Pular para o conteúdo
publicidade
Sessão plenária do TSE (16/05/2023) | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Edição 165

Deltan Dallagnol e os donos do poder

A chapa Dilma/Temer não foi cassada, em 2017, por excesso de provas; já Deltan Dallagnol foi cassado, em 2023, por falta de provas

Mario Sabino
-

Deltan Dallagnol tornou-se o primeiro parlamentar brasileiro cassado por mera suposição de cometimento de fraude com base em nada. Todos os ministros do TSE supuseram que ele pediu exoneração do Ministério Público, a um ano da eleição, para escapar de punições em eventuais processos administrativos disciplinares que poderiam vir a ser instaurados, inviabilizando, assim, a sua candidatura a deputado federal, ao transformá-lo em “ficha suja”. Eventuais processos administrativos disciplinares, vamos ser claros, que tinham motivações políticas claras da parte de acusadores que ele enfrentou na Lava Jato.

A jurisprudência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é justamente esta: são automaticamente encerrados os procedimentos que podem resultar em processos administrativos disciplinares contra integrantes do MP que tenham pedido exoneração ou aposentadoria. Foi o que o CNMP fez no caso de Deltan Dallagnol. Na artilharia interna contra o ex-chefe da Lava Jato, havia apenas reclamações que resultaram em simples censuras, havia sindicâncias arquivadas ou a ser arquivadas e outras sem relatório ou instrução que nem estavam perto de se transformar em processos administrativos disciplinares. Isso não faz de ninguém um “ficha suja”, inclusive porque a Lei da Ficha Limpa exige que o processo esteja efetivamente aberto, pendente, para que haja inelegibilidade. Onde está a fraude de Deltan Dallagnol? Num futuro distante que ele teria antevisto, se bem entendi.

O advogado e ex-juiz Márlon Reis, contudo, um dos pais da Lei da Ficha Limpa, considerou “irretocável” a decisão do TSE de cassar o mandato de Deltan Dallagnol. Irretocável, para mim, é Os Donos do Poder — Formação do Patronato Político Brasileiro, de Raymundo Faoro, que não viveu para ver o seu PT entrar no patronato que ele disseca no livro magistral.

Dallagnol
Deltan Dallagnol | Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Escreveu Raymundo Faoro:

“A longa caminhada dos séculos na história de Portugal e do Brasil mostra que a independência sobranceira do Estado sobre a nação não é a exceção de certos períodos, nem o estágio, o degrau para alcançar outro degrau, previamente visualizado. O bonapartismo meteórico, o pré-capitalismo que supõe certo tipo de capitalismo, não negam que, no cerne, a chama consome as árvores que se aproximam do seu ardor, carvão para uma fogueira própria, peculiar, resistente. O estamento burocrático, fundado no sistema patrimonial do capitalismo politicamente orientado, adquiriu o conteúdo aristocrático, da nobreza da toga e do título.”

E ele prossegue:

“A pressão da ideologia liberal e democrática não quebrou, nem diluiu, nem desfez o patronato político sobre a nação, impenetrável ao poder majoritário, mesmo na transação aristocrático-plebeia do elitismo moderno. O patriciado, despido de brasões, de vestimentas ornamentais, de casacas ostensivas, governa e impera, tutela e curatela. O poder — a soberania nominalmente popular — tem donos, que não emanam da nação, da sociedade, da plebe ignara e pobre. (…) O Estado, pela cooptação sempre que possível, pela violência se necessário, resiste a todos os assaltos, reduzido, nos seus conflitos, à conquista dos membros graduados de seu estado-maior.”

A chapa Dilma/Temer não foi cassada, em 2017, por excesso de provas; já Deltan Dallagnol foi cassado, em 2023, por falta de provas. O livro de Raymundo Faoro explica. Nada a acrescentar.

Leia também “O PT nutre a fantasia de ser absolvido pela história”

28 comentários
  1. Nicolas Mendonça Coelho de Araujo
    Nicolas Mendonça Coelho de Araujo

    Mario Sabino não deveria ser aceito como colunista, esse sujeito junto com Felipe Moura Brasil e Diogo Mainardi foi quem inventou a história do gabinete do ódio na finada Crusoé com o único intuito de atacar o governo Bolsonaro e seus apoiadores espontâneos. Por conta dele e de sua trupe foi aberto o inquérito e a CPI da Fake News que vem perseguindo conservadores. Esse sujeito se recusou a chamar Alan dos Santos de jornalista e bateu palmas a perseguição, bateu palmas para o fim do terça livre, a perseguição ao Te Atualizei e tantos outros. Gente desse tipo deve ir para a Globo e CNN e não para mídia séria. Essa foi a primeira vez que considerei cancelar a assinatura.

