Pular para o conteúdo
publicidade
Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Flávio Dino, durante lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), no Palácio do Planalto | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Edição 175

A KGB do governo

Flávio Dino usa a Polícia Federal para perseguir adversários, restringe a posse de armas e prega o desencarceramento em massa. É o avanço do projeto comunista no país

Silvio Navarro
-

Em abril de 2018, quando o então juiz Sergio Moro determinou a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes descobertos na Operação Lava Jato, o petista refugiou-se na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As imagens do prédio cercado por bandeiras vermelhas inflamaram o país. Naquela semana tensa, Lula conversou com o amigo Flávio Dino, ex-juiz federal e governador do Maranhão. O comunista deu um conselho que por muito pouco não foi seguido: Lula deveria resistir à prisão e não se entregar à Polícia Federal — recomendou que procurasse uma embaixada.

Cinco anos depois, a história ajuda a explicar o comportamento de guerrilha de Flávio Dino, tratado como o mais poderoso ministro por Lula. Naquela época, Jair Bolsonaro ainda não havia sido eleito e o tal “bolsonarismo” que ele diz combater nem sequer existia. Mas o maranhense já pregava a ruptura com a lei. Também serve para compreender o atual aparelhamento ideológico e o uso das forças de segurança pública, especialmente da própria Polícia Federal, contra adversários políticos.

Alguns episódios recentes são alarmantes. Há 15 dias, a polícia fez uma ação de busca e apreensão na casa de uma família em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo. Seus integrantes são investigados por uma suposta agressão verbal — ou até física — contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e seu filho, no Aeroporto de Roma. O caso até agora não foi elucidado. Mas Dino ofereceu o serviço da Polícia Federal imediatamente — antes até do pedido formal do STF. Agentes da PF apreenderam, por razão desconhecida, celulares e computadores. Os carros dos envolvidos também foram vasculhados, numa ação sem nenhum amparo legal.

O expediente tem sido utilizado com frequência na gestão Dino. É chamado de fishing expedition (“pesca probatória”), método altamente contestado no meio jurídico. Foi empregado contra o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro: a polícia bateu à sua porta para buscar a carteirinha de vacinação contra a covid-19, por suspeita de fraude, e levou os telefones dele e da ex-primeira-dama, Michelle. 

Foto: Reprodução O Estado de S. Paulo (19/7/2023)

Outra novidade na Praça dos Três Poderes é a proximidade de Dino com alguns ministros do Supremo. Ele conversa com frequência tanto com Moraes quanto com Luís Roberto Barroso. Foi o responsável por levar, pela primeira vez desde a década de 1930, um magistrado do STF ao palanque da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento ficou marcado pela confissão de Barroso: “Nós derrotamos o ‘bolsonarismo'”.

A UNE é um dos braços do Partido Comunista do Brasil, sigla que Dino frequentou desde a juventude — só se filiou ao PSB tempos depois, por arranjo estadual. O berço comunista explica a tentativa de transformar a Polícia Federal numa espécie de KGB soviética. 

O relacionamento com modelos totalitários não é uma novidade, embora esteja mais escancarado nas mãos do atual ministro. Em 2005, no primeiro governo Lula, houve alvoroço quando a oposição no Congresso Nacional descobriu que o então diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), delegado Mauro Marcelo, tinha viajado a Havana para assinar um programa de intercâmbio entre a agência e a Dirección General de Inteligencia (DGI), o serviço secreto cubano.

A escolha dos chefes das forças de segurança também seguiu critérios ideológicos. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, tem fotografia nas redes sociais com um quepe e um charuto, em analogia a Fidel Castro — parecida com a que Dino usou num bloco carnavalesco. Ele foi assessor do Departamento de Trânsito (Detran) do Maranhão.

Essa guinada de extrema esquerda do governo é alvo de críticas até do PT no Congresso Nacional. Deputados se queixam de ter de defender Dino e seus auxiliares em audiências. Especialmente na Câmara, o perfil da bancada petista é mais fisiológico, ligado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) — ou seja, enquanto eles discutem como conseguir mais cargos na máquina pública e dinheiro de emendas do Orçamento, os aliados de Dino estão presos no confronto ideológico.

