A prática de exercícios físicos extenuantes por um tempo prolongado pode levar o corpo a desenvolver uma síndrome chamada rabdomiólise. Popularmente conhecida como “doença da urina escura”, ela pode ser fatal. Foi o caso de Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, que faleceu nesta quarta-feira, 24, depois de participar de uma corrida em Pernambuco.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
No último domingo, 21, Dorgival percorria um trajeto de 14 km, no município de Gravatá, região agreste do Estado. Ele se sentiu mal quando passava pela Serra das Russas, e precisou parar para receber atendimento médico.
O atleta deu entrada em uma unidade de saúde de Gravatá. No dia seguinte, devido à piora do quadro clínico, os médicos providenciaram sua transferência.
Leia também: “Vítimas de infarto, mãe e filha morrem no mesmo dia na Paraíba”
Dorgival foi encaminhado para o Hospital Regional do Agreste (HRA), unidade de referência localizada em Caruaru, a quase 57 km de distância de Gravatá.
O paciente já deu entrada em estado grave, em decorrência de um infarto, indo diretamente para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele veio a óbito na quarta-feira.
Leia também: “Urina de bebê fica da cor de Coca-Cola, e médicos descobrem câncer raro”
Em nota, o HRA informou que as causas das morte foram hepatite fulminante e rabdomiólise, doença provocada pela destruição das fibras musculares.
Sintomas de rabdomiólise
Ao praticar exercícios físicos de intensidade, o atleta precisa ficar atento aos sintomas que podem ser sinais de rabdomiólise. São eles:
- falta de força ou fraqueza;
- dor ou rigidez muscular;
- cãibras musculares;
- dificuldade para movimentar as pernas ou braços;
- dor nas articulações;
- urina em pouca quantidade e muito escura;
- dor abdominal ou nos rins;
- náuseas ou vômitos;
- palