsApp: “Prefiro golpe do que a volta do PT. Um milhão de vezes”.

Aos 82 anos, o discreto empresário José Isaac Peres, da rede de shopping Multiplan, sofreu busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal e telemático por escrever: “Lula só ganha se houver fraude grossa!” e “o STF tem 10 ministros petistas”. Meyer Nigri, da Tecnisa, sofreu busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal e telemático por repassar texto que dizia que Barroso interfere nas eleições ao mentir sobre o voto impresso. Ivan Wrobel, da Construtora W3, sofreu busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal e telemático por escrever: “Quero ver se o STF tem coragem de fraudar as eleições após um desfile militar na Av. Atlântica com as tropas aplaudidas pelo público”.

Afrânio Barreira, Grupo Coco Bambu, sofreu busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal e telemático por mandar gif de joinha no grupo, curtindo um comentário alheio. Luciano Hang, da Havan, sofreu busca e apreensão e quebra de sigilo fiscal e telemático por escrever: “Temos mais 4 anos de Bolsonaro e mais 8 anos de Tarcísio aí não terá mais espaço para os vagabundos”. Além disso, todos tiveram contas em redes sociais censuradas.

Foto: Reprodução

O vice-prefeito de Porto Alegre, o advogado Ricardo Gomes, comentou: “Crime de: mandar mensagem no WhatsApp. Artigo do Código Penal? Não tem. Pena? Não tem. Precedente? Não tem. Acusação do Ministério Público? Não tem. Defesa prévia? Não tem. A democracia Alexandrina é criada à imagem e semelhança do AI-5”.

Diante da escalada totalitária do ministro Alexandre de Moraes, qualquer um que insista na conversinha furada de que nossas instituições estão funcionando perfeitamente é um cúmplice dessa tirania togada. Figuras como Rodrigo Pacheco, o presidente do Congresso Nacional, servem apenas para dar uma aura de legitimidade ao completo absurdo. São uns inúteis na melhor das hipóteses.

Não existe crime de opinião previsto em nossa Constituição. O cidadão pode ter sua preferência subjetiva até mesmo por um regime opressor, e basta lembrar que existe até hoje um partido estabelecido que prega oficialmente o comunismo

Não há mais qualquer resquício de Estado de Direito em nosso país. As leis foram rasgadas, a Constituição foi estuprada por quem deveria ser seu guardião, e o arbítrio tomou conta de tudo. Os empresários “golpistas” não possuem foro privilegiado, logo não há sequer competência para o STF no caso. Não há qualquer crime cometido, ou mesmo indício de crime. Não obstante, a imprensa militante antibolsonarista insiste em passar pano e justificar ou amenizar aquilo que é simplesmente surreal.

Só o fato de repetirem “empresários bolsonaristas” já expõe o viés, uma vez que nunca vimos a mídia usar a expressão “empresários lulistas” para se referir aos que apoiam o ex-presidiário petista. É totalmente bizarro relativizar a busca e apreensão de celulares de empresários por conversas particulares num grupo fechado, por emitirem suas opiniões, por preferirem, que seja, uma ditadura à volta de Lula ao poder!

Não existe crime de opinião previsto em nossa Constituição. O cidadão pode ter sua preferência subjetiva até mesmo por um regime opressor, e basta lembrar que existe até hoje um partido estabelecido que prega oficialmente o comunismo. Jornalistas que sabem disso tudo e mesmo assim alegam que o STF “pode saber de algo mais”, para não condenar com veemência a agressão sofrida por esses empresários, não passam de militantes cúmplices do autoritarismo.

É hora de união. O ministro Alexandre de Moraes passou de todos os limites aceitáveis, e não é prudente achar que os alvos ficarão circunscritos ao “bolsonarismo”. A esquerda moderada precisa levantar sua voz contra esse abuso, pois amanhã qualquer um pode ser vítima de abuso. É preciso defender princípios, valores, o império das leis, deixando de lado o ódio que porventura sintam por Bolsonaro. É algo muito maior que está em jogo aqui.

