Pular para o conteúdo
publicidade
Canadá
Canadenses na Rodovia apoiando o Rally da Liberdade e o protesto dos Caminhoneiros contra a obrigação da Vacina | Foto: Shutterstock
Edição 99

A big tech contra a classe trabalhadora

O confisco que a GoFundMe fez das doações para os caminhoneiros canadenses é um ataque vil e elitista à democracia

Brendan O'Neill, da Spiked

-

Precisamos falar do confisco que a GoFundMe fez de milhões de dólares dos caminhoneiros canadenses que estão protestando contra a obrigatoriedade da vacina. Isso é quebra de sindicato, estilo XXI. É uma empresa multimilionária usando seu poder corporativo para exaurir os fundos de ativistas da classe trabalhadora. Isso é um sinal, em alto e bom som, de que o Vale do Silício vai exercer seu poder para destruir qualquer forma de agitação política “das classes baixas” que for contra o consenso político. Qualquer um que pense que esse conflito, que opõe um site de captação de recursos com fins lucrativos aos motoristas que estão bravos por serem pressionados pelos autoritários da covid-19, é só mais uma disputa on-line precisa repensar as coisas. É muito mais que isso. Está no âmbito das linhas de batalha sobre liberdade e poder que provavelmente vão definir a era da internet.

O confisco pela GoFundMe dos fundos dos caminhoneiros que estão protestando contra as regras sobre a vacinação no Canadá é, a meu ver, um dos atos mais notórios e antidemocráticos já realizados pelas elites canadenses que controlam a World Wide Web. Esses caminhoneiros, trabalhadores tão essenciais, revoltaram-se contra uma nova regra criada pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau, no começo do mês, estipulando que caminhoneiros que atravessarem a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos precisarão ser vacinados ou serão colocados em quarentena depois de cada viagem. É uma exigência absurda. E prejudicaria seriamente a possibilidade de alguns motoristas de ganhar a vida.

publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.