Pular para o conteúdo
publicidade
Lula cumprimenta o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, no Palácio Itamaraty, em 2010 | Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr
Edição 133

A tesoura amiga do TSE

O Lula nem sabia. Todo mundo sabe que a melhor forma de defender a democracia é a censura

Guilherme Fiuza
-

O TSE censurou a Gazeta do Povo. Mandou apagar uma postagem do jornal que noticiava o corte do sinal da emissora CNN na Nicarágua. O problema para o Tribunal Eleitoral foi o contexto. Sendo aquele mais um ato ditatorial do presidente Daniel Ortega, e sendo o ditador da Nicarágua aliado e amigo de Lula, o TSE achou que a notícia queimava o filme do grande democrata brasileiro.

Está certíssimo, o TSE. Todo mundo sabe que a melhor forma de defender a democracia é a censura. Assim como todo mundo sabe que o Alexandre de Moraes é corintiano — como ele próprio declarou solenemente no dia do primeiro turno da eleição. Estamos vendo a História sendo escrita diante dos nossos olhos.

Pensando bem, talvez Lula nem conheça Ortega. Hoje estamos descobrindo que diversos fatos históricos tomados como verdade eram fake news. Por exemplo: pensava-se que Lula tinha regido um assalto bilionário à Petrobras; hoje ficamos sabendo que Lula, na verdade, defende a Petrobras. Você não sabia da correção?

Então é porque você não lê jornal, nem vê televisão. Provavelmente é um desses golpistas que se informam por veículos como Gazeta do Povo e Revista Oeste. Por isso é que você pensa que o Lula é um pilantra, como disse o Marcola. Felizmente o presidente do TSE editou também essa parte da história, proibindo publicações sobre a fala do líder do PCC.

Em seu pedido à Justiça para a remoção da postagem da Gazeta do Povo, a coligação de Lula alegou que o jornal tentou “induzir ao pensamento de que o ex-presidente compactua com a ditadura”. E evocou a regra aprovada no fim do ano passado pelo TSE, que veda “a divulgação ou o compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral”.

Lula é parça do lado bom do Ortega. Essas manias que o companheiro nicaraguense tem de perseguir os outros são problema dele

Perfeito. Um processo eleitoral íntegro não pode ter nem sombra de referência à amizade, aliança, mútua exaltação, congregação, parceria e identidade de alma entre Luiz Inácio da Silva e Daniel Ortega. A não ser que a matéria diga que Ortega é um homem bom, um líder progressista e libertário preocupado com os direitos humanos. Aí, tudo bem. Mas, se for para dizer que o presidente nicaraguense é um tirano brutal, tirem o Lula dessa. Tesoura neles.

Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Segundo o ministro do TSE Paulo de Tarso Sanseverino, autor da censura democrática contra a Gazeta, o jornal transmitiu “informação evidentemente inverídica e prejudicial à honra e à imagem de candidato ao cargo de presidente da República nas eleições 2022”. É de fato um absurdo atentarem contra a honra de Lula. Sanseverino explicou que a Gazeta se inseriu entre as publicações que “transmitem de forma intencional e maliciosa mensagem de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva é aliado político do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e assim como ele será contra os evangélicos e irá perseguir os cristãos”.

Vamos complementar esta clássica obra morte e vida sanseverina, reiterando o que já expusemos acima: Lula é parça do lado bom do Ortega. Essas manias que o companheiro nicaraguense tem de perseguir os outros são problema dele. O Lula nem sabia.

Censura ao jornal Gazeta do Povo | Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

No pedido de mordaça contra a Gazeta — mordaça do bem, para salvar a democracia, como diria o camarada Daniel — a coligação do guardião da Petrobras disse que é falsa a tese de que Lula apoia o regime de Ortega. Ele jamais demonstrou “qualquer tipo de apoio ao regime da ditadura”, sustentaram os advogados do glorioso ex-presidente brasileiro, acrescentando que a Gazeta disseminou “conteúdo gravemente descontextualizado, buscando propagar fato sabidamente inverídico de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiaria medidas autoritárias realizadas pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega”.

Pela enésima vez: Lula ama e exalta Ortega porque apoia suas medidas graciosas. Essas horríveis aí que dizem que o presidente nicaraguense pratica jamais chegaram aos ouvidos do brasileiro — e olha que na noite de Atibaia dá pra ouvir até uma folha seca caindo na relva.

Felizmente temos o TSE para proteger a honestidade de Lula e guarnecer a lisura do processo eleitoral. Fica tranquilo que tá tudo sob controle.

Leia também “Toca o barco, ninguém viu nada”

32 comentários
  1. ANTONIO VICENTE DE LIMA
    ANTONIO VICENTE DE LIMA

    O magnânimo e dadivoso TSE, p completar essa bem aventurança de proteger a democracia, preservando a reputação da alma mais honesta do mundo, só esqueceu de mandar “despublicar” os votos de todos os desembargadores do TRF, onde ali tá cristalinamente exposto toda a franciscana conduta do companheiro de momentos de colo.