A esquerda radical está em polvorosa, e o senador Randolfe Rodrigues, com ótimo acesso ao STF, já pediu até a prisão dos empresários, antes de qualquer coisa. Agora já falam em quebra de sigilo do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pelo “crime” de ter amigos entre esses empresários. Parece que ele era o real alvo dessa operação bizarra. Os comunistas estão dobrando a aposta, desesperados. Cabe a todos os demais, inclusive os mais moderados dentro da esquerda, reagirem contra esse avanço totalitário. Depois poderá ser tarde demais. Vide a Venezuela…

Leia também “Espiral de silêncio”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

46 comentários Ver comentários

  1. Enquanto estiver na presidência do senado esta figura inoperante, indígna e inútil do Pachequin, dependendo do STF pra receber 20% de honorários de uma ação de 8 bilhões que o escritório deste sujeito defende a favor das mineradoras que mataram centenas de pessoas com suas barragens mal feitas e mal fiscalizadas, o mesmo será cúmplice e jamais impichará nenhum togado destes atuais. Ou o povo que o elegeu o põe pra fora já, ou vai ficar tudo como dantes no quartel de abrantes.

  2. O bunda -mole que poderia por em votação o impedimento do careca, jamais o fará, pois seu interesse é uma certa ação, em curo no stf, que lhe renderá milhões, quem sabe bilhões … Esqueçam !

  3. Todo regime totalitário, não iniciou perseguindo o coletivo. Iniciaram perseguindo pessoas no individual, até que estenderam a perseguição a todos. E é justamente isso, que acontecerá no brasil, se nós não abrirmos os olhos e reagirmos, a tudo isso.

  4. a pergunta que não quer calar é : não tem ninguém para bater de frente com esse picareta ou será que tá todo mundo com medo dele ????????

  5. Se for seguir a lógica do Yul Brinner togado, tem que se fazer buscas no whatsapp e seus donos, que forneceram o veículo para esses perigosos terroristas tomarem o poder brandindo seus celulares. Agora estou preocupado, tenho o hábito de colocar o feijão embaixo do arroz, corro, por isso, algum perigo de ser julgado um golpista e um perigoso sabotador da democracia?

  6. Rodrigo Constatino eu admiro sua forma clara e objetiva de dizer o que penso. Sugiro que escreva um livro e titule-o como “A rena e o árbitro louco”. Eu compraria. kkkkkkkk.

  7. Não será surpresa, se dentro em breve o Editor da Nação instituir o crime de pensamento. Determinará busca e apreensão, bloqueio de redes sociais e de contas bancárias, pois seus poderes supremos lhe permitiram pressentir que pessoas antidemocráticas estão “pensando” em atacar as instituições da República.

  8. As injustiças, perseguições e decisões ilegais baseadas que estão acontecendo hoje nunca aconteceram no meu país. O novo macarthismo tupiniquim só trocou de lado. Está proibido pensar, ter opinião e falar sobre, a não ser que tudo esteja de acordo com o auto declarado todo poderoso.

  9. Vamos imaginar a seguinte situação: em respeito ao clamor da maioria da população brasileira, 10 entre os 11 ministros da Corte renunciam aos cargos. E aí, alguém tem ideia de como ficaria?

