Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 75

Um 7 de Setembro para chamar de seu

Disposto a viabilizar sua candidatura à Presidência, João Doria tenta emparedar até a polícia contra as manifestações do dia 7

Silvio Navarro
-

A exatas duas semanas daquela que se anuncia como a maior manifestação popular desde que a pandemia trancou os brasileiros em casa — o “7 de Setembro em defesa da liberdade” —, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decidiu atear mais fogo no já inflamado cenário político do país. Numa canetada, afastou o coronel da Polícia Militar Aleksander Lacerda do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), em Sorocaba, que engloba cerca de 78 municípios da região. E conclamou outros governadores a defenderem o Supremo Tribunal Federal (STF) contra “bolsonaristas” de farda e “psicopatas” que participarem dos protestos.

Na cabeça de Doria, que parece mais obcecado que nunca em seu devaneio de que chegará à Presidência no ano que vem, “estamos diante de um momento gravíssimo da vida nacional”. Segundo ele, temos um golpe militar em curso para restaurar a ditadura e fechar o Supremo e o Congresso Nacional. E o gatilho será justamente a aglomeração dos brasileiros sem máscaras na Avenida Paulista no feriado cívico. “Há sinais de que, pela proximidade do 7 de Setembro, movimentos sejam promovidos por bolsonaristas, “bolsominions” e psicopatas que seguem o presidente Bolsonaro, para defender a ditadura e um regime autoritário no Brasil. Nós resistiremos”, disse, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.

A ofensiva contra a Polícia Militar foi um passo desnecessário e arriscado.

É legítimo o fato de Doria se opor politicamente a uma manifestação no coração do seu Estado. Manifestação que tem potencial para fortalecer seu principal rival no tabuleiro eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro. O tucano já deixou claro que tentará até o limite se viabilizar como uma via alternativa ao choque entre o atual presidente e Lula. Mesmo porque, como bom enxadrista, Doria sabe que as chances de se reeleger ao governo paulista seriam remotas, e a corrida ao Palácio do Planalto é o que lhe deve restar — será menos vergonhoso para o político ser derrotado numa disputa federal do que perder a reeleição. A ofensiva contra a Polícia Militar, contudo, foi um passo desnecessário e arriscado, segundo analistas ouvidos pela reportagem de Oeste durante a semana.

Doria irritou a PM ao declarar que está usando a Inteligência da Polícia Civil para rastrear a atuação dos militares — inclusive perfis particulares em redes sociais. Ao afirmar abertamente que monitora cada passo dos oficiais, a temperatura esquentou. “O policial, antes de ser militar, é brasileiro e tem direito de se manifestar em suas redes privadas”, diz o coronel e piloto de helicóptero da PM Marcio Tadeu Anhaia de Lemos, eleito deputado federal pelo PSL.

“O afastamento do coronel Aleksander Lacerda foi uma situação chata, embora lícita”, afirmou o deputado Coronel Tadeu. “É importante lembrar que se trata de uma relação desgastada: em 2018, o governador prometeu em campanha a recomposição salarial dos policiais e não aconteceu; então ele quebrou o compromisso. Em junho de 2019, num ato grosseiro, deu um ‘pito’ num coronel antigo porque ele estava usando o celular para fazer a ata da reunião. E, em outubro de 2019, na cidade de Taubaté, chamou um grupo de veteranos de ‘vagabundos’”.

Em post no Twitter, o capitão da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) e deputado Guilherme Derrite (PP-SP) afirmou que a polícia é tratada como uma força “de governo e não de Estado”:

Afinal, o policial militar pode ou não se pronunciar como cidadão? O regulamento da PM diz: “Aos militares do Estado da ativa, são proibidas manifestações coletivas sobre atos de superiores, de caráter reivindicatório e de cunho político-partidário”. É aí que mora a confusão.

Para milhares de brasileiros que estarão nas ruas, os atos serão em defesa das liberdades individuais. Que foram tolhidas por arbitrariedades do monstrengo jurídico criado pelo Supremo, que enveredou em prisões, censura e quebras de sigilos. Ou até pela CPI da Pandemia — que a cada dia desperta metamorfoseada sabe-se lá em quê. Leia-se: essas manifestações dos policiais militares não são atos em defesa do governo Bolsonaro, o que justificaria postagens como a do coronel e de qualquer um em suas redes privadas. Por outro lado, é evidente que os militares apoiam o presidente e não se intimidam com a pressão de Doria. É o caso, por exemplo, do coronel Homero Cerqueira, da Polícia Militar, que fez nova convocação aos veteranos em vídeo:

Para o governador paulista, o 7 de Setembro está tomado pela agenda bolsonarista, o que justificaria sua decisão como chefe da tropa militar. Resolvido o impasse se foi ou não um ato administrativo legítimo — e está claro que foi legítimo —, fica a pergunta no ar: por que Doria tem pavor do povo nas ruas, chancelado pela PM, no momento em que seu gabinete da covid já não para mais em pé para as coletivas diárias?