Antônio Fernando Oliveira | Foto: Reprodução/Facebook
Flávio Dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino (centro), posa ao lado de foliões, no Carnaval de São Luís (MA, 18/2/2023) | Foto: Reprodução/Instagram
Anti-Lava Jato

A aversão à Operação Lava Jato é uma marca na trajetória do político maranhense. Ele foi o mentor da criação do grupo Prerrogativas, que reuniu 250 advogados para combater a Lava Jato nos tribunais. O objetivo principal foi alcançado: tirar Lula da prisão em Curitiba. Outros dois membros destacados no grupo eram Augusto de Arruda Botelho, que defendia a Odebrecht, e o petista Wadih Damous. Nomeado ministro, Dino levou os dois para o governo: Botelho é secretário nacional de Justiça, e Damus, do Direito ao Consumidor.

O nome do ministro chegou a aparecer na Lava Jato. Um ex-funcionário da Odebrecht afirmou que ele teria negociado R$ 400 mil para defender os interesses da empreiteira na Câmara. Ele negou a acusação. O caso não avançou no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além de dilapidar o trabalho da operação anticorrupção — e pregar o revanchismo contra Sergio Moro e Deltan Dallagnol —, a equipe de Dino tem outra bandeira: o desencarceramento. Rafael Velasco foi nomeado para o cargo de secretário nacional de Políticas Penais, posto similar ao que ocupava no governo do Maranhão. Nos últimos meses, tem pregado o “desencarceramento consciente” e “alternativas penais” à cadeia. 

Foto: Reprodução/G1
Foto: Reprodução/Revista Oeste
‘PAC Venezuela’

A última cartada autoritária do governo foi o lançamento de um pacote de medidas para desarmar a população e determinar a prisão de quem participar, financiar ou incentivar “atos antidemocráticos”. Quem leu o texto, intitulado Plano de Ação na Segurança (PAS), deparou-se com uma pergunta sem resposta: quem vai definir o que é um “ato antidemocrático”? Provavelmente, o ministro Alexandre de Moraes, que conduz inquéritos — quatro, talvez seis, porque nem os advogados sabem — sobre o tema.

Se o pacote avançar no Legislativo, pela régua institucional atual, um entrevero como o ocorrido no Aeroporto de Roma contra Moraes — ele foi chamado de “ladrão” —, ou se fosse contra Lula, poderia terminar em prisão em regime fechado. A lista de autoridades que não podem ser hostilizadas no Brasil de Lula e Dino inclui: presidente, vice-presidente, procurador-geral da República, os presidentes da Câmara e do Senado, e os ministros do STF. Seria a criação do “super-foro privilegiado” — num momento em que o Brasil deveria avaliar o fim dessa blindagem.

Pacote antidemocrático | Reprodução/PAS

“Um cidadão que faz isso, ele não é um ser humano a quem se pode respeitar. É um canalha. Se vale a moda, os ministros não terão mais sossego no Brasil. Qual o direito do cidadão de achar que ele pode xingar, ofender, chamar alguém de ladrão sem nenhuma prova? Toda vez que você entrar no lugar e alguém te provocar, esse alguém é ‘171’ [artigo do Código Penal para estelionatário].”
(Lula, durante live na terça-feira, 25)

Outro ponto que chama a atenção é o item número 4 do pacote, que prevê “apreensão de bens, bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros nos casos dos crimes contra o Estado Democrático de Direito”. Não bastasse a tomada de patrimônio e de valores em conta bancária, o texto diz que o juiz pode fazer isso “antes de oferecida a denúncia ou queixa”.

Marielle

A semana terminou com Dino de volta às manchetes. Além de uma entrevista semanal, ao vivo, na GloboNews, ele tem dado entrevistas coletivas com enorme frequência. Numa delas, colocou-se à frente do anúncio de uma colaboração premiada sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco. Um dos envolvidos decidiu falar, depois de quatro anos preso, em troca de benefícios — é exatamente o mesmo expediente que ele e o grupo Prerrogativas usou para atacar a Lava Jato. 

