Entre renas e hienas

Não tem espaço para improviso no iluminismo crepuscular, meu velho

Querido Papai Noel,

Pena que você não veio este ano. Mas é compreensível. Não tá fácil pra ninguém. Quem ia querer ver as suas renas levando dura das hienas — constrangidas e maltratadas numa dessas barreiras sanatórias espalhadas por aí? (caro revisor: é normal que você tenha corrigido para “sanitárias”, mas pode deixar “sanatórias” mesmo, ok?). Era capaz de te exigirem até cartão de vacinação com carimbo de imunização contra o coronga, Papai Noel. Porque você é grupo de risco, né? Nem adianta pintar a barba de acaju. Tudo bem, a vacina nem chegou, mas isso não é problema para as hienas. Elas até já aprovaram a obrigatoriedade da poção mágica desconhecida, então exigir cartão de vacinação é o de menos. Ciência é tudo, meu bom velhinho. Marcaram início de vacinação para o dia do aniversário de São Paulo! A festa não tem data para acabar. E a lei é clara: só as hienas podem se aglomerar — seja em muvuca política, seja em jantar vip. O governador da Califórnia, um dos maiores trancadores do mundo, deu a senha: em restaurante caro, amontoado com os amiguinhos e sem máscara, o vírus não pega. Imagina como seria a sua passagem pelo rodízio paulistano, Papai Noel? Eles com certeza iam dizer que o seu trenó só pode circular em ano ímpar. O pessoal do lockdown não tá de brincadeira. Eles seguem a ciência com o mesmo fervor com que aquele curandeiro de Goiás seguia suas presas. Não tem espaço para improviso no iluminismo crepuscular, meu velho. Viva a racionalidade, a técnica, a lógica e o transformismo, pai das modernas invenções sanatórias. Mas não cai na besteira de achar que você economizou com o fique em casa, Papai Noel. Ano que vem você vai ter que dar presentes em dobro. A lista é grande e os pedidos já vão adiantados aqui, pra você não chegar distraído no Natal de 2021 dizendo que não deu tempo de conseguir tudo. Anota aí os dez principais:

  1. Pulseirinha vip pra sair da quarentena gourmet do Doria;
  2. Seringa pro soro da verdade do STF;
  3. Lente de laboratório pra distinguir Ciro Gomes de João Amoêdo;
  4. Poção mágica pra que os tucanos do Butantan voltem a ser apenas cobras;
  5. Vermífugo pra que os petistas da Fiocruz voltem a ser apenas parasitas;
  6. Video game pro Bill Gates parar de brincar no laboratório;
  7. Despertador pro Macron brincar de toque de recolher sozinho no quarto;
  8. Urnas funerárias pra agilizar a reeleição do Biden;
  9. Vacina contra fake news de grife e lobby fantasiado de empatia;
  10. Passagem de ida pra todos os integrantes da Seita da Terra Parada assistirem em Marte ao show da banda Loqui Down Forever.
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

54 comentários

    1. …e vamos refundar a República!!!
      Viva Quintino Bocaiuva!!!
      Jamais será reeditada uma nova MARCHA DAS FAMÍLIAS.
      Em era de mídias sociais, as passeatas são antidemocráticas, extemporaneas, ou mesmo mambembes.
      À era virotica é um presente.

    2. Acrescente vacina contra jornalista chapa branca nos seu pedidos ao Papai Noel. O mundo já começou a vacinar enquanto os passadores de pano estão limpando a sujeira do governo e do Ministro da Saúde incompetentes.

      1. Fiuza, acrescente vacina contra comentários idiotas feitos por infiltrados da #CrusoLIXO.

      2. 🤣🤣🤣🤣🤣👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      3. Guilherme Fiuza, que felicidade a nossa ter um comentarista (Não é jornalista!) do seu naipe! Quanta intelectualidade em comentários quase despretensiosos! Pena que tem uns acéfalos criticando, porque só conseguem entender comentaristas ou pseudos jornalistas da Carta Capital, o almanaque da Seita do Esquerdopata Possessivo.

