O reino de Alexandre de Moraes é a mais espantosa aberração jurídica do planeta. A sala do trono está instalada no gabinete de ministro, mas o latifúndio que governa vai muito além do Egrégio Plenário e da Praça dos Três Poderes. A expansão começou em 2019, quando virou relator do inquérito das fake news. Passados cinco anos, Moraes é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral e comanda o que ele próprio qualificou de “maior vara criminal do mundo”. Hoje, lida simultaneamente com pelo menos oito inquéritos que envolvem mais de 2 mil brasileiros. Alguns já foram condenados a longas temporadas na cadeia por participação no golpe de Estado que não houve. Centenas de cidadãos perplexos aguardam julgamento numa cela ou supliciados no lado de fora pela delirante inventividade do Primeiro Carcereiro: a meia liberdade.
Essa invenção do superministro mantém submetida a restrições abjetas — o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, por exemplo — uma multidão de antipetistas que saiu da cadeia por falta de provas. Só se livra dessas violências o inocente que tope a proposta hedionda: assinar um documento em que assume a autoria de crimes que não praticou. Essa Ópera do Absurdo é extensa. O ex-deputado Daniel Silveira foi indultado por Bolsonaro. Está preso, e sem direito à progressão da pena. Acusado de viajar para os Estados Unidos e ali preparar o golpe de picadeiro, o ex-assessor presidencial Filipe Martins demonstrou por A + B que não saíra do Brasil. Continua enjaulado porque Moraes, depois de inverter a regra secular segundo a qual o ônus da prova cabe a quem acusa, resolveu que a perseguição só cessará se o avião em que voou para o Paraná depuser em favor de Martins.
Cuidar de tanta coisa ao mesmo tempo é muito para qualquer homem. Como não consegue ver no espelho um homem qualquer, o monarca de toga resolveu continuar no comando do Tribunal Superior Eleitoral, mesmo depois de encerrado o mandato de presidente, fixado em dois anos. Ficou insatisfeito com a perspectiva de passar o bastão do cargo a Nunes Marques, primeiro dos dois ministros indicados por Jair Bolsonaro e primeiro da fila formada por ordem de entrada no STF. Perturbou-o ainda mais a impossibilidade de repetir as proezas consumadas na campanha presidencial que devolveu Lula ao local dos crimes.
A aflição sumiu no fim de 2023, quando lhe ocorreu o plano audacioso: criar um TSE com outro nome que pudesse chamar de seu. Além da permanência no posto de gerente-geral das urnas nas eleições municipais deste ano, a esperteza permitiria a concretização do sonho: reprisar em 2026 a performance registrada na disputa de 2022. Para garantir a vitória do consórcio hoje no poder, e assim neutralizar uma extrema-direita de altíssima periculosidade, mandou às favas o Estado Democrático de Direito. Moraes proibiu que qualquer jornalista contasse a ouvintes, leitores e telespectadores que Lula, engaiolado por 500 dias, é um ex-presidiário. Fez o diabo há dois anos. Quer fazer o diabo daqui a dois anos. Para isso nasceu em 13 de março o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, vulgo CIEDDE.
O Primeiro Carcereiro só sabe atacar. Os adversários já perceberam que dificilmente aprenderá a recuar golpeando
O nome cai bem num filhote de chicana vip. Dois atentados ao pobre português revelam que foi escolhido pelo pai e parteiro. Arrogante demais para pedir ajuda a quem trata com gentileza o idioma nacional, impiedoso também com a gramática, Moraes escolheu a denominação e o logotipo sem consultar ninguém. Caso o superjuiz lhe pedisse socorro, um revisor de semanário interiorano teria trocado pelo correto “da” essa crase medonha que aparece entre “enfrentamento” e “desinformação”. E colocaria um “de” antes de “Defesa”. Com apenas duas letras, o Marechal da Verdade afastaria o perigo: muita gente pode acreditar que, além da desinformação, o CIEDDE vai enfrentar os defensores da democracia. Mas talvez o erro seja um prenúncio. O TSE particular do exterminador de mentiras pode transformar-se na Gestapo da democracia relativa à brasileira.