Mas por que Dino fez o anúncio, e não mais delegados ou o superintendente da Polícia Federal? No mês passado, ele entrou num embate porque quer agentes da PF como guarda-costas de Lula — a responsabilidade é do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), chefiado por um militar. Transferiu a emissão de registros de armas — os chamados caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) — do Exército para a PF. Já abriu investigações contra uma série de adversários políticos, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Deltan Dallagnol. 

Em dezembro do ano passado, pouco antes da posse, Dino concedeu uma entrevista ao jornal O Globo. Ali já estava tudo explicado. Ele foi direto ao responder sobre a missão dada a ele por Lula a partir de janeiro:

— O presidente me orientou: “Flávio, aproxime-se das polícias”.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino | Foto: Montagem Revista Oeste/Geraldo Magela/Agência Senado/Shutterstock

Leia também “O golpe do algodão-doce”

47 comentários
  1. Marilza Rodrigues
    Marilza Rodrigues

    Que será de nós? Até 75 anos… Dá vontade de sumir.

  2. Paulo Roberto Vieira Camargo
    Paulo Roberto Vieira Camargo

    Psssssssiiiiiiiiiii..,

  3. Edvaldo Leôncio Alves da Silva
    Edvaldo Leôncio Alves da Silva

    Puxa, me sinto representado pelas analises do Navarro. Tudo é claro, não tem como o diabo esconder o rabo.
    Valeu Navarro, mais uma vez obrigado por falar a VERDADE.

  4. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    .”No indicador de renda, o Maranhão fica em último lugar, com índice de 0,612. Vinte e três cidades do Maranhão estão entre as 100 cidades do Brasil com pior IDH, mas dentre as 200 cidades brasileiras com melhor IDH, nenhuma é maranhense. Dos 217 municípios, cerca de 140 possuem IDH baixo.” É incompetente para construir, já para desconstruir . . .

  5. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Excelente matéria Silvio Navarro. O artigo já falou tudo e com detalhes.Apenas faço um comentário:o comunismo é uma forma de governo que não deu certo em nenhum país do mundo,a população ficou muito pobre e os ditadores extremamente ricos e gordos. NÃO tem saída.

  6. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    A PF que perseguia criminosos, hoje é pau mandado de criminosos usando a justiça corrompida para atacar a população e vozes dissonantes do sistema instalado nessa republiqueta. KGB é coisa antiga. Agora é polícia do Maduro versão Brazuca. Será que eles também terão alguns nomes incluídos na famosa lista negra dos EUA por crimes contra a humanidade ? Esperamos que isso se encerre o mais rápido possível porque é simplesmente vergonhoso. Enquanto isso, existe alguma instituição paga com os nossos impostos que ainda não foi corrompida por esse governo ?

  7. Barbara nogueira porto felicio
    Barbara nogueira porto felicio

    Esse Dino é um dos piores do governo. Muito mal caráter e se acha o todo poderoso….Dificil saber onde vamos parar neste ritmo…

  8. Raimundo Rabelo Lucas
    Raimundo Rabelo Lucas

    O Brasil está vivendo uma das piores fases da sua história. A Polícia Federal hoje está servindo para atender ordens ilegais de um ministro do STF e de servir de polícia desse tal Flavio Dino. As Forças Armadas estão acovardadas batendo continência para um condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro. A dita grande mídia é suja e mentirosa. O Congresso tem na Presidência do Senado um homem desprovido totalmente de caráter e uma câmara dos deputados dos deputados um homem sem nenhuma posição política e refém de algum ato ilícito cometido.
    O país está sendo destruído sem que haja qualquer reação.

  9. Rodnei dos Santos Rocha
    Rodnei dos Santos Rocha

    Se tem sintese melhor eu desconheço!!

  10. Marcos Shimizu
    Marcos Shimizu

    Como sempre, Silvio Navarro, com uma perspicácia que lhe é comum, nos alerta do caminho que a justiça brasileira está gradativamente tomando em seus passos…

  11. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Esse cara é perigoso. Manipula a pobreza, como fez em seu estado Maranhão, o mais pobre do país, e tem suporto saber jurídico para avançar com suas tiranias.

