Aos pés do World Trade Center, em Lower Manhattan, surge um pequenino e brilhante edifício de mármore em forma de cubo. Com apenas oito andares e 129 mil metros quadrados, o Perelman Performing Arts Center (PAC NYC) foi inaugurado na última quarta, 13, no marco zero de Nova York, e abrirá ao público na próxima semana.
O projeto, concebido há duas décadas — com um investimento de US$ 500 milhões —, faz parte do plano-mestre original de restauração da região criado por Daniel Libeskind. Chega para levar artes cênicas e cultura ao bairro, homenagear as vítimas do 11 de Setembro e restaurar a economia do centro da cidade.
Três teatros compõem o local e podem ser reorganizados de diversas maneiras — 62 configurações diferentes, para ser mais exato. Paredes, pisos e até mesmo assentos podem ser embaralhados em uma variedade de layouts. Além das apresentações, o PAC NYC incluirá um restaurante chamado Metropolis, do renomado chef Marcus Samuelsson. O restaurante do lobby será aberto a todos.
A maravilha da engenharia brilha tanto por dentro como por fora graças aos azulejos de mármore translúcidos que cobrem todo o exterior do prédio. Joshua Ramus, cujo escritório de arquitetura e design REX é responsável pela concepção e execução do projeto, refere-se ao edifício como um cubo mágico. Segundo Ramus, o brilho âmbar da caixa seria uma forma de honrar a ideia de que o rejuvenescimento poderia acontecer de dentro e irradiar para fora, e emitir algum tipo de cura difusa e poderosa para a cidade.
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma fotografia relevante na semana. São imagens esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Leia também “Colheita de flores aquáticas”
Fantástico! ????????????????????????
Tive a oportunidade de conhecer o museu de 09/11 no local e foi inesquecível.
Mais um imóvel se, janelas. Isso não é saudável para humanos.