  2. L. C. Baldu
    L. C. Baldu

    O Sr que nos perdoe e nos livre desses pulhas togados, o brasileiro não merece. Não esqueçamos de agradecer ao Temer pela m…de ter ”colocado” o cabeça de ovo no STF…

  3. Alexandre Chamma
    Alexandre Chamma

    A história nos mostra que esses vagabundos togados que rasgam à constituição e são apoiados por supostos advogados, que na verdade também são bandidos mancomunados com o sistema, cairão assim como caíram todos. Vão cair porque é impossível viver em uma sociedade sem direito, sem juízes e sem respeito. Vão cair porque o mal nunca triunfou sobre o bem. Vão cair porque não se sustentam no seio das suas famílias, dos amigos não vendidos e não bandidos. O bem triunfará sobre esses vermes!

    1. L. C. Baldu
      L. C. Baldu

      Sr. Alexandre, não acredito que aconteça, com esse Congresso covarde, todos arrolados de alguma forma com os poderosos do STF, algo contra esse sistema corrupto, carcomido, a última dessa corja, foi o Lewa que antecipou sua saidinha para trabalhar com os irmãos metralhas da J&S em defesa, sabe-se lá de que? mas onde tem muita grana, com certeza, terá um togado de rabicho….haja vista que até os honorários estão sob sigilo…..é mole!

  4. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Que surpresa agradável, ter Mario Sabino por aqui!

  5. Rogério Soares Carvalho
    Rogério Soares Carvalho

    É desagradável ler o que o Guzzo e o Augusto Nunes escrevem toda semana na Oeste e comparar com os escritos de gente na imprensa que pediu abertamente o impeachment do Bolsonaro, contribuindo decisivamente para a eleição do molusco e para a incerteza que hoje envolve todos nós.

  6. Rogério Soares Carvalho
    Rogério Soares Carvalho

    Texto de Mário Sabino em 2021

    “Jair Bolsonaro é um vírus que Brasília, por uma série de motivos, a depender do grupo, acha que pode tratar com cloroquina e ivermectina. Não pode”, diz Mario Sabino em sua coluna na Crusoé.

    “Para esse vírus, existe cura por meio de remédio eficaz, rápido e seguro: o impeachment. Não basta torná-lo inelegível daqui a quase um ano e meio. As condições para o impeachment estão dadas. Nos seus delírios, Jair Bolsonaro ainda acredita que pode esticar a corda, porque contaria com imenso apoio popular e o suporte das Forças Armadas. Não é verdade. A sua base de eleitores está-se corroendo a olhos vistos e, quanto aos militares, o almoço de Gilmar Mendes, hoje decano do STF, com o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, foi mais do que um encontro amigável. O comandante, falando em nomes das Forças Armadas, afirmou que não há hipótese de ocorrer um golpe militar (o que de resto, modestamente, eu já havia dito neste espaço).”

    1. Marcus Borelli
      Marcus Borelli

      Mário Sabino estaremos de olho em seus textos. Tenha coerência rapaz.

  7. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    E quem disse que a chapa foi cassada? Só Dilma foi cassada

  8. Christian
    Christian

    Quando Mainardi saiu do Antagonista dei graças a Deus. A amargura era latente, principalmente depois da morte do pai. De vinho passou a ser vinagre. Era impossível ler Mainardi sem pensar na busca por vingança. A Covid não o matou mas enegreceu os seus pensamentos e passou a culpar quem não devia.
    Ainda sobrava alguém (com verve e inteligência) que era o Sabino. Eu cheguei a tecer elogios. MAS, o vinho conseguiu virar vinagre. Sabino tinha deixado de enxergar o amanhã que estamos vivendo hoje.
    A tentativa de sobreviver nas revistas apoiando uma natimorta terceira via foi o início do fim.
    As revistas perderam muitos assinantes (eu fui um deles) e o Sabino acabou batendo em retirada.
    Ao escrever na Oeste, Sabino ganhou um “vida”, só espero que consiga nos provar que ira aproveitar esta oportunidade.

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Subscrevo.

    2. Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Mário Sabino é genial. Apoiou a 3a via? Viu em Bolsonaro um ditador que precisava ser extirpado? Sim e sim. Eu lamentei deixar O Antagonista e perder os textos dele. Muito feliz de vê-lo por aqui.