  10. Hoje, excepcionalmente, discordo do cerne de seu artigo. Não há “escalada autoritária de AM”. O máximo que se lhe pode atribuir é de calcar sistematicamente degraus na escada da tirania. O que há é uma escalada da covardia de representantes de diversas instituições brasileiras, seja por terem rabo-preso por malfeitos, seja por estarem há quase 4 anos em regime de ab$tinência e precisam voltar ao phoder. Se até pouco tempo AM atuava em confronto com Bolsonaro, hoje e até que termine este processo eleitoral, o intuito dele é um só: amedrontar a população brasileira apoiadora de Bolsonaro. Não sei quem é Julián Fuks, mas sei que ele fez uma convocação a um “terrorista” para “atuar” no 7 de setembro. Sei que é um covarde dos covardes, pois se protege de ser acusado de ser ele mesmo o terrorista ao fazer um convite “aberto a quem topar interpretar do jeito que melhor lhe aprouver” para dançar uma dança sem dizer qual deverá ser o ritmo. Vem mais por aí até dia 7 de setembro. Vem mais por aí até dia 2 de outubro.

    1. Meu início de texto ficou meio burro. O que quis dizer é que AM a cada degrau testa a reação dos demais participantes do poder. Ou seja, vou subindo, se me deixam é porque me querem. Feita explicação.

      1. Perfeito, Paulo Fernando. AM mais parece aquela criança que quer testar a tomada de energia elétrica. Ela chega perto da tomada, olha para os responsáveis, se estes não dizem nada, ela encosta na parede e fica observando os pais/responsáveis, daí põem a mão na tomada, ninguém falando nada, enfia o dedo na tomada, leva um choque e chora. Não podemos esperar que o AM continue testando os demais poderes. Se ele perceber que pode ir adiante ele vai ser cada vez mais ousado. Daí a importância d, nas próximas eleições, colocar gente honesta e, acima de tudo, com coragem para confrontar o AM e seus pares, Randolfe Rodrigues e, principalmente, tirar o Rodrigo Pacheco da comando do Senado.

  11. Boa Constantino e todo o bom jornalismo da Revista Oeste, Jovem Pan e Gazeta do Povo (só o bom, nessa luta pela real democracia. Tenho enorme receio que as FFAA desistam de COMANDAR as URNAS ELETRÔNICAS neste pouco transparente processo eleitoral que não nos permite AUDITAR essas urnas. Penso que insistente pedidos desta boa imprensa ao Ministério da Defesa poderá conduzi-los a EXIGIR do TSE o comando da tecnologia da informação por TIs das FFAA e TIs independentes afastando os do TSE. Não entendo a insensibilidade dos notáveis do STF e do TSE que não conseguem prever os graves conflitos que poderão proporcionar em grande parte do eleitorado que se revoltará com os resultados, que jamais seria contestado com o VOTO IMPRESSO e devida auditoria das urnas.

  12. O outro candidato está determinado a implantar o socialismo como o vigente em países totalitários, incrementa o MST etc. etc. e não lhe acontece nada.

  13. Excelente texto. Parabéns Constantino. Ainda bem que temos pessoas como você para levantar a voz por nós. Tendo em vista o grande alcance da Revista Oeste. Agora, não tenho a menor esperança que algum “esquerdista” moderado vá falar alguma coisa. Simplesmente, porque não acredito em “esquerdista” moderado. Todo “esquerdista” para mim é esquerdopata.

  14. A questão que se agiganta é: quem (e como) vai para o STF?
    Estamos sob um ditadura intolerável que já ultrapassou todos os limites da democracia.

  15. Que já passou de todos os limites virou uma obviedade, mas Moraes confia todas as fichas na covardia dos senadores e na vitória de Lula em 2022, portanto nesta linha de raciocínio, não é de se duvidar se ano que vem os senadores que poderão ser impeachados sejam Nunes e Mendonça, e mais, não é impossível se ano que vem, surja alguma jurisprudência do inferno e autorize Lula “se eleito” a fazer livre nomeação da cúpula das forças armadas nos moldes em que hoje são nomeados os ministros do supremo, o passo seguinte é nos tornarmos uma nova Nicarágua.