  12. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    O 8 de janeiro foi orquestrado por esse Jabba the hut. Ele quem infiltrou gente para provocar o caos e a desordem. Esses que trabalharam para ele não foram presos e sabe-se-lá se ainda estão vivos.

  13. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Entendo que a direita precisa se unir e ser mais inteligente. O que vemos é apenas uma postura reativa e sempre perdendo.
    Parabéns pela excelente matéria, Silvio Navarro.

  14. Onedson Carvalho da Silva
    Onedson Carvalho da Silva

    Não vivemos mais em um Estado Democrático de Direito. Só faço uma pergunta: cadê a OAB?

  15. Soniascf
    Soniascf

    Quando entrei na Faculdade de Direito em 1968, no Catete, ps livros de Direito Penal ensinavam que tipos abertos eram característicos de ditaduras.

  16. José Carlos Santos Vieira Graddi
    José Carlos Santos Vieira Graddi

    VAI PIORAR…

  17. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Parabéns Silvio, muita coragem neste artigo. Por falar em Flavio Dino, penso interessante que teu excelente jornalismo e da equipe da Revista Oeste, investiguem o crescimento da população eleitoral entre 2018 e 2022, nos estados do Norte/Nordeste com Lula vencedor, muito superior ao da população do Sul/Sudeste com Bolsonaro vencedor.
    O Maranhão do Dino aumentou 11,15%, o Para 10,60%, a Bahia 8,64% totalizando com os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, R.G. do Norte e Sergipe o crescimento de 8,5%.
    Já São Paulo aumentou 4,93%, R.de Janeiro 3,38%, R.G.do Sul 2,86% totalizando com os estados do Dist. Federal, E. Santo, Goiás, Paraná, e Sta. Catarina o crescimento de 5,14%.
    Silvio, é ato antidemocrático investigar junto ao TRE como se deu esse estranho crescimento, especialmente nas importantes cidades do Maranhão do Dino?

  18. Osvaldo Nogueira
    Osvaldo Nogueira

    NOSSO CONGRESSO ACOVARDADO.

  19. Francisco José Coelho de Morais
    Francisco José Coelho de Morais

    Dinossauro comunista.

  20. MANOEL SOARES CUTRIM FILHO
    MANOEL SOARES CUTRIM FILHO

    Uma excelente cobertura, de uma crucial página da nossa história, onde com fartos comentários o autor do ártico, prova o aparelhamento ideológico do atual governo, por uma pessoa que torce a verdade quantas vezes achar necessário, de forma natural, como se estivesse dizendo a verdade.
    Dessa forma que foi a ascensão de vários líderes da antiga União Soviética e do regime nazista.

  21. Maria da Conceição Oliveira Campos
    Maria da Conceição Oliveira Campos

    Profa Conceição Campos SILVIO, você é Magnânimo!!

  22. Oldair Dorigon Bianco
    Oldair Dorigon Bianco

    Porco asqueroso.

  23. Marcos Antonio Spressão
    Marcos Antonio Spressão

    Como diz o Fernão Mesquita, a ditadura está aí, só não vê quem não quer. E os tucanos e companhia muito fizeram para colocar na presidência o Ladrão. Começando pelo Dória que convidou o então ministro Moro a deixar o governo Bolsonaro. Tasso Jereissati às vésperas da eleição covardemente dizendo na grande mídia: “”Agora é Lula ou a barbárie.” Alckmin se juntando à cena do crime clamando : ” Volta Lula , volta” . Artur Virgílio ajudando a eleger Omar Assis , Eduardo Leite se opondo a Bolsonaro, e obviamente os eleitores desse tucanato fazendo o ” L” e votando no Ladrão recém tirado da prisão e tornado ficha limpa pelo STF Tucano-Petista. Sem contar o trabalho sujo da grande mídia mídia fazendo lavagem cerebral desde o evento Covid . Agora temos o que está aí; um governo anti ocidente , que flerta com Maduro ,Iran, e quer usar o Dollar como arma contra os Estados Unidos e querendo vínculos militares com a China. Está tudo aí. Só não vê quem não quer.