  9. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    O projeto de poder segue a passos largos.
    A mordaça está se instalando e depois viveremos no mínimo meio século na escuridão.

  10. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
    RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

    Vocês sabem o que me dá mais medo? São os milhares de usuários das redes sociais que não podem explanar suas opiniões políticas e criticar essa ditadura que se inicia no Brasil. É ver milhões de pessoas escravizadas a uma ideologia de Esquerda que não deu e não dá certo em lugar nenhum do mundo, mas insiste em se instalar no Brasil. É ver o medo estampado no rosto da população em que ninguém confia mais em ninguém. É não ter a certeza se acordaremos vivos ou mortos no dia seguinte. A Revista Oeste, como qualquer veículo de comunicação sério, tenta retratar, com fidedignidade, o dia a dia dessas pessoas comuns como eu, por exemplo. Por enquanto, as reportagens e notícias da Revista Oeste, os colunistas, Mário Sabiino, retratam políticos famosos da oposição direitista. Com o avanço rápido da ditadura sobre todo o tecido social brasileiro, não demorará muito, para a Revista Oeste fechar suas portas por causa da censura. Ter suas vozes caladas talvez para sempre. Como vamos ficar? Já disse John Lock, o Estado existe em função do indivíduo e não o indivíduo em função do Estado. Somos mais de 200.000.000 (duzentos milhões) de habitantes. Será que essa Esquerda conseguirá controlar toda essa população? Vamos assistir calados a essa escalada autoritária?

    1. Marcus Borelli
      Marcus Borelli

      Um dia o chicote vai mudar de mãos.

    2. L. C. Baldu
      L. C. Baldu

      Infelizmente esses que apoiam o que está para acontecer, não viveram no Regime Militar, não pensam ou estão doutrinados dentro daquele dito: ”repita mil vezes uma mentira, até ela se tornar verdade”, Goebbels disse isso, atualmente eles usam a palavra Democracia como fosse uma verdade na cabeça dessa turma. Quem sabe um dia, os imbecis que falam e não dizem nada, possam se lamentar, ou não…

  11. Arlete Pacheco
    Arlete Pacheco

    COMPLETANDO: ESSES TOGADOS, QUE SE ACHAM A CEREJA DO BOLO, NUNCA SE CANDIDATARAM POR QUE?
    NUNCA DERAM A CARA A TAPA POR QUE?

  12. Arlete Pacheco
    Arlete Pacheco

    REALMENTE, NO BRASIL O RABO ABANA O CACHORRO. PESSOAS QUE JAMAIS RECEBERAM SEQUER UM VOTO
    POPULAR SE ACHAM NO DIREITO DE CASSAR UM CIDADÃO QUE RECEBEU MAIS DE TREZENTOS MIL VOTOS! ESSAS CRIATURAS SIMPLESMENTE CALARAM OS ELEITORES! PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

  13. Alvir Galle
    Alvir Galle

    Sempre tive Mario Sabino como um dos bons jornalistas patrícios. Entretanto, deixei de renovar assinatura da Crusoé e Abdiquei totalmente de ler qualquer coisa do Antagonista, também por causa do que Sanino, Mainardi e outros passaram a divulgar contra o presidente Bolsonaro. Eram terceira via, ok, qualquer um tinha o direito de ser “terceira via”, mas nunca posicionar-se contra Bolsonaro e o “bolsonarismo” com o ódio e a mentira com que eles se posicionaram. Ok, vamos admitir que Mário Sabino fez “mea culpa”, voltou atrás, e agora até espaço na Oeste já tem. Contra a minha vontade. Absolutamente contra a minha vontade. Todo mundo tem o direito de mudar seus paradigmas, mas não é por isso que eu haverei de isentá-lo das culpas anteriores. É meu recado!

    1. Frederico Oliveira dos Santos Melo
      Frederico Oliveira dos Santos Melo

      Concordo plenamente!