  16. Constantino, sua análise é primorosa, pena que: esse Sr togado está cercado de alguns, que o seguem sem questionar. Venceremos 🇧🇷, assim está escrito🇧🇷

  17. Gente, pelamor! A frase correta é: “BRASIL ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS” E NÃO: “BRASIL A CIMA DE TUDO E DEUS A CIMA DE TODOS”. Cuidado ao fazer as faixas para o sete de setembro. Repetindo: não é A CIMA e sim ACIMA, junto !

  18. GETULIO VARGAS do ESTADO NOVO era um democrata diante desta DITADURA de hoje.
    No dia 7/9 milhões de BRASILEIROS GRITARÃO INDEPENDENCIA OU MORTE. SERÁ QUE ESSES FILHOS DAS TREVAS TÊM CORAGEM E BRAVURA PARA NOS ENFRENTAR, RESPOSTA NÃO, SÃO COVARDES. QUEM VIVER VERÁ.

  19. A “esquerda moderada” não vai jamais se manifestar contra esse estado de coisas. Quem disse que a esquerda é moderada? Constantino, gosto muito de você, mas acho que sua colocação foi ingênua!

  20. Constantino,sim não.ha.mais estado de direito e justiça no Brasil.Vivemos uma Ditadura judicial,querem nos transformar em uma Venezuela.Vamos dar o recado no dia sete de setembro e nas urnas em Outubro.Ninguem vai conseguir nos derrubar.

  21. Boa tarde a todos da revista Oeste,a todos do Pingo nos Is!quero expressar a esse grupo de jornalistas e a todos os demais que seguem essa linha de trabalho a minha admiração !
    Fico me perguntando cadê a democracia que essa gente tanto diz que defende libertação do povo de que?ao meu ver,estamos correndo sério risco de perdemos a nossa liberdade,isso sim!

  22. Tuti buona gente, mas tuti ladri. Tenho uma opinião tóxica: o Moraes é mesmo um psicopata. Tenho falado com alguns amigos que estão preparando faixas para o dia 7 de setembro e que parece a minha época de presidente do diretório acadêmico: ABAIXO A DITADURA! QUEREMOS LIBERDADE E DEMOCRACIA! POVO UNIDO, JAMAIS VENCIDOS! TEM OUTRAS QUE ESTÃO SENDO ESTUDADAS, COMO VAMOS IMPEDIR A VOLTA DO DOPS, SNI, GESTAPO E KGB NO STF. ESTAMOS TAMBÉM ARTICULANDO UM GOLPE FATAL: ELEGER BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO.

  23. O lado bom disso tudo é que o povo já percebeu que para acabar com tudo isso definitivamente será necessário eleger 27 Senadores comprometidos em retirar aqueles que agem ao arrepio da lei. E que também serão indicados mais 2 (dois) ministros para a suprema corte. Neste caso a decisão caberá ao próximo presidente da republica. Espero que não seja o ladrão de 9 dedos. BRASIL A CIMA DE TUDO E DEUS A CIMA DE TODOS !!!

    1. Exatamente, os responsáveis pelos desmandos são essa corja de covardes do parlamento. O povo honesto sustenta a peso de diamante esse elefante que não age, para quê?
      Vocês nos envergonham.

  24. O que mais chama a atenção diante dos sinais de insanidade mental já apontados pelo editorial da Band News, é o silêncio ensurdecedor dos demais ministros da corte.

    1. Destes não devemos esperar nada, mas e resto do judiciário?
      Será isso mesmo o que se aprende em longos anos na faculdade de Direito?

  25. Como assim? Existe estado de direito sim; direito de pagar impostos de primeiro mundo; direito de não ter escolas públicas de qualidade; direito de não ser ter segurança pública nenhuma; direito de não ter saúde pública de qualidade; direito a um salário mínimo humilhante; direito a votar em candidatos a cargos políticos com os candidatos escolhidos pelos donos dos partidos; direito a não exercermos e expressarmos as nossas opniões; temos direito a não termos direito de exercermos a cidadania como estabelece a constituição. Até quando? Desse jeito, um dia a casa cai. Continuo avisando, e quem me avisa meu amigo é.