Se março lhe foi bastante generoso, Moraes que se cuide com abril: como no verso de Elliot, pode ser o mais cruel dos meses para um ministro incuravelmente impulsivo. Surpreendido por uma pergunta muito pertinente formulada pelo superempresário Elon Musk, poderia tê-la contornado com uma evasiva, ou meia dúzia de platitudes. A menos que fosse inteiramente desprovido de juízo, até um vereador de grotão em começo de carreira diria que a censura acabou faz tempo, que as coisas vão bem, que a democracia foi salva e esbanja saúde, que não se deve acreditar em fake news fabricadas por extremistas de direita. Moraes resistiu poucas horas à tentação de prosseguir no ataque permanente e sem volta. Alheio aos riscos da opção e às barreiras legais, incluiu o inimigo num dos inquéritos que pilota e partiu para a colisão frontal. Moraes só sabe atacar. Os adversários já perceberam que dificilmente aprenderá a recuar golpeando.
Acompanhei atentamente a ascensão e a queda do pugilista Mike Tyson. Em meados de 1986, tornou-se campeão mundial dos pesos-pesados com apenas 20 anos. Nos quatro seguintes, manteve o título nocauteando, quase sempre no primeiro assalto, uma multidão de desafiantes. O roteiro era o mesmo. Ao ouvir o gongo, Tyson alcançava o alvo em rápidas passadas — e então começava a tempestade de diretos, ganchos, uppercuts, cruzados e pouquíssimos jabs. O adversário escapulia, o campeão o acuava de novo, e o golpe definitivo raramente demorava. Foi assim durante quatro anos. E então um treinador localizou o ponto fraco do boxeador aparentemente imbatível: ele era bem menos ágil nos poucos momentos em que combatia andando para trás. A descoberta foi discretamente repassada ao staff de Buster Douglas, que enfrentaria o campeão no começo de 1990. Durante dez assaltos, Buster valeu-se de jabs, empurrões e diretos no rosto para minar a resistência do campeão forçado a caminhar para trás. No décimo round, Buster nocauteou o fenômeno até então invicto.
Faz cinco anos que os avanços de Moraes produzem estragos de bom tamanho na segurança jurídica, nas liberdades garantidas pela Constituição, nos códigos legais, no convívio dos contrários e nas relações entre os Poderes, fora o resto. Nesta segunda semana de abril, o choque com Musk interrompeu a ofensiva. O que ainda não foi revelado deverá obrigar nossa caricatura de Mike Tyson a lidar com recuos. Convém preparar-se para a mudança e ignorar o parecer equivocado de Luís Roberto Barroso: “Essa história já é página virada”, ilude-se o presidente do Supremo. A história mal começou.
Leia também “Superministra sem pasta”
Muito bom o artigo, somente lembrando que os tiranos não duram para sempre, de onde menos se espera vem a derrota.
Com o Pacheco e depois Alcolumbre todos esquecer, o Moraes fica cada vez mais ousado, mas 2027 vem aí e Moraes vai finamente saber o que é justiça de verdade.
Gracias.
Perfeito, mestre Augusto Nunes.
Gostei da ironia e das críticas bem pontuadas ao mal uso da Gramática do Ministro” troglodita.”
Realmente, parece que a história, na verdade, mal começou.O tombo de quem sobe muito é mais forte e mais danoso.
brilhante teu artigo mestre! teu sarcasmo é inconfundível e prazeiroso por incrivel que isto possa soar aos ouvidos dessa qualificada classe de assinantes da Oeste! Vida longa Augusto. Voce e o Guzzo garantem o prazer da leitura mesmo num país dominado pelo crime!
Prezado Augusto ,não sei como fazer chegar a vocês minha humilde opinião, sou assinante,assisto aos programas, gosto de vocês, mas , sugiro , já que não é possível falar exatamente o que vocês gostariam , por favor abram outros assuntos, está cansativo,poucos temas sendo analisado até por quatro pessoas , seria melhor realmente ser mais jornal ,mais revista , claro que os temas mais difíceis serão prioridade ,mas é preciso distrair ou cansa, boas entrevistas também são ótimas , usem pessoa diferentes,com novas opiniões, vocês nós pingos tinham sangue no olho ,era necessário, agora não dá, entendo, mas é preciso brigar e distrair , bem ,gostaria de expressar melhor minha opinião,aliás falta esse espaço na revista , me perdoe os erros grosseria de português, faço o que posso , falo porque quero a toda muito bem , um abraço
sensacional artigo mestre Augusto Nunes !
e vamos de socos e pontapés pra cima desse cabeça de ovo, tirar ele do cargo levando uma surra literalmente !
Mestre Augusto,sempre fantástico!