  24. Eurico Schwinden
    Eurico Schwinden

    Pensando bem – e seguindo à risca o que defende o ministro maranhense: ser comunista, pregar o comunismo, usar práticas da KGB, embora tenha sido seguidor de Henver Hoxa, o doidivanas que enterrou a Albânia, hoje o maior posto de comércio de seres humanos e de sicários com classificados na internet, fora o fato de cultuar a figura de Mao Zedong – afinal, não dá para enquadrar uma capivara tão vermelha em “atos antidemocráticos”, visto de vez em quanto até o ex-presidiária cita uma tal democracia.
    Aproveito para recomendar aos leitores de Oeste “Arquipélago Gulag”, numa encorpada edição da editora Carambaia, com tradução supervisionada pelo próprio instituto criado por Aleksandr Soljenítsyn.

  25. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Esse verme comunista obeso mórbido representa a segunda maior ameaça as liberdades no Brasil o primeiro avalio ser o bosta do celso amorim que se vale da condição de ex embaixador para vender a imagem falsa de líder do lula e engana os incautos perigo eminente.

  26. Sos
    Sos

    Silvio deveria incluir no texto as forças armadas comunistas também. Só resta o povo. Mas será dificílimo, pois a ditadura comunista está aí com apoio da polícia federal comunista e das forças armadas comunistas. Rumo a Venezuela, Cuba e Coreia do Norte. Muito em breve os comunistas começarão a assassinar qualquer um que seja contra a ideologia. Falta quase nada. Já temos velhos, doentes e até crianças que foram presas aos lotes sem direito algum.

  27. Agnaldo Toniato
    Agnaldo Toniato

    Prezados.
    Seria eu paranóico?
    Vejo se concretar uma cruel ditadura, se consolidar e não há ninguém, além de vcs a denunciar?
    Quem pode nos salvar? O exército se mostrou parte do problema, ou seja querem mais poder, e nossos netos o que diram? Geração de covardes e entreguistas?

    1. R Fortes
      R Fortes

      PARALIZAÇÃO GERAL e NACIONAL até q Omisso Pacheco seja cassado e o Judiciário REFORMADO. O que seguirá, será História do Brasil.
      Não aguentarão nem 10 dias.

  28. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    Quase ninguém comenta. O medo está disseminado. Sapo Boi é perigoso

  29. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Com todas as instituições aparelhadas, presos políticos, judiciário politizado, etc alguém tem dúvidas de que estamos em uma ditadura?

  30. ERIOVALDO LUCIO BRIGATTO
    ERIOVALDO LUCIO BRIGATTO

    Estamos nas mãos dessa Gang de criminosos, corruptos… o Senado e a Câmara através de seus presidentes todos comprados e ameaçados (são uns corvardes e corruptos), só resta nós como brasileiros irmos pra rua protestar até acabar com essa gang que já implantou o comunismo no Brasil. O problema é que nenhum político de direita toma à frente pra organizar com o povo essas manisfestações. (covardes tbém)

  31. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    Esse inePTo, o DINO COMUNA, em seu raciocínio doente, se travestiu nos seguintes lixos históricos:

    Joseph Goebbels(MINISTRO DE PROPAGANDA) Heinrich Himmler(Diretor da SS), Hermann Göring(GESTAPO).

  32. MNJM
    MNJM

    Excelente matéria . E a turma que fez o “L” alegando defesa da democracia? Lula e Dino estão implantando a ditadura em conluio com o STF.
    O Congresso tem que detonar esse PL da DITADURA, o povo está indignada com tanta barbaridade promovida por esse governo ditatorial. NÃO QUEREMOS UM PAÍS COMUNSITA.

  33. Luís Fernando Alves Ferreira
    Luís Fernando Alves Ferreira

    Esse ser abjeto reflete o que existe de pior no ser humano.

  34. Benjamin Gonzalez Martin
    Benjamin Gonzalez Martin

    Eu tenho pena de quem não se preparou para este desgoverno. Infelizmente são os mais humildes que acreditam no “encantador de serpentes”.