Dois assessores do Palácio dos Bandeirantes ouvidos por Oeste afirmaram que Doria subiu um degrau na escala de tensão nas últimas semanas. Pediu para ser entrevistado amistosamente pela TV Cultura no programa Roda Viva, na última segunda-feira, 23. E reagiu com palavrões ao aperto de mão entre Lula e o senador Tasso Jereissati (CE), que desistiu do rótulo de “Joe Biden dos trópicos” conferido pelo Estadão para disputar a Presidência. Também xingou entre quatro paredes o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pela declaração na reunião virtual desta semana: “Ficam mandando pedra e mais uma vez vamos cair na vala da polarização, de caminhos opostos”, disse o mineiro. “Se o presidente tem defeitos, deveríamos apontar também o Supremo, que libertou bandido de altíssima periculosidade. O fórum de governadores se manifestou a respeito?”

Em seguida, o tucano encomendou aos marqueteiros um vídeo para circular nas redes sociais em setembro. Nele, se apresentará como “o responsável por vacinar o Brasil na guerra contra a covid” — um compilado de postagens de anônimos emocionados diante da seringa, celebridades de quinta, youtubers agradecidos e famosos que morreram. Ficará o alerta de que o mal seguirá à espreita. Nessa “acelerada da vacina”, terá como principal cabo-eleitoral o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Tudo isso vai durar até março, leitor. Depois, o governador deixará a cadeira, como fez no passado, para sair em busca de um projeto pessoal que nasceu errado e só tem um lado — o dele. Ou alguém duvida que o que João Doria queria mesmo era um 7 de Setembro para chamar de seu?

Leia também “Manual prático do golpe”, texto de J. R. Guzzo

32 comentários
  1. Igor Bevilaqua
    Igor Bevilaqua

    OS BANDIDOS ESTÃO EM POLVOROSA COM A MANIFESTAÇÃO DE 09/07, ISSO É GERAL, A BANDIDAGEM FICOU AMEDRONTADA, ESTÃO COM MEDO DE PERDEREM SEUS SUPER SALÁRIOS E SUAS MORDOMIAS, PARA ISSO CRIARAM UM ESCUDO, UMA NARRATIVA DE QUE NÃO VÃO TOLERAR “ATAQUE À DEMOCRACIA” OU “AO ESTADO DE DIREITO”, NARRATIVAS FALSAS, CONVERSA FIADA DO STF E DO COVARDE RODRIGO PACHECO, ANTI-PATRIOTAS, ESTÃO É COM MEDO DE PERDER SEUS GANHOS ALTÍSSIMOS E BENEFÍCIOS QUE NÃO SÃO POUCOS E ÀS CUSTAS DOS CONTRIBUINTES, NÓS QUE PAGAMAMOS SALÁRIOS E MORDOMIAS DESSES COVARDES VIGARISTAS E SUAS PROLES. A HIPOCRISIA JÁ FAZ PARTE DA VIDA DESSA GENTE, RODRIGO PACHECO VIU “DEMOCRACIA” AO REUNIR UM BANDO DE GOVERNADORES CORRUPTOS E COVARDES QUE SUMIRAM COM R$ 60.000.000.000,00 QUE O GOVERNO FEDERAL ENVIOU PARA COMBATE À PANDEMIA E O STF FICA COM ESSE DISCURSO DE “DEMOCRACIA, DEMOCRACIA, ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO” SENDO QUE, “ELES SÃO OS PRIMEIROS A PASSAREM POR CIMA DA CONSTITUIÇÃO”, ESSA GENTE VIVE NUMA BOLHA AONDE NÃO FALTA DINHEIRO E NEM MORDOMIAS PARA ELES E SUAS FAMÍLIAS, SE AS MANIFESTAÇÕES FOREM ACERTADAS, VÃO TER DE VIR À REALIDADE, TEM DE DESCER DO PEDESTAL EM SUAS BOLHAS E PISAR UM POUCO EM SOLO BRASILEIRO, CHÃO DE VERDADE, TERRA VERDE E AMARELA PARA SENTIREM COMO É VIVER A REALIDADE, A SITUAÇÃO QUE TÃO VIVENDO A POPULAÇÃO, NÃO QUEREM ISSO, SÃO COVARDES E PREFEREM FICAR ARROTANDO BRAVATAS DO ALTO DE SUAS BOLHAS. O BRASIL PRECISA DE MUDANÇAS URGENTE, ESSES “PARASITAS” TEM DE SER COLOCADOS PARA FORA DA VIDA PÚBLICA, CHEGA DE FICAREM “SUGANDO” UMA NAÇÃO INTEIRA, SE NÃO TIRAR-MOS ESSES PARASITAS DE SUAS BOLHAS NÓS ESTAREMOS SEMPRE SUBMISSOS AO CAOS E À FALTA DE DINHEIRO, DE HOSPITAIS, DE EDUCAÇÃO E DE SERVIÇOS PÚBLICOS EM GERAL, ELES SUGAM A MAIORIA DOS RECURSOS, DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS, QUE PODERIA ESTAR SERVINDO AO POVO BRASILEIRO, “SERIA BEM MAIS JUSTO”…!!!

