Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Montagem Revista Oeste/Reprodução
Edição 155

Carta ao Leitor — Edição 155

As notícias ruins sobre o governo Lula camufladas por boa parte da imprensa estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro, o maior partido de oposição que existiu no país foi a velha imprensa. Qualquer notícia minimamente positiva vinha acompanhada de um “mas”, seguido da informação negativa. “Investimento empurra PIB, mas recuperação é lenta”; “Sob Bolsonaro, crime cai e emprego cresce, mas área social piora.” Um dos grandes momentos dos “vigaristas da adversativa”, como cunhou Augusto Nunes, foi a invenção do verbo despiorar: “Economia dá sinais de despiora”, informou o colunista de um desses jornais, em junho de 2021.

Passados mais de dois meses da posse de Lula, o partido da velha imprensa continua em combate — sempre na oposição a Jair Bolsonaro. Críticas ao ex-presidente desviam as atenções de sucessivas notícias ruins produzidas pelo governo petista. Lula avisa que o BNDES voltará a financiar governos e ditaduras de esquerda. Os jornais preferem atribuir a Bolsonaro um segundo genocídio: o que ameaça liquidar a etnia ianomâmi. O MST e suas sucursais invadem dezenas de fazendas produtivas em várias regiões do país. A mídia estimula a fantasia de que o mundo vai encarregar o presidente brasileiro de resolver a guerra na Ucrânia. O preço da gasolina aumenta vertiginosamente nos postos de gasolina por causa da volta do imposto federal. As manchetes são ocupadas pelas joias que Michelle Bolsonaro teria tentado contrabandear.

A cortina de fumaça forjada por essa imprensa é o tema da reportagem de capa desta edição, assinada por Silvio Navarro. “Dos mesmos criadores do ‘despiora’ da economia e da profusão de manchetes adversativas, agora surgiu a ‘reoneração’ dos combustíveis e as ‘viroses’ carnavalescas — a covid sumiu”, observa Navarro.

Nesta quarta-feira, um artigo da economista Zeina Latif, no jornal O Globo, mostrou que, graças a medidas do governo anterior, a taxa de desemprego, embora alta, tem oscilado em torno de 8,7%, o que é positivo no caso do Brasil. Os editores, claro, não poderiam deixar passar incólume qualquer elogio a Bolsonaro e Paulo Guedes e conceberam um título esperto: “Desemprego é alto, mas está baixo”. As pessoas que leem só títulos — cerca de 70% — certamente deduziram que o governo Lula acertara mais uma.

Outro escândalo previsivelmente subestimado pela imprensa envolve Juscelino Filho. O ministro das Comunicações não se limitou a usar dinheiro público no asfaltamento da estrada que cruza uma das fazendas da família no Maranhão. Também usou um jato da FAB para ser premiado numa exposição de cavalos de raça em São Paulo e bancou o passeio com diárias debitadas na conta do ministério. Os jornais só se lembraram de Juscelino para divulgar o encontro que teve com Lula — “altamente positivo”, segundo o visitante

“O ministro está liberado para novas aventuras”, afirmou J.R. Guzzo, no artigo publicado nesta edição. “É um fato bem simples: Lula e o PT fazem parte e estão sob a proteção integral do partido político mais poderoso que o Brasil já teve em seus 523 anos de história — o consórcio nacional cujo objetivo estratégico é eliminar qualquer possibilidade real de se combater a corrupção neste país.” Como lembrou Guzzo, se as coisas estão assim com apenas dois meses de governo, imagine mais para a frente.

Presidente Lula | Foto: Montagem Revista Oeste/Lula Marques/Agência Brasil

 

Boa leitura.

 

Branca Nunes

Diretora de Redação

12 comentários
  1. Maria Antonieta de Andrade
    Maria Antonieta de Andrade

    Perdão,devo ter entrado sem saber. Por enquanto estou só tentando saber como entrar na revista. Sou idosa,mas,muito interessada.

  2. JHONATAN SURDINI
    JHONATAN SURDINI

    Quero os “curtis” em nossos comentários!

  3. maria ines capanema valadares
    maria ines capanema valadares

    O assinante pode liberar dois conteúdos da revista por edição.
    Mas aquela pessoa que recebe não consegue ler os conteúdos sem assinar a revista.
    De que adianta essa liberação?

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Olá, Maria Ines, Oeste agradece por sua mensagem.

      Sim, o assinante tem direito a enviar duas matérias de cada edição para um amigo, mesmo que ele não tenha assinatura da revista.

      Vamos te contatar para obter mais detalhes da matéria e checar o que houve.

      Atenciosamente,

      Revista Oeste

  4. Sandra A. Hipolito
    Sandra A. Hipolito

    Outra coisa é essa parte de comentário a OESTE, não há possibilidade de anexar fotos. O cérebro da mais valor no que vê, já que lê ainda não é a prioridade.

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Sandra, Oeste agradece a sugestão.

      Já a anotamos e vamos levá-la para a pauta de desenvolvimento do novo site, que deve estrear em breve!

      Atenciosamente,

      Revista Oeste

  5. Sandra A. Hipolito
    Sandra A. Hipolito

    É muito difícil com mãos limpas lutar contra mãos sujas, contra notícias mentirosas é necessário que colocamos matérias mastigada pra tal ELITE ler e reproduzir, mais sabemos que isso só ocorre se for imprensa que não mama nas TETAS.

  6. CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA
    CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA

    Obrigado Revista Oeste, por vocês, eu ainda tenho uma esperança, se vocês continuarem nesta mesma batida, vai chegar a hora deste povo brasileiro acordar, do mesmo jeito que acordaram com a Lava Jato, destruída pelos ” agentes secretos” instalados pelos ex-presidentes, no tal STF, mas chega a hora em que o tal ParTidão vai desabar sobres as próprias pernas quando a Alma Penada, descer aos quintos do inferno , não deixando substituto criado, pela arrogância de ser ele a Alma penada o único capaz de ser o Poder do partido.

  7. JULIANO FLÁVIO PAVÃO
    JULIANO FLÁVIO PAVÃO

    Parabéns pelo artigo Silvio. Muito triste os erros e irregularidades desse desgoverno federal. Existe má fé e somente ideologia equivocada. Pobre Brasil.

  8. Lilian Pedro da Silva Bastos
    Lilian Pedro da Silva Bastos

    Maravilhoso o texto! Parabens Silvio alias as suas narrativas sao maravilhosas.

  9. Maria Elena da Silva
    Maria Elena da Silva

    Quem salvará o Brasil do naufrágio?

  10. Maria Elena da Silva
    Maria Elena da Silva

    Haddad não sabe nada de economia, Socorro Paulo Guedes.

Anterior:
Cortina de fumaça
Próximo:
‘O PIX colaborou para aumentar o número de sequestros em SP’
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.