Ministro Luís Barroso perde a linha com manifestante em Nova York | Foto: Montagem Revista Oeste/ Reprodução
Ministro Luís Barroso perde a linha com manifestante em Nova York | Foto: Montagem Revista Oeste/ Reprodução

Mensagem aos manés

Eu posto em plena eleição a frase “Já vai tarde”. Eu falo mesmo. Boto a minha cara. Escancaro a minha parcialidade, o meu partidarismo, a minha compostura de juiz de várzea. Não tô nem aí

Perdeu, mané.
Eu estou em Nova York comendo do bom e do melhor, celebrando a vitória do candidato que eu descondenei, protegido do meu vexame pelas mágicas palavras do William Bonner e do Heraldo Pereira, meu parceiro de caraoquê. Não adianta você, mané, ficar gritando na minha orelha o texto da Constituição, as sombras do sistema eleitoral, as incongruências da votação, a censura que nós baixamos para proteger a imagem do bom ladrão. Nada disso adianta. Quando chegar à noite o Jornal Nacional enxágua todos os nossos atos e acaba com a raça dos manés.

Perdeu, mané.

Eu falo qualquer merda e não pega nada pra mim. Eu digo que eleição não se ganha, se toma. Digo isso em pleno Congresso Nacional, onde fui mudar o rumo de uma votação para a instituição do voto auditável. E ainda falo aos quatro ventos que os que pedem o aperfeiçoamento do sistema de votação querem, na verdade, fraudar a eleição. E eu ainda digo que querem a volta ao sistema de cédulas de papel. Eu minto mesmo. Como já disse: falo qualquer merda e não pega nada pra mim.

Perdeu, mané.

Eu posto em plena eleição a frase “Já vai tarde”. Eu falo mesmo. Boto a minha cara. Escancaro a minha parcialidade, o meu partidarismo, a minha compostura de juiz de várzea. Não tô nem aí. De noite o Bonner me absolve. Ou, como diz o meu candidato honesto, me abissorve.

barroso

Perdeu, mané.

Você não sabe como a vida é boa. Você não sabe o que é ser imune a tudo e a todos, não sabe o que é a sensação de usar uma capa de super-herói diariamente, sobrevoando as leis, o direito e a sociedade inteira. Um mané como você jamais vai ter o prazer transcendental que eu tenho de canetar o que eu quiser e mudar a vida das pessoas ordinárias como você num segundo, obrigando-as a fazerem com a sua saúde, as suas finanças e a sua liberdade o que me der na telha.

Nós transformamos vocês em delinquentes sem fazer o menor esforço, às vezes estamos até bocejando nessa hora. E de noite o William confirma que é isso mesmo que vocês são

Perdeu, mané.

Mas não pense que eu sou um iluminado. Somos vários iluminados. Todos com capa de super-herói. Cada barbaridade de um de nós é protegida e reforçada pelas barbaridades dos colegas — e até o cala a boca já morreu renasce se for preciso, sempre por uma boa causa. Pergunta ao Bonner se não tem censura do bem.

Perdeu, mané.

Fica aí se espremendo na rua com esses seus pedidos de mané que aqui do ar-condicionado a gente dá uma coçadinha na caneta e em questão de minutos a nossa polícia está em cima de vocês, tratando esse bando de manés como criminosos, que é o que vocês são. Ou melhor, não são. E isso é o mais gostoso de tudo: nós transformamos vocês em delinquentes sem fazer o menor esforço, às vezes estamos até bocejando nessa hora. E de noite o William confirma que é isso mesmo que vocês são: criminosos. Você não tem ideia de como é gostoso viver com uma varinha mágica na mão.

barroso

Então é isso, mané. Fica aí na sua vidinha de merda enquanto eu voo majestosamente entre Nova York, Boston, Paris e Londres — lugares que você só conhece de fotografia, porque não são pro seu bico. Ou no máximo você foi pra lá limpar o chão que eu piso ahahaha. Desculpe, me deu vontade de rir. Eu rio à toa. Agora dá licença que eu preciso puxar o saco dos milionários que me convidam pras melhores paradas, mané, e cuidam bem de mim porque eu sou maravilhoso.

E vê se não amola, porque se todos começarem a acreditar no que você fala, mané, pode dar ruim pra mim. Aí o encanto acaba e eu viro abóbora. Eu não quero ser abóbora. No máximo lagosta ou caviar.

Leia também “Livre para obedecer”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

71 comentários Ver comentários

  1. Caro Fiúza, não sei se vc comentou quem eram os líderes de partido que mudaram os integrantes da comissão que aprovaria a urna com impressão depois da visita do Barroso. Se já comentaram entendo que deveriam dar mais publicidade já que são eleitos.

  2. Fiúza sintetizou bem toda a arrogância, escárnio e indiferença que Barroso sente pelo que, para o togado, deve ser uma abstração (que incomoda qdo é obrigado a encarar de frente) chamada POVO. Nunca pensei que algum dia viveria sob uma ditadura, e com a conivência de todas as instituições! Mas o povo está na rua e não vai aceitar todo esse descalabro passivamente!

  3. Boa tarde Fiuza
    Gostaria de mandar um grande abraço, dizer q vc me representa, seus comentários sempre muito claro, sinceros e realista. Não estou só. Graças a vcs não seremos calados. Assinei a revista oeste para dar meu singelo apoio a vc e a magnifica bancada do Oeste sem Filtro. Tenho certeza absoluta que será um grande sucesso. Serei fiel na audiência. Com vcs estamos representados. Forte abraço fiquem com Deus e boa sorte a todos. Não se calem. Não recuem. Selva.

  4. Me representa, quisera eu ter esse encantamento na escrita, pra chegar até você e simplesmente dizer um muito obrigada… mas, sou apenas uma mané, sonhando com um dia ter o direito de votar e acreditar que meu voto foi validado e computado.

  5. Se não fosse filmado, ninguém acreditaria que um Juiz, da envergadura do STF, seria capaz de proferir essas palavras! “A boca fala do que o coração está cheio.” Um coração perverso, arrota coisas imundas.

  6. todos caem matando quando o presidente fala uma verdade, sera normal um ministro da suprema corte se expressando com giria de bandido ? isso é a coisa mais normal do mundo ? Cade os comentarios do povo da midia ?

  7. Em decisão monocrática, defecam barroso na cabeça do povo declarando num mais profundo juridiquês de chefe de tráfico: “-Perdeu”! E, no despacho doravante não existem mais brasileiros, somente manés!
    Faça um “L” aí, ministro!

  8. Caro Fiuza.
    Li e reli seu texto mil vezes. Poucas são hoje, as oportunidades de nos depararmos com posições que nos representam e conseguem fazer com que nos sintamos um pouco menos impotentes.
    Estamos à deriva. Sem norte, sem estratégia, sem comando e sem perspectiva. Movidos “apenas” por um sentimento de amor à Pátria que jamais permitiremos que esvaneça.
    A esperança é que textos e posições como as suas e dos “Augustos”, dos “Guzzos”, das “Anas Paulas”, sacudam os culhões do nosso honroso Capitão e de seus pares de Espada e nos tragam uma definição breve e adequada.
    Nunca me senti tão injustiçado, vilipendiado, derrotado, não no mérito da questão, pois seremos sempre vitoriosos, mas na emoção, na alma, na perspectiva do abismo que se nos depara. Triste, ilógico, indevido, injusto o momento que vivenciamos.
    Estão nos roubando a esperança que projetamos para nossos descendentes, orgulhosos compatriotas dessa Nação vibrante e cheia de oportunidades.
    Bãobalalão Sr. Capitão.
    Espada na cinta e culhão na mão.

  9. Fiuza, neste texto você definiu o ser humano asqueroso que é esse tal de Barroso. A que ponto chegamos. Se Deus quiser isso acaba logo. Tenho fé.

  10. Difícil é saber qual desses expoentes repugnantes do stf (com minúsculas mesmo) ganha o Prêmio Esquizofrênico da Academia Maquiavélica de Hollywood.