  2. Ernesto Quast
    Ernesto Quast

    É rir para não chorar. O “defensor das liberdades” prende o povo trabalhador, impõe restrições sanitárias em locais geradores de empregos, enquanto nada faz para melhorar os transportes públicos. O “defensor das liberdades” certamente não ganharia para o Estado onde o PSDB reina a anos, então pretende ser presidente. Para tanto, alia-se a PT, PSOL, o que for, para combater a corrupção. Excelente artigo Silvio!

  3. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Excelente texto. Parabéns Silvio.

  4. MARCOS HONORIO BELLUZZO
    MARCOS HONORIO BELLUZZO

    Ótimo artigo! O boneco Playmobil, vulgo Doriana não engana mais ninguém. Em pouco tempo na política, conseguiu enganar os paulistanos e de pois os paulistas. Diz que não é político mas só faz política e politicalha. Não apoiou o seu padrinho político, ou seja, enganou todos os que votaram nele. Simplesmente indecente. Agripino volta pra onde vc nunca deveria ter saído.

  5. Daniel De Souza Campos Martins
    Daniel De Souza Campos Martins

    Que radiografia perfeita! PArabéns, Silvio!

  6. João Paulo
    João Paulo

    O Dória é uma vergonha para todos os paulistanos!
    Precisamos expurgar de uma vez por todas esse câncer terminal que é o PSDB em São Paulo.

  7. MARIA DO CARMO DA COSTA SA
    MARIA DO CARMO DA COSTA SA

    Excelente! Só poderia vir de um jornalista admirável, que se atém aos fatos.

  8. JOSE FERNANDO CHAIM
    JOSE FERNANDO CHAIM

    Doria se mostrou, além de um incompetente, um grande mau caráter!!!!!!

  9. Jose Perugini
    Jose Perugini

    Excelente Artigo! O Doria nao passa de um marketero oportunista com um ego sem limites que cega que ele mesmo de ver que politicamente esta morto. Talvez um dos piores governadores de estado que Sao Paulo teve um su historia. Porem mesmo assim, sem pudor e etica usa a maquina do governo estadual para buscar este sonho impossivel da presidencia. Em poucas palavras um sujeito sem carater, mentiroso,mal carater e vendido aos chineses que mesmo em seu limbo politico tenta buscar o seu projecto pessoal que esta cada vez mais distante.

  10. Daryush Khoshneviss
    Daryush Khoshneviss

    Silvio, excelente artigo.
    O Agripino é o marqueteiro mais pilantra que já vi na face da Terra. Dá asco! Pelo poder, vende – ou melhor – entrega de bandeja a mãe e a alma ao capeta.

  11. Francisco de Assis Bonfati
    Francisco de Assis Bonfati

    Zema Presidente do Brasil.
    Esta é a terceira via mais ponderada que o Brasil tem. Trabalhador, bom gestor e sensato.

  12. Paulo Rossi
    Paulo Rossi

    Eu sempre admirei o Doria antes dele ser politico, assistia ao programa Show Business, divulgava aos meus alunos o “Decálogo do Administrador”, de sua autoria, que foi publicado há décadas na revista Playboy. Votei nele com convicção para prefeito, e já com menos fé para governador. Decepção total: traiu Bolsonaro no dia seguinte e faz uma péssima gestão do estado (aliás, não faz absolutamente nada, sua mente megalomaníaca só pensa em vacina) com centenas de obras paradas. Nunca mais terá meu voto!