  2. Rachel Marotta Romualdo da Silva
    Rachel Marotta Romualdo da Silva

    O critério para as ações dessa justiça canhestra é a falta de critério.
    Parabéns, Fiuza, sempre preciso em sua fina ironia.
    Só há uma possibilidade de não cairmos no desvario de um governo autoritário.
    A sanha por poder e dominação é assustadora.

  3. Hildo Molina
    Hildo Molina

    tres lixos, lu orte e ale

  4. JHONATAN PAIVA SURDINI VIEIRA NOGUEIRA
    JHONATAN PAIVA SURDINI VIEIRA NOGUEIRA

    Fiuzão sempre mandando muito bem!

  5. Eurico Schwinden
    Eurico Schwinden

    Lula, nosso descondensado, que ainda não devolveu os mi ou bilhões, roubos pelos quais foi condenado a 20 anos por corrupção e lavagem de dinheiro. Um gerente da Diretoria de Serviço, Pedro Barusco, espontaneamente entregou aos procuradores da Lava Jato milhões de bites com detalhes sobre como operava a propina – ali controlada por José Dirceu e o próprio. Era porteira fechada. Pedro Barusco, um dos currículos mais bem formatados para trabalhar no pré-sal, entregou à Lava Jato dois extratos do Credit Suisse, somando US$ 97 milhões. Em menos de duas semanas essa montanha de dinheiro já havia sido devolvida à Petrobras. Seu Diretor, Renato Duque, já preso, conseguiu um habeas corpus no Supremo e foi dormir na sua mansão no Rio numa terça-feira. Na quinta voltava para o presídio de Pinhais, para a companhia de tesoureiros do PT e alguns empreiteiros amigos. Era o diretor mas não o mais esperto. Ligou para o banco suíço e pediu a transferência de US$ 23 milhões para um banco de Monaco. Não sabia Renato Duque que a Lava Jato já tinha feito acordo com cerca de 70 chamados paraísos fiscais. Quanto a amizade entre o “descondenado” e o marido Rosário Murilo, a bruxa de ofício mais famosa do Caribe, negar a intimidade com Daniel Ortega é uma mancha no perfil do Ficha Suja/barra/Fachin/Ficha Limpa. Logo ele sempre tão afetuoso com os maduros, castros, morales e, em especial com Daniel, o marido de Rosário.

    1. Patrícia Furquim
      Patrícia Furquim

      Trilhão.

  6. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Só com muita ironia e sarcasmo que o Fiuza sabe utilizar muito bem para retratar uma situação preocupante que está ocorrendo no país atualmente e não morrer de raiva. Parabéns pelo texto Fiuza.

  7. Hildo Molina
    Hildo Molina

    quadrilhão anti brasil. quem vai parar esses bandoleiros?

  8. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Sarcasmos e Ironias são ótimos porém para mentes sadias. O pessoal da “mamona” entende ao avesso…

  9. WANDERLEY VIEIRA
    WANDERLEY VIEIRA

    Isso nos mostra que vagabundos, membros da quadrilha do PT usam TOGAS! A quadrilha aparelhou a Instituições com o que havia d epior na advocacia. Advogadozinhos que preferem comer nas mãos de políticos a estudarem e passarem em concursos. Preferem bater na porta dos gabinetes dos senadores e se prostituir em busca de uma TOGA. O que é mais fácil a estudar. 0ura canalhice desses aliados do Lula nos tribunais. Vagabundos estão com seus dias contatos.

  10. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Exatamente. É o poste fazendo xixi no cachorro. Quem deveria ser o guardião da Constituição é quem esculhamba com ela.

  11. Geraldo Marcio Giacomin Pereira
    Geraldo Marcio Giacomin Pereira

    Parabens Fiuza, como voce sempre diz: ” Esse negocio nao vai acabar bem, e a historia mostrara isso”. Muita admiracao pelo teu trabalho.

  12. PAULO HENRIQUE COELHO CORREA
    PAULO HENRIQUE COELHO CORREA

    Já passou da hora de acabarem com esse circo chamado TSE, onde nós somos os palhaços. E como diz o ditado: “o show tem que continuar…”

  13. Luis Antonio Felipe
    Luis Antonio Felipe

    essas atitudes do STE é uma vergonha .

  14. Wesley Montechiari Figueira
    Wesley Montechiari Figueira

    Pobre Brasil…

  15. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Parabéns Fiuza. A tirania quer se estabelecer. Não vão conseguir, porque ainda somos uma parcela significativa da população que ama a liberdade. E essa liberdade vai ser defendida com unhas e dentes se for preciso.

