“A Alemanha está ao seu lado.” Esse foi o recado e uma demonstração de solidariedade do país ao projetar a bandeira israelita no icônico Portão de Brandemburgo, em Berlim, na noite de sábado, 7. O chanceler alemão Olaf Scholz condenou os ataques do grupo terrorista Hamas nos termos mais fortes possíveis. Em um comunicado oficial, reiterou que a Alemanha “está firmemente ao lado de Israel”. “Essas ações são bárbaras, são ultrajantes e não podem ser justificadas de forma alguma.”
Mais de 6 milhões de judeus foram assassinados pelo regime alemão nazista. O Estado de Israel foi criado em 1948 justamente para abrigar os sobreviventes do Holocausto. Logo, a projeção com as cores nacionais de Israel em um cartão-postal alemão é simbólica.
A postagem na rede social X da foto da embaixada israelense em Berlim provocou reações positivas e foi compartilhada mais de 800 vezes com a hashtag #BerlinfürIsrael (“de Berlim para Israel”). Outros marcos mundiais e edifícios emblemáticos em toda a Europa, incluindo o número 10 da Downing Street, em Londres, residência oficial do primeiro-ministro britânico, iluminaram-se com as cores azul e branco em apoio a Israel depois dos ataques mortais do Hamas.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, respondeu com a postagem “obrigado, Alemanha”.
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma fotografia relevante na semana. São imagens esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Leia também “O mistério dos espíritos vermelhos”
Nunca vi gente tão sofrida. Alemanha tá na hora da recompensa
Força Israel!!! Abaixo ao TERRORISMO!
A imagem da semana são várias. A sucessão delas no vídeo é tocante, A Europa pintada de azul e branco ficará para sempre em nossas retinas.