    2. Eleonara Leal De Castro
      Eleonara Leal De Castro

      Sempre há espaço na Gazeta do Povo pra esses…Não existe terceira via. Temos de lembrar que enquanto esses “democratas limpinhos” estavam nas fraldas Bolsonaro já era pioneiro e único lobo solitário no Congresso. Ele abriu uma janela para o impossível, o inexpugnável. Injustiças a parte em face de atores da “terceira via”, contra as quais qualquer conservador moral se coloca em posição de repúdio, jamais devemos esquecer que ela é, numa análise simplista, “mais do mesmo politicamente correto” só que idealmente sem corrupção, com punição dos criminosos e com segurança jurídica para os cidadãos de bem. JAMAIS ESQUECEREMOS QUEM NOS CHAMOU DE BOLSOMINIONS, OU QUEM FOI CONIVENTE E APENAS CALOU FAZENDO QUE SIM COM A CABEÇA QUANDO ALGUM(A) “MEQUETREFE CHINFRIN COM PODER DEMAIS NA CANETA” NOS CHAMOU ASSIM. Não existe terceira via, ela voltou com o rabo entre as pernas tarde demais, agiu de modo contraproducente, como a Ana falou: “Durante quatro anos, assistimos atônitos à complacência da imprensa no Brasil e à quebra do ordenamento jurídico no país, afinal, era para derrubar o “Bozo”, o “novo Hitler”, o “ditador”, o “autoritário”. Até os ditos e autoproclamados conservadores e liberais demonizaram e desumanizaram Jair Bolsonaro porque “ele não é conservador” no checklist burkeano dos hipócritas do Instagram que surfaram e nadaram de braçadas na onda conservadora empurrada por Bolsonaro. Muitos elogiavam o presidente para vender cursos e livros, para depois posarem de limpinhos que “não se misturam com essa gente bolsonarista”. Permaneceram em absoluto silêncio durante 2020, 2021 e 2022 enquanto nossa Constituição era estuprada diariamente, afinal, “oh well… são bolsonaristas sendo perseguidos e presos. Inconstitucionalmente, sim. Mas ainda são bolsonaristas”. Quando Bolsonaro era o antidemocrático contra a constituição, OK! ‘Ele se afastava da justiça e do combate a corrupção’, diziam….Ah tá!! CEGOS!! Agora as verdadeiras víboras estão aí, dando botes aos montes. Agora está todo mundo sentindo, no osso, de uma forma ou de outra, o efeito rebote dessa ilusão da terceira via, dessa negligência com o compromisso pela verdade. MAS….sempre há tempo pra ‘mea culpa’ , sim!!! E arrependimento! E mudança de postura! Que no sirva de lição, a todos que essa é uma luta que só tem dois lados: é o bem contra o mal.

      1. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
        RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

        Parabéns Eleonora! Texto irretocável e fidedigno. Por favor, permita-me um comentário. Essa história de terceira via serviu para dar chance de elegibilidade a políticos calhordas, covardes e corruptos que não acharam eco para suas ideias absurdas nessa nova Direita brasileira liderada por Bolsonaro. Essa gente, para se manter em evidência e no poder, criaram essa terminologia lançando candidatos medíocres, sem expressão alguma, em todo o país. Felizmente, essa ideia da terceira via foi natimorta e não sobreviveu à realidade dos fatos. Jornalistas e pessoas que buscam terceiras vias e neutralidade estão fadadas ao esquecimento. Só há 02 (dois) lados, o certo e o errado. Parabéns, mais uma vez.

      2. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
        RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

        Perdão. O seu nome é Eleonara.

  14. Paulo Emilio de Moraes Garcia
    Paulo Emilio de Moraes Garcia

    Não sei se foi uma boa ideia agragarem aos quadros da Oeste esse sujeito, um dos fundadores do infame blog Antagonista.

    1. Nicolas Mendonça Coelho de Araujo
      Nicolas Mendonça Coelho de Araujo

      Concordo, o lugar desse sujeito é em outro lugar. Não na Oeste.

  15. Maria de Lourdes Bandeira De Lamônica Freire
    Maria de Lourdes Bandeira De Lamônica Freire

    Bem-vindo Mário, faltava você nessa mesa da Oeste que tanto inspira e encoraja nosso país na busca do resgate da dignidade

  16. MNJM
    MNJM

    O mandato do deputado será restabelecido? Ninguem tem dúvida q a cassação foi pura armação do TSE , q nem deveria existir , como ocorre na maioria dos países.
    Dá nojo o cidadão de bem ter q conviver com o baixo nível das cortes superiores, meros paus mandados do PT. O capacho do Pacheco é o maior responsável por essa safadeza, por não colocarc em pauta o impeachment desses cretinos covardes, q sem nenhum voto usam a canetada p mandar no país como bem emtender.

  17. Eliane Aparecida de Campos Maciel
    Eliane Aparecida de Campos Maciel

    A pergunta que fica é: ok ficarmos todos muito indignados, mas quanto à solução para essa situação na qual o Brasil se encontra, nossa indignação não é remédio .
    Quem nos defenderá dessa tirania?

Anterior:
‘Missão dada, missão cumprida’
Próximo:
Sem direito de defesa
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.