  16. Marta Victor De Araujo
    Marta Victor De Araujo

    Texto excelente! Obrigada por ser resistência inteligente aos absurdos ditatoriais que tem acontecido diariamente.

  17. Georgs Rozenfelds
    Georgs Rozenfelds

    É claro! O Lula e o Ortega são sérios candidatos à canonização! Já imaginou? Santo Lula e Santo Ortega!

  18. Fernando Berdi
    Fernando Berdi

    É isso mesmo, Fiúza, fostes no ponto, mais uma vez. Momento duro, o nosso, em que a democra cia Brasileira se encontra entre a “Morte e a Vida Sanseverina”.

  19. Andrea Vidal
    Andrea Vidal

    “ Vamos complementar esta clássica obra morte e vida sanseverina…” Vc é demais, Fiuza! Hahahahahaha

  20. Andrea Vidal
    Andrea Vidal

    O TSE está empenhadissimo na operação lava lula. O tiraram da prisão, o descondenaram, e agora tentam passar uma borracha no seu passado, como se ele tivesse saído do banho agora, limpinho e cheiroso. Quanto mais o presidente do TSE censura, derruba perfis e cala a mídia independente, mais os brasileiros têm motivos pra não acreditar na lisura desse processo eleitoral.

  21. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    Somente sarcasmo aplicado em doses cavalares para derrubar as muralhas da intolerância!

  22. Paulo Fernando Vogel
    Paulo Fernando Vogel

    Yes! Está tudo sobre “rígido” controle. A verificar a eficácia do algoritmo, digo, “sistema”, ao final do próximo dia 30.

  23. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    NÃO GOSTO DE PINGA. Se disser que gosto, podem associar-me a alguém e dar um determinar a remoção do meu comentário

    1. Paulo Roberto Zanetti
      Paulo Roberto Zanetti

      Uma grande arma contra a ditadura é mesmo o sarcasmo.Desmoraliza. Parabéns, Fiuza,mais uma vez.
      Mas limpar o judiciário desses pequenos ditadores, e dos grandes também, é um dever da sociedade. Essa deve ser uma pauta perene a ser levada aos políticos que elegemos. A pior espécie de ser humano é aquela que usa seu cargo para impor suas vontades a população. Tenho nojo dessa gente.

  24. Aeduardo
    Aeduardo

    Grande Fiuza !
    Texto excelente como sempre, porém faço um reparo em acréscimo logo ao inicio.
    Informa você: “Assim como todo mundo sabe que o Alexandre de Moraes é corintiano -” dita por ele próprio, entendo ser relevante no currículo do ministro a inserção de outra proferida pelo colega no discurso da posse pomposa: … e lutador de Muay Thai…
    Suaviza e dá mais leveza ao artigo, entende?

  25. Jorge Apolonio Martins
    Jorge Apolonio Martins

    Fiúza, seu sarcasmo é fatal cotra os ditadores. Valei, meu caro.

  26. Luiz Wargha
    Luiz Wargha

    Triste Brasil com este judiciário.

  27. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    O TSE já ganhou as eleições, butou um Campo de girassóis de 8.500.000 km2 nesse continente socialista

  28. Carlos Eduardo F. Rezende
    Carlos Eduardo F. Rezende

    Parabéns pelo artigo. Temos de falar as verdades e esse tribunal de exceção tem de acabar, não é possível. O lula é ladrão, chefe de quadrilha, lavador de dinheiro, socio majoritário do foro de São paulo, amigo de todos os comunistas (todos já sabem os nomes), é dono hoje dos tribunais superiores, e eles subservientes ao mínimo desejo do seu chefe. Com 75 anos vividos nunca imaginei que veria esse domínio mafioso que estamos vivendo. Peço ao Deus todo poderoso que acabe com esse pesadelo, enterrando de vez essa corja.

  29. Roberto
    Roberto

    Fiuza : genial. Só uma alta dose de sarcasmo para justificar a censura da democracia. Cada dia que passa chego mais a conclusão que esses funcionários públicos sem votos acreditam que somos um bando de acéfalos ignorantes. Só eles é que são inteligentes. O restante é ralé principalmente os capiaus do interior do estado de São Paulo.

    1. Paulo Roberto Zanetti
      Paulo Roberto Zanetti

      Uma grande arma contra a ditadura é mesmo o sarcasmo.Desmoraliza. Parabéns, Fiuza,mais uma vez.
      Mas limpar o judiciário desses pequenos ditadores, e dos grandes também, é um dever da sociedade. Essa deve ser uma pauta perene a ser levada aos políticos que elegemos. A pior espécie de ser humano é aquela que usa seu cargo para impor suas vontades a população. Tenho nojo dessa gente.

Anterior:
Imagem da Semana: monge em chamas
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 220
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.