      4. Ronaldo, o Pasquim da lacração chama Carta Capital. Assina lá, por favor! Some!

      1. Parabéns Guilherme Fiuza. A lista ficou impecável. Claro que poderia ser multiplicada por dez, para tentar abranger todos os desejos. Bom Ano Novo. Muita paz e saúde.

      1. Maravilha 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    1. É maravilhoso termos a liberdade de pensamento e de expressão que os Chineses,Russos e Cubanos e de tantas outras ditaduras não tem
      Fiuza mais uma vez te parabenizo pelo belo artigo que está semana você fez.

  1. Texto sensacional, como sempre. Ameeeiii a lista para Papai Noel em 2021. Perfeita! Feliz Natal, Fiuza, e para os leitores da Oeste também.

  2. Fiúza é um grande mestre do bom jornalismo no Brasil. Texto impecável, sofisticado sem ser esnobe, direto, lúcido, econômico nas palavras mas cheio de significado.
    Que bom que você existe Fiúza! Admiração total.

  3. FALTOU ENTRE OS PEDIDOS UM ANTÍDOTO PARA IMPEDIR O ALASTRAMENTO DO VACINÃO!!! AFINAL, JÁ VIMOS O MENSALÃO, O PETROLÃO E, RECENTEMENTE, O COVIDÃO, MAS PARECE QUE NADA CURA OU NEUTRALIZA OS INFECTADOS, QUE CONTINUAM OS MESMOS E COM AS MESMAS PRÁTICAS!!!

    1. Acompanho o Fiuza desde o Globo e aprendi a ama-lo desde então. Adoro seu humor e ironia. Quando descobri que ele estava escrevendo na Oeste tratei logo de assinar a revista. Os melhores colunistas numa só revista é o melhor acontecimento de 2020 . Parabéns Oeste e Fiuza. Feliz 2021.🎉🎉🎉👏👏👏

      1. Feliz Natal e um Novo Ano a todos . Fiuza continue deixando o nosso dia mais divertido, porque a barra anda pesada demais .

  4. Após ler seu artigo, Fiúza, sinto-me muito abençoado por DEUS, afinal completei 70 anos dia 20 passado, e em junho/20 fiquei internado por 20 dias, com essa Covid-19. Descobri a Revista Oeste, e, como o acompanho todos os dias no PINGOS NOS IS, fiz minha assinatura na mesma hora. Meus mais sinceros desejo de muitas felicidades e VIDA LONGA À VOCÊ !!! Que continue sempre assim, lúcido, brilhante, conciso, e last but not least, defendendo nossas ideias e o legado cultural judaico-cristão !!!

  5. KKKKKKKKK, rindo até agora.
    Mas seria bom o povo Brasileiro se Ucranizar, pois talvez lá na frente seja tarde demais. Ah, aconselho a todos assitirem o documentário da Netflix “WINTER ON FIRE”.
    E um feliz ano novo a todos.

  6. A tal lente para distinguir Ciro de Amoedo o Papai Noel não vai trazer, pois não existe distinção! A única ideologia que ambos seguem é a do poder a todo custo! São parasitas que nada acrescentam. Deveria pedir vermífugos para ambos.

  7. Falta um abridor de cabeças. Precisa-se colocar um pouco de juizo na cabeça de muita gente. O problema que seriam necessários tantos abridores que só a China é capaz de produzir. Que horror!

  8. Supimpa Fiuza …

    Tornar disponível as tais vacinas certamente deixará, ao menos, mais leve a chatice dessa esquerda “do quanto pior, melhor” …

    Estamos em uma Democracia e quando chegar em 2022, para aqueles que acham que o atual Governo não é bom (“mas é o que temos para o jantar”) eleito segundo as regras vigentes, votem no seu candidato …

    Mas, por ora, não há outro caminho de acordo com CF/88 … e se o atual Governo não refletir os anseios da maioria lá em 2022, não obstante a “turma do selo azul” que insiste em remar contra o Brasil, será a hora da mesma forma a MAIORIA decidir os rumos do Brasil …

    Abs …

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site