  11. GUILHERME QUE BOM QUE VC ESTA NA REVISTA OESTE, ASSIM COMO O MESTRE AUGUSTO NUNES, A ANA PAULA, AINDA FALTA TRAZER O MOTA E O JOSÉ MARIA, AI SIM O TUTINHA VAI TER O QUE MERECE, COM AQUELES VERMELHINHOS QUE SÓ VÃO AFUNDAR A JP, BARBUDO DIOGO SHELP, AMANDA E PIPERNO, MAS VOLTANDO AO SEU MARAVILHOSO RACIOCÍNIO, OS MANÉS(PETISTAS) SEMPRE EXISTIRAM E GOSTAM DE SER ESCRAVOS DESSES BANDIDOS DE TOGA E SEM TOGA, BASTA ESTAREM NO PODER, ESSES QUE ELEGERAM ESSA QUADRILHA QUE NÃO RECLAMEM POIS EU QUE VOU ESTAR RINDO A TOA .AH..AH..AH…

  12. Então Fiuza, nomes de personagens como Celso de Mello, João Doria, Rodrigo Maia, Joice Hasselmann e Alexandre Frota já repousam no lixo da história do nosso País.
    Certamente os nomes de Luís Roberto Barroso, Alexandre Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Rodrigo Pacheco terão o mesmo destino. Só esperamos que seja breve.

  13. Excelente texto. Excelente!
    É triste ver nosso país com um ministro desse tipo no Supremo Tribunal Federal!
    Dele, já sabíamos que nem de longe tem o exigido “notável saber” para ser ministro de STF ou de qualquer outro tribunal. Não sabíamos era que não tem vergonha nenhuma em assumir ser um pau-mandado de partido (e que partido!) e puxa-saco de empreiteiros milionários.

  14. Fiuza o fim desse capítulo da história da democracia brasileira está à vista e é você quem o vai escrever. Crave bem sua vibrante justiça e liberdade para que nunca mais nas nossas vidas tenhamos judiciário corrupto nem governantes como os que de novo querem tomar o poder.

  15. Fiuza parabéns, sempre atento, portanto sugiro que avalie juntamente com seus colegas do bom jornalismo da revista oeste, jovem pan e gazeta do povo a significativa variação no número de eleitores de 2018 para 2022 nos estados (NORTE/NORDESTE) que Lula teve significativa votação em relação aos estados (SUL/SUDESTE). Retirando os estados do Amazonas (Norte) e M. Gerais (Sudeste) nos quais praticamente houve o empate entre os candidatos, observamos as seguintes variações:
    Nos estados LULA (Bahia, Ceara, Maranhão, Para, Paraíba, Pernambuco, Piauí, R. G. do Norte e Sergipe) somados em 2018 foi de 42.533.465 eleitores e em 2022 de 46.147.632 ou 8,5% a maior. Já nos estados BOLSONARO (D. Federal, E. Santo, Goiás, Paraná, R. de Janeiro, R.G.do Sul, Sta. Catarina, São Paulo) somados em 2018 foi de 76.138.363 eleitores e em 2022 80.048.753 eleitores ou 5,1% a maior. É no mínimo estranho. Vale dizer que Maranhão cresceu 11,2%, Pará 10,6% e Bahia 8,6% e em São Paulo somente 4,9%, R. Janeiro 3,4% e R.G. do Sul 2,9%.
    Fiuza, é no mínimo estranho e considero importante o bom jornalismo levantar quais cidades desses estados tiveram significativo aumento e sua razoabilidade.

    1. Fiuza, sempre se superando, crônica após crônica, comentário após comentário, trazendo algum alívio aos que são do bem, trabalhadores, pagadores de impostos e patriotas, através da fina ironia e do desnudar desses seres maléficos que supõem que essa situação perdurará para sempre. Ledo engano: ‘Não há mal que sempre dure…’ tenho certeza que ainda veremos esse estado de coisas se inverter e seres abjetos como esse terem o que merecem.

  16. Essas aves de rapina devem ter um gozo escomunal ao pegar a caneta para mandar retirar os direitos do cidadão e furar a Constituição. A deles, deve estar toda rabiscada…

  17. Fiuza…: “Pois é Mané….o crime compensa” !! Só faltou essa frase no excelente comentário seu…parabéns Fiuza….sinto falta de ouvir sua voz pelo radio do carro no final de cada dia….mas …vida que segue.

  18. Fiuza, sempre exato e certeiro. É uma lástima para o cidadão que segue sua vida buscando a retidão, ensinando seus filhos sobre hombridade, honestidade, caráter, sobre quais são os objetivos que o homem médio deve buscar, o caminho do sucesso que está atrelado à competência e esforço pessoal. Daí vem representantes, que ninguém escolheu pelo voto, mostrar-nos que tudo isso é utopia, que o bom mesmo é fazer parte do clube de espertos demais.

  19. Fuiza sempre brilhante nos comentários. Fala o que todos nós, brasileiros de bem, gostaríamos de falar. Leio e ouço os comentários com muito prazer.

  20. Fiuza,vamos ver com o tempo quem são os verdadeiros manés.O povo está nas ruas e não saem nem por picanha e cerveja,podem oferecer tudo que quiserem,mas de lá não vão sair.Querem a liberdade e a obediência irrestrita a constituição.Vamos ver quem vai vencer esse cabo de guerra.

  21. Suas batatas, ‘nobres togados’ estão assadas. Serviremos em breve. Há pratos que, servidos frios, sao mais interessantes.
    Vocês não prosperarão. Podem nos escarnecer, humilhar, pisotear, mas temos em DEUS, a certeza da lei do karma. Aqui se faz aqui se paga.
    E não é castigo de Deus não. Deus nao castiga, Deus ama.
    Vocês carrascos, cada um de vocês togados e nao togados, que escarnecem de nos, pedirao sofrerao de suas proprias açoes podres, rastejarão na lama do umbral por decadas e conhecerão a misericordia divina. Espero que entao tenham aprendido algo.
    E isso nao demora acontecer nao. A vida é celere!!

  22. E AI CARO FIUZA. O QUE VAMOS FAZER? EU SEI….: AS FORCAS ARMADAS PROTEGEM A CONSTITUICAO E O ESTADO QUANDO SE DA UMA SITUACAO COM ESSA.
    ISSO E LEGAL. O ESTADO NAO PODE FICAR DESPROTEGIDO EM MAOS DE ESSES SEM-VERGONHAS.
    AS FORCAS ARMADAS EXIGEM A INSPECAO DAS URNAS E COMPROVAM O FRAUDE E A LEI VOLTA A RESPIRAR SERENA E JUSTA.
    QUANTA SAUDADE DE VC NOS PINGOS NOS I

  23. Fiúza, como sempre brilhante! Lamentavelmente, só verdades amargas e inaceitáveis para para nós brasileiros cansados dessa pouca vergonha desses seres obscuros!

  24. Grande, Fiuza, belo comentário. Caro Fiuza, será que não há ninguém para dizer para as FFAA que eles não estão cumprindo a sua missão primeira que é defender a Pátria dos seus inimigos? Para que são pagos, afinal? O inimigo está aqui dentro, ele está entre nós, como se diria em um filme de ficção… Assumiram a forma humana… Um punhado deles está levando o povo à miséria e escravidão, 215 milhões de pessoas que pagam os salários dos militares. O País está sendo destruído, está sendo levado ao abismo, através de manipulações indecentes, e os militares, acomodados, achando que não têm nada com isso, sob a alegação que respeitam as instituições. Quais? Os caras jogam sujo, as instituições são eles, fazem o que querem, rasgam a Constituição, e os militares, o que fazem? E pensar que o povo confiava neles… Como eu já disse em outro comentário, a Venezuela também tem forças armadas…

    1. Parabéns Osmar Martins; as FFAA tem que ler esse seu comentário. Não é possível ter um PRESIDIARIO Presidente do nosso Pais; é uma vergonha.

