Densas nuvens de fumaça provenientes das centenas de incêndios florestais nos Territórios do Noroeste, na região Norte do Canadá, foram flagradas pelo satélite Aqua, da Nasa, no dia 8 de agosto. As chamas agora se aproximam de Yellowknife, capital e maior cidade desse território, com população de 20 mil habitantes.
Bombeiros estão realizando queimas controladas ao redor do perímetro da cidade como medida de precaução, mas a ameaça é iminente. Na noite de terça-feira, 15, autoridades locais declararam estado de emergência, e as pessoas que vivem ao longo de Ingraham Trail, em Dettah, e Kam Lake, Grace Lake e Distrito Comercial de Engle, em Yellowknife, foram instadas a deixar suas casas o mais rápido possível.
Muito pouco divulgado por parte da grande imprensa brasileira, o Canadá já alcançou a marca de 13,7 milhões de hectares reduzidos a cinzas somente este ano, mais precisamente desde maio. São mais de mil incêndios ativos em todo o país, incluindo 230 apenas nos Territórios do Noroeste. O país enfrenta a pior temporada de desmatamento da floresta boreal.
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma fotografia relevante na semana. São imagens esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Leia também “A retirada de um símbolo socialista”
O dia Caprio e a Greta disseram que o título está errado. Pois está foto na verdade é da Amazônia brasileira.