  26. Como podem esses jornalistas serem tão cegos tamanha a obsessão com o presidente, que não percebem que o alvo somos todos nós, inclusive eles. Ou eles pensam que na Venezuela os jornalistas estão tendo vida fácil??

  27. Além do surrealismo que estamos vivendo sobre a construção e leis orgânicas, aínda tem o horário político que fizeram a maior misturada e ninguém sabe quem é quem, tá uma salada que o povo não sabe distinguir quem está com Bolsonaro. Eles estão confundindo tudo

  28. O culto a malandragem e ladroeira que aquela tal Paulinha do Morning Show tem é de se preocupar. Hoje ouvi essa mulher cultuar o Lula, um animal político. Meu Deus, e no programa normalizaram a fala dessa aí.

  29. Porque vocês conservadores não chamam pelo nome de DITADURA o que está acontecendo hoje? O que mais precisam? Que Moraes decrete estado de sítio, sozinho, sem nem mesmo consultar os pares? Será que Moraes foi convocado por alguém para bagunçar o país? Será que é o Marcola, porque a cada apreensãode drogas o Moraes fica maluco e solta novos inquéritos ou questionamentos? Será que é o Lula, que a cada quebra de recorde em podcasts ele fica louco e solta novos inquéritos ou questionamentos? Tantos dias para isso, tantos para aquilo. Ou será que é só mais um Napoleão de Hospício que o Temer arrumou? Não sei.

  30. A posição manifestamente patológica de Alexandre de Moraes faz com que tenhamos de recorrer à psicologia. O problema está, penso eu, na tal vitaliciedade.
    O doutor puxa todos os sacos disponíveis para chegar no topo da sua condição de bacharel. Um dia, é indicado pelo líder de seu partido para uma vaga no STF. Os primeiros tempos são de orgulho e preocupação com os adjetivos e construções vocabulares inversas e quase incompreensíveis, como a mostrar-se mais erudito que os pares. Depois, isso se torna irrelevante diante da utilização do mesmo jargão por uma multidão de bacharéis recém diplomados e aprovados no “exame de ordem”.
    É então que o senhor ministro é tomado de dúvidas: Será que terei de passar décadas sendo apenas o “guardião” da constituição e da lei feita por meros congressistas que não têm o mesmo estofo que eu?
    Surge então o adjetivo “vitalício” como uma assombração, e não mais como um mérito inigualável…. “Vou envelhecer fazendo sempre a mesma coisa?”
    Entra então em cena a angústia do final de carreira, e o doutor precisa encontrar o caminho da imortalidade. Pesquisa na história, que conhece apenas de leituras poucas, e procura identificação: Quais os líderes que entraram na história? Os que usaram o poder sem limites.
    Passam nesse momento a mimetizá-los. Seu conhecimento circunscreve-se aos mais recentes, da chamada história contemporânea ocidental: Danton, Marat, Robespierre, Napoleão, Stalin, Beria, Filinto Muller, Hitler… A nenhum deles sequer ocorre comparar-se aos verdadeiros gênios da raça, que pouco ou nenhum poder tiveram, ou aos fundadores da democracia moderna, pragmáticos e racionais.
    Barroso mirou-se, certamente, em Danton, orador sublime segundo os registros revolucionários. Fachin em Marat ou Beria, sibilinos e cínicos. Mas apostaria em Robespierre ou em Stalin como modelos de Moraes, que parece prenunciar o seu próprio fim, na lâmina fria ou no opróbio do próprio sistema que o gerou.
    Enfim, aguardemos o julgamento da história.

  31. é lamentavel tudo o que estamos passando, na realidade nunca imaginei que o judiciário, justamente o judiciário, iria contra nossa constituição.
    O senado, realmente se acovardou e ajudou a chegar nesta situação lamentável em que estamos. Desanimador tudo isto.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.