    1. Marcelo. Aqui na ilha (Florianópolis) o termo Mané era usado para os moradores do interior da ilha, na época em que havia pouca comunicação com o centro. Chamava-os de Manézinho, pelo fato de falarem uma linguagem as vezes diferente. Mais isso era como um premio para eles. Pois era de lá que vinha quase tudo para alimentar as pessoas do Centro vindas pelo mar em lanchas e canoas.

  25. Estou feliz em apoiar essa equipe
    De jornalistas valentes!! Muito orgulho e todo meu respeito!! Fiúza estou lendo seu livro Passaporte 2030!! Gostaria muito de um autógrafo!! Será que
    Consigo???

    1. Quando os manés não aguentarem mais e saírem para fazer algo, conhecerão a grande competência das FFAA em controlar “agitações sociais”. O povo conhecerá a eficácia da Cavalaria, aquela que ainda mantém cavalos nos seus quartéis, tida por alguns como arcaica, mas ainda eficiente quando ensina ao povo o seu devido lugar.

  26. Deveríamos ter nos manifestado antes das eleições exigindo voto auditável! Agora Inês é morta! Não que eu tenha aceito, simplesmente engulo!

  27. “Todo excesso esconde um desequilíbrio, e a desordem não é nada atraente, seja ela qual for, exceto a outro raciocínio instável.”

  28. Bravo!!!! Parabéns, Fiuza, por arrancar a máscara desses sujeitos cínicos e podres que se dizem “iluminados” e os deixarem nus. Texto brilhante e necessário! Obrigada!

  29. Exatamente Fiuza maravilhoso. Só que, meu coração chora e tenho um dor tão grande no peito. As vezes gostaria de ser ainda, aquela ignorante de política suja e fedida que sempre foi no Brasil (mundo).

  30. O Fiuza eh o maximo. Soh queria ve-lo nas ruas protestando tambem como qualquer civil patriota eh obrigado a fazer para salvar a nacao do que todos nos no mundo todo ja sabemos.

  31. Mas o amor venceu. A Bela Gil agira vai resolver o problema substituindo a Picanha por capim, principalmente agora que ela se percebeu saposexual(sic).

  32. A carga tributária bruta (CTB) chegou a 33,90% do PIB em 2021 segundo dados do Tesouro Nacional. Trocando em miúdos significa que eu, tu, ele, nós, vós, eles pagamos tributos proporcionais a um terço dos nossos rendimentos. Melhor, um terço do ano ou quatro meses de trabalho para pagar tributos. Sim, trabalhamos o equivalente a janeiro, fevereiro, março e abril para sustentar a máquina pública, aí incluídos os $ini$tro$ do STF. Depois disso eles vêm cagar e sapatear nas nossas cabeças!

    O que você faria com quatro meses de rendimentos? Pagaria para um sacana debochar de você? Entregaria esse dinheiro para meia dúzia de idiotas oprimir, censurar e calar a sua voz?

    Pois, é. Fiúza bem que alerta a gente faz tempo. É isso que Xandão e sua gangue faz, recebe o nosso dinheiro, rouba nosso voto, cala a nossa voz, prende e usurpa a competência dos nossos representantes eleitos.

    O que dá vontade de fazer com esses caras?

  33. Boa Fiuza! Só tratando com o mais puro sarcasmo esse que talvez seja o pior deles, pra aliviar uma pouco a raiva e frustração.
    Mas não há mau que nunca acabe, diz o dito popular que nunca falha.

  34. Excelente, como sempre, a edição da Oeste.
    Parabéns especiais ao jornalista Guilherme FIUZA pelo excelente artigo sobre os manés…
    Sucessos, muitos.
    Abraços

  35. Bom dia, Rev Oeste.

    Em relação as palavras do Sr. Barroso.
    A boca só fala aquilo que o coração esta cheio.
    Se esta cheio de coisas boas fala de amor.
    Se esta cheio de coisas ruins fala (PERDEU MANÉ NÃO AMOLA).

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.