Pular para o conteúdo
publicidade
Yuri Maia é o convidado do programa OesteCast | Foto: Márcio Komura/Revista Oeste
Edição 182

‘O TDAH afeta os estudos, a vida profissional e os relacionamentos’

O escritor Yuri Maia falou ao OesteCast sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, com o qual ele foi diagnosticado aos 7 anos de idade

Redação Oeste
-

O OesteCast desta semana trata de um problema que afeta cerca de 5% dos brasileiros: o TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O escritor Yuri Maia, que foi diagnosticado com o transtorno aos 7 anos, hoje se dedica a divulgar a gravidade do problema e suas possíveis soluções.

“O transtorno não vai embora”, afirmou Maia. “A gente aprende a lidar com ele e se acostuma com as possíveis ‘derrotas’ e dificuldades que ele traz quase que diariamente. O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento. Mexe com a memória operacional, uma dificuldade entre o que se aprende agora e uma informação passada. Envolve questões de impulsividade, regulação emocional, o fato de agir e falar antes de pensar. Qualquer coisa que aconteça no ambiente pode levar a uma distração. Somos uma espécie de procrastinadores profissionais. O TDAH afeta estudos, vida profissional, relacionamentos, e vai impactando ao longo da vida.”

Maia falou também sobre as variações químicas que interferem no cérebro de quem tem TDAH. Orientou como criar um filho portador do transtorno, como ele deve ser tratado numa escola e como pode ser feito um diagnóstico correto do problema.

YouTube video

Apresentado por Dagomir Marquezi, o OesteCast com Yuri Maia contou com a participação de Camila Abdo. O podcast de Oeste vai ao ar toda quarta-feira, às 20h30. Aproveitem este espaço para sugerir nomes de entrevistados que gostariam de ver por aqui. E não deixem de se inscrever no nosso canal no YouTube.

1 comentário
  1. MARCIO MARQUES PRADO
    MARCIO MARQUES PRADO

    Assunto relevante e atual. Obrigado Dagomir e Camila por incluir esta pauta, cujo objetivo principal é desmistificar um transtorno sutil e complexo.

Anterior:
‘A doação de órgãos precisa ser um ato voluntário’
stf Próximo:
O triunfo da injustiça
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.