  35. maisvalia
    maisvalia

    Vagabundo gordo

  36. FERNANDO
    FERNANDO

    Quero ver o “jeitinho brasileiro” de sair dessa situação, que eles mesmos nos colocaram!!!
    O brasileiro está sempre esperando um salvador para corrigir a própria burrada!!!

  37. Antonio Carlos Rodrigues
    Antonio Carlos Rodrigues

    Cadê os advogados ,e juristas que assinaram a “ cartinha da democracia. Os intecletos da USP que apoiaram, cambada de inúteis. Todos hipocritas e chupins.

  38. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    eu achava que esse cara era um bom nome. No poder, se mostrou debochado, autoritário e pode ser um dos arquitetos do totalitarismo no Brasil. Não tem ninguém na esquerda que siga os padrôes de tolerância e discussão.

  39. Joaquim Días do Nascimento Júnior
    Joaquim Días do Nascimento Júnior

    O brasileiro talvez pela latente ausência de democracia no País nunca tenha aprendido a votar ou ser votado, porque afora os idiotas úteis que são votados, temos muitos imbecis votantes conduzindo espertalhões ao poder com frequência retumbante. Eleger Lula/Alkmin embora tenha sido um desejo irreprimível do SISTEMA, as eminências pardas do poder foram longe demais ao deixar de controlar os cães do sistema. Temos autoridades de todos os poderes e instituições ditas INDEPENDENTES literalmente cometendo atos ilegais e outros “passando pano” para os primeiros de forma cega e absolutamente subserviente. Daí absurdos rematados estão acontecendo como a LEI que pretendem aprovar contra os chamados ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS onde será estabelecida a volta dos SENHORES DE ENGENHO residentes em BRASÍLIA e o comum dos mortais no resto do País.

  40. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Republica popular democrática relativa do Brasil

  41. Luiz Fernando Malheiro de Oliveira Filho
    Luiz Fernando Malheiro de Oliveira Filho

    Em tempo: Anti democrático e fake news, sabe o que são? Tudo aquilo que vai contra a esquerda, tudo o que os desafie e os coloque em saia justa, expondo todos os crimes que cometem e cometeram, tudo qu vai contra o Estado democrático de Direito. Sendo assim, só calando e prendendo todos é que governarão em “paz”.

  42. Luiz Fernando Malheiro de Oliveira Filho
    Luiz Fernando Malheiro de Oliveira Filho

    O Brasil não é mais um país democrático. Discussões infindáveis, mesmo com boas intenções que questionar o questionável, também não resolvem mais. Um ministro maluco e comunista querendo colocar o povo atrás das grades e o fora da lei nas ruas ou com penas mais brandas. O exército mostrou sua verdadeira face, a esquerda não esconde mais nada, país indo ladeira abaixo, nossos direitos e nossa Cosntitução foram rasgados, ignorados e usado como madeira para segurar a porta do vento. As duas casas se acorvardaram, e mesmo que foi eleito ano passado, de direita, que deveria fazer diferente, não o faz. Raríssimos são aqueles que se opõem, mas se ainda não foram, serão derrubados na marra. O que será da minha filha de 9 anos? Que futuro ela terá aqui nesse país quando eu me for?? Que vergonha !!!

  43. Ligia Maria De Bastiani
    Ligia Maria De Bastiani

    O que me espanta é a facilidade da PF em aceitar essa “aproximação”.

    1. Marcia Neves Sabino de lima
      Marcia Neves Sabino de lima

      Triste mas estamos em uma Ditadura . Valeu isentões por deixarem esse Governo retornar .

  44. nelson jorge leite
    nelson jorge leite

    onde chegamos !! ……..e como, quando iremos interromper este estado de coisas?……. o país está se tornando um manicômio político, jurídico etc etc…… até quando??? …… Trump eleito , interromperá isto?

  45. Silas Veloso
    Silas Veloso

    Ótima reportagem, infelizmente. É a KGB mesmo, destruindo as mambembes instituições do país…

Anterior:
O capitalismo woke e seus idiotas úteis
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 175
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.