A comercialização do álcool líquido 70% em mercados e farmácias será proibida a partir do dia 30 de abril, conforme a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Depois dessa data, haverá apenas a venda de álcool em gel.
A Anvisa havia autorizado a venda do álcool líquido para o público em geral durante a pandemia de covid-19, mas o prazo de liberação expirou em 31 de dezembro de 2023. O período até o fim deste mês servirá apenas para esgotar os estoques existentes nos estabelecimentos comerciais.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
De acordo com o conselheiro Ubiracir Lima, do Conselho Federal de Química, o álcool líquido foi substituído pelo gel em 2002 por causa de acidentes. A eficácia na limpeza é a mesma em ambos os produtos.
Ubiracir Lima também ressalta que é possível utilizar outros produtos aprovados pela Anvisa na limpeza doméstica como alternativa ao álcool 70%.
A Abras é contra a decisão da Anvisa sobre o álcool líquido 70%
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) manifestou-se contrária à proibição, ao argumentar que os consumidores ficarão sem um produto com melhor custo-benefício.
Desde dezembro, a Abras tem dialogado com a Anvisa por causa da demanda dos consumidores e da escassez de álcool líquido disponível para venda nos supermercados.
Leia também: “Anvisa proíbe a venda de coletor menstrual irregular”
A decisão de proibir a venda do álcool líquido 70% a partir do fim deste mês tem impacto direto nos estabelecimentos comerciais e nos consumidores, que precisarão se adaptar à nova regulamentação.
Como sempre este órgão safado e corrupto prejudicando os cidadãos e o país. Cada órgão público Brasileiro, com raríssimas exceções são ninhos de cobras pra nós morder, todos a serviço do estado tirânico.
estão levando algum dos fabricantes do alcool gel
Anvisa mais uma vez tomando decisões que beneficiam interesses de grandes indústrias. Já foi assim quando liberou exames em farmácias sempre com as mesmas justificativas de que é melhor para a população!
Não vendam carros, podem causar acidentes.
Não tem comparação a limpeza c álcool líquido até p objetos de animais c alergia … no caso do gel depende muito do tipo de gel q é colocado deve ser do tipo da tomada de 3 pinos … rsrs
A ANVISA não tem estudos e muitos prova de que o álcool em Líquido tem causado acidentes nos Lares..essa medida PROVAVELMENTE atende a certos interesses. Não é possível que uma medida que atinge 100% da população em decorrência de 000,1 % dos acidentes causados nos Lares. Se esses técnicos da ANVISA usasem da ciência traria solução para,a EMBALAGEM SEGURA.
É porque o álcool líquido é mais barato.