Dino tá muito quieto…. Tem mais coisas aí…
Chegou a hora de esmagar o cabeça de ovo! Que venham mais mensagens e as provas do Musk.
Chegou a hora de esmagar o cabeça de ovo! Que venham mais mensagens e as provas do Musk.
Chegou a hora de esmagar o cabeça de ovo! Que venham mais mensagens e as provas do Musk.
Chegou a hora de esmagar o cabeça de ovo! Que venham mais mensagens e as provas do Musk.
não nos esqueçamos de que FOMOS AVISADOS antes mesmo de se submeter a sabatina no senado, pelos alunos da USP e centro acadêmico 11 de agosto, que reuniram um “ABAIXO ASSINADO” contendo mais de 270.000 assinaturas, expressando a INQUIETUDE e a INCREDULIDADE pela indicação do Sr. Alexandre.
a principal alegação dos alunos foi a de que o tal Sr. NÃO ESTAVA À ALTURA DO CARGO …….
deu no que deu ….. UM DITADOR TOGADO.
pobre e podre Brasil.
Perfeito mestre!!! O careca está em pânico!!! Pediu ajuda ao “boca de veludo”. Tadinho!!! “Página virada coisa nenhuma!!! A derrocada está começando. FAZ ELON!!!!
Sensacional! Nosso problema é tão sério que uma boa parcela da população não consegue entender absolutamente nada!
Parabéns, Augusto Nunes, pelo espetacular artigo e por todo o seu trabalho, que em muito amplia nossos horizontes.
Prezado Augusto Nunes….você prova que há inteligência e discernimento em nosso País.
Parabéns e obrigado por compartilhar conosco sua inteligência, discernimento e sabedoria.
Seu artigo é um bálsamo para todos que sonham com um País melhor, mais justo e próspero.
Abraço
Augusto Nunes tem sido gigante nesse momento crítico pelo qual passa o Brasil.
O gongo soou e agora o Supremo Imperador Alexandrus I, o Calvo, será levado às cordas.
Nenhum país sério deste planeta consegue sobreviver por muito tempo com as inseguranças jurídicas e institucionais que estamos passando.
Para o bem do país e do próprio Imperador, o mesmo deve ter seu impeachment votado e aprovado.
É o dono das urnas eletrônicas, único equipamento eletrônico do mundo, similar a um ATARI dos anos 1980 imune a fraudes.
Como dito no excelente artigo de Augusto Nunes, a história mal começou.
Esperamos que tenha um final feliz para os honrados brasileiros que pregam o bem, a ordem e a decência.
Leio seu artigo e restauro uma luz tênue de esperança . Será que neste embate MuskX Alexandre de MoraesX STFX LulaXImprensa lacradoraX Legislativo, não está muito desequilibrada? A Direita, o povo e o que resta do jornalismo decente deste país , não pode deixar esse momento raro se perder. A porta está aberta, vamos passar e resgatar o que estamos perdendo a cada minuto. Viva o Brasil!
Está sendo legitimado pela imprensa a figura central de AM, como se ele fosse o único representante desse totaliritarismo tupiniquim. Evidentemente não é ele o único, no entanto agora é o maior expoente disso somos concordantes. Há um risco de que, exercer pressão apenas sobre ele e, caso ele seja o único extirpado pelo sistema corremos o risco da acomodação. O que seria um erro. Temos que nos policiarmos nesse aspecto, uma vez que a queda dele é iminente. Mais dia menos dia, os ratos irão se compor.
Caro Augusto, já andava desconfiado q Deus nos havia abandonado. Afinal, Ele sempre não foi brasileiro? Como os brasileiros do bem , mal posso esperar p queda final da criatura no tablado do ringue e a jogada melancólica da toalha.
Augusto Nunes: No último parágrafo do artigo, você diz que “faz cinco anos que os avanços de Moraes produzem estragos de bom tamanho na segurança jurídica…”. Mas me permita dizer que não se trata meramente ou apenas de “estragos de bom tamanho”, mas de estragos com consequências IRREPARÁVEIS, variadas e com estilhaços destruidores na vida de centenas de pessoas.
Se o nosso congresso tivesse feito seu trabalho e não tivesse ficado omisso por terem o RABICHO preso, esse STF já teria se extinguido e a Majestade do Poder Supremo já estaria fora e, quem dera, trancafiado como fez com os patriotas.
Concordo, A luta mal começou e o Barroso quer virar à página, ou melhor fugir do combate. Seria porque percebeu que estão brigando com gente grande, com uma enorme capacidade intelectual e capaz de mover montanhas?