    1. R.F. Nobre
      R.F. Nobre

      Caramba! iria escrever um comentário similar ao seu. Só decepção esse Doria (só pra completar: deu empego para o Maia…….).

    2. Ernesto Quast
      Ernesto Quast

      Compartilho com sua admiração e decepção. Por outro lado, não votei no Bolsonaro, mas com todas as besteiras que ele fez, foram muito mais virtudes que defeitos. Este último terá o meu voto, caso não ocorram alterações entre o botão e o registrador eletrônico.

  13. Natália De Vargas Godoes Da Rós
    Natália De Vargas Godoes Da Rós

    Vai continuar querendo seu 7 de setembro! Esse aí é unanimidade, detestado por todos.

  14. Júlio Cesar Peixoto Pimenta
    Júlio Cesar Peixoto Pimenta

    Então as PMs já deram o recado. Agora , quando a PF vai começar a recusar as ordenas do STF ?

  15. marise neves
    marise neves

    O Dória é vassalo da China, mas como o intento do chefão vermelho não se concretizará restará ao désposta a morte em vida

  16. Manoel Graciano
    Manoel Graciano

    Este artigo me alegrou bastante, mostra como um progressista com muito poder expressa ou age.

  17. Debora Balsemao Oss
    Debora Balsemao Oss

    “chame-os do que você é…” ~ é este (des)governador chamando boa parte dos brasileiros (e quem ele desejaria governar!) de psicopatas. Se ele não cultuar a própria imagem, quem irá fazê-lo?

    1. Erasmo Silvestre da Silva
      Erasmo Silvestre da Silva

      Existe um vício nos políticos brasileiros que é seríssimo, achar que a coisa pública é sua casa. E tem alguns que nem em casa manda. Vamos varrer esses malefícios da política brasileira

  18. Antonio Rodrigues
    Antonio Rodrigues

    Melhor doria ir para miami. Nunca mostrou liderança legítima nem afinidade com o povo, apenas usa a todos na sua ambição de déspota. Melhor ficar no seu canto tomando sol no RJ, quem sabe não sai vereador por lá.

  19. Alberto
    Alberto

    Agripino, você é nada mais que um MONTE DE ESTRUME!

  20. Daniel
    Daniel

    enfrEntando um diLEma Épico em sUa corrida perdida à presidência, o Mentiroso e Boçal gOvernador eSTá bem descrito nas entrelinhAs deste comentário.

    1. CLAUDINEI ALVES SANTANA
      CLAUDINEI ALVES SANTANA

      Grande Silvio…otimo artigo!!!

  21. Guilherme Vergueiro
    Guilherme Vergueiro

    O Coronel punido não poderia ter-se manifestado da forma q fez. A punição foi correta. Tudo o mais é excesso.

  22. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    O Doria e um politico espertalhao, sem escrupulos, mentiroso. Vergonhoso como transformou a TV Cultura em uma assessoria de imprensa

  23. Fabio R
    Fabio R

    Excelente artigo!

    1. Teresa Guzzo
      Teresa Guzzo

      Dória não será reeleito para governador do estado de São Paulo, muito menos terá chance na Presidência da República.Politico que só pensa em seus interesses políticos,sem qualquer empatia com as reais necessidades do povo brasileiro.Esse não vai emplacar,as semanais lives da vacina já foi pro brejo.

      1. Eládio Torret Rocha
        Eládio Torret Rocha

        Excelente o artigo do Silvio Navarro: curto e grosso.

      2. Bassim trabulse
        Bassim trabulse

        Teresa, concordo plenamente com você o mundo do marketing dos anos 80 que o Doria persegue é semelhante ao dos Calheiros e outros, o jogo da verdade de hoje se torna muito difícil a maquiagem Tenho muita esperança que à cada nova eleição o lixo vai sendo depurado

    2. Marcelo Gurgel
      Marcelo Gurgel

      O Doriana é esquizofrênico.

  24. Mantovani

    O Dorina é filho adotivo do velhinho gagá FHC. Melhor será se candidatar a porteiro de puteiro. Nem assim ganhará. Pelo menos, o vexame será menor.

Do corre ao nocaute, Mirelle Moschella - Apresentadora Anterior:
Mirelle Moschella: ‘Tinha certeza de que não ia morrer do câncer’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 213
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.