Os parasitas do poder perceberam que essa briga com o Elon Musk pode comprometer o status quo adquirido atraves das farsas e trapaças que já promovem há muito tempo. Isso vai abrir os olhos de muitos, os quais se tornarão ativistas contra o regime instalado em Brasília.
A liberdade é uma enorme exigência de todo ser humano. Com a liberdade vem a responsabilidade. Mas há aqueles que não querem crescer e se tornar os homens que estão supostos ser, eles não querem carregar seu próprio peso, essa é uma perspectiva assustadora. Temos muitos parasitas que fazem uso do poder de polícia do governo, para se dar bem as custas de outros e passam uma vida inteira pendurados em cabides de emprego, sem realmente contribuir como fazem as pessoas dinâmicas e produtivas.
O mais notável de todos os parasitas que temos atualmente em nosso país, é o atual Presidente da República, este sim, é o parasita duplo, aquele que vive nas feridas dos miseráveis e no sangue dos milionários. Depois de ter prometido a famosa picanha aos miseráveis, o parasita se torna o progenitor dos milionários, ele participa da inauguração do frigorífico da J&B que exportará a picanha, deixando os ricos ainda mais ricos, enquanto os miseráveis devem se contentar com as tripas e o bucho. Ele paga os precatórios aos bancos, em seu valor de face, os quais foram adquiridos pelos bancos com um deságio de 50%, uma tramóia combinada que deixa os ricos ainda mais ricos e os pobres chupando os dedos. Depois os bancos emprestam essas cifras milionárias de volta ao governo do molusco cobrando juros estratosfericos.
O parasita faz uso da mentira, e por possuir o poder irrestrito de tomar decisões por todos nós, ele nunca assume quaisquer responsabilidade por estar errado, ele se tornou um de nossos algozes. Não temos para quem reclamar. Pois aqui temos aqueles supostos defensores dos nossos direitos e da lei, os quais são também nossos opressores. Dessa forma cabe a pergunta: Quis custodiet ipsos? Quem nos protege de nossos protetores. Vamos esperar que seja Elon Musk.
Como disse no início, esta luta mal começou. Acredito que acabará por haver um conflito entre os oprimidos e aqueles que exercem a opressão. Acredito que haverá um confronto entre aqueles que querem liberdade, justiça e igualdade para todos e aqueles parasitas que querem continuar com sistema de exploração dos frutos do nosso trabalho para benefício próprio, vivendo no luxo de mansões palaciais as nossas custas, sempre se dando bem ao custo da miséria alheia.
A nós a indignação de não sermos ouvidos. Aos nossos representantes, as FFAA que nos tratam com indiferença, só resta a VERGONHA e a desconfiança de brasileiros honestos.
Excelente, Augusto.
Pois é Augusto, finalmente o mundo conhecera a democracia brasileira do consorcio LULA/STF/TSE e CONSORCIO DA IMPRENSA. Você que já foi do ESTADÃO, avisa teus ex dirigidos que não houve golpe em 8 de janeiro? Esses decadentes até criticam o atual regime do STF mas não param de falar no GOLPISMO de 8 de janeiro de 2023.
Augusto, quando o Tarcísio vai te convidar para ANCORA do programa RODA VIVA na TV CULTURA e do jornalismo?. Há muito não assistia, mas vi a entrevista recente que aquela esquerdalha fez com Flavio Bolsonaro que entendo se saiu muito bem.
Em tempo, assisti por recomendação de Rodrigo Constantino que citou essa entrevista em artigo na Gazeta do Povo
Ótimo artigo. Nos traz esperança …
O dito cujo “Rei” está nu, e agora, será que finalmente vai ser expulso do seu paraíso?!
Alexandre de Moraes precisa ser parado, enquadrado, expulso do STF e preso por todo o mal que vem causando ao país.
Excelente artigo. A criação do CIEDDE é ilegal e se trata de continuidade de poder de A de Moraes no TSE, possibilitando que ocorra nas próximas eleições, a desastrosa condução das eleições 2022, para dizer o mínimo,
Será que agora este senador mineiro, que eu ajudei a colocar lá, vai virar homem? Sr. Rodrigo Pacheco, o senhor está rifado da vida pública nas próximas eleições para o senado. Covarde.
Um homem colocou uma nação na prisão.Silenciando o intelecto daqueles que pensam e escolhem o que acham o que é certo. Agora veio um homem e aprisionou esse homem e seus lacaios em um parte do seu próprio intelecto, onde ele está a ponto de explodir seus neurônios, pensando como sair dessa sem quebrar sua crista. Aguardemos. Já demonstraram que estão caídos nas cordas e a contagem apenas começou .
urnalão (stazi+bloqueio de $ de passaporte de internet e expressão+inegebilidade+prisão+censura+ausência de auditagem ou contagem trqnsparente do voto do eleitor+urnalão+corrupção das forças+repressão+dinOemboscada+naziprisão+lavagem cerebral+ameaças+controle das bigtechs…) é golpe de estado. então houve golpe
mas o artigo do mestre augusto é estupendo. parabéns
Quero saber como as autoridades brasileiras que preserva os preceitos, os quais a base da autoridade é a vontade do povo. Está explícito que vivemos em uma ditadura e que o poder foi tomado na mão grande. Eles estão destruindo o país e a questão não é esquerdismo, é a incompetência e roubalheira desenfreada
Eles pensam que terão a palavra final eternamente. Baseado no que o senhor Barroso deu o caso por encerrado? Quem vai encerrar esse caso, quando quiser, é o Musk.
Talvez estivéssemos precisando de impulso para sairmos da inércia e reagimos coletivamente ao que aí está. Esse impulso se apresentou agora na figura de Elon Musk e ninguém melhor que ele poderia fazer isso, o cara manda ao espaço foguetes imensos, tem uma rede de satélites que cobre todo o globo e é dono do X/Twitter. Conseguimos um combatente formidável pra se juntar a nós em nossa luta mas ele não pode tudo sozinho, o brasileiro precisa decidir se quer se resignar a viver sob uma tirania ou sair de sua letargia característica e lutar pela própria liberdade.
Artigo na lista dos inesquecíveis.
Excelente
Pitbull irracional caminhando na direção de um panzer.
A rainha de copas tem duas damas de companhia: Pacheco e Barroso. Três madrinhas: Lewandowski, Toffoli e Fachin. E ainda um punhado de afagadores de saco: Dino, Zanin, Fux, Carmen Lucia, Lula, Gonçalves, Salomão, Pacheco…
Perfeito!
Artigo fenomenal! Deveria aparecer em todos os jornais do mundo. Parabéns, Mestre.
Vamos para o proximo round, para nocautear o “Mike Tyson” tupiniquim
Este embate (careca safado x Elon Musk), tem o potencial para recolocar o país nos eixos, de uma forma bem abrangente. A conferir!
A você Augusto, refrescando a memória em fatos marcantes de nosso passado estando presente…
Local: Clube das Nações/ Brasília
Personagens: Zélia C. de Mello / Bernardo Cabral
(respectivamente toda poderosa Ministra da Economia e Ministro da Justiça – Governo Collor
Fato: A apresentação nos volteios apaixonados do casal aos presentes ( você estava lá! ) através do bolero Besame Mucho, unindo Economia com a Justiça nacionais!!!
Bastidores: Presidente Collor ao tomar conhecimento da revelação pública do absurdo impensável na cúpula do governo, reagiu proferindo:
“Sendo verdadeiro o que me trazem, isto aí é nitroglicerina pura!”.
Concluindo por semelhança:
O momento atual tem a gravidade em consequências a este aí vivido pelo Mike Tyson brasileiro, não é não?
Seus textos sempre um primor na leitura e a coragem que o caracteriza.
Forte e grande abraço.
Lembrando da Zélia Cardoso de Mello essa mulher confiscou a economia do povo, escafedeu-se para os United States (os perversos não gostam de ir para Cuba, Haiti etc) levando uma grana violenta do erário público, nunca foi julgada ou condenada a extradição e devolução da grana por danos ao país e ao povo………esse é o Brasil onde quem rouba muito vive bem….temos exemplos de sobra hoje mais que naqueles tempos.
Mal começou mesmo e o final será a queda do tirano
Mestre artigo impecável. O embate mal começou muito a revelar.
Magnífico artigo de Augusto Nunes, pontuou magistralmente como um ditador chegou ao poder.Não adianta recorrer a qualquer corte superior de justiça nos EUA, nunca o atenderão em seus desejos insanos.Não existem leis que o ajudarão, pisou na democracia e em nossa liberdade de expressão. Acabou a festa,chega!Estude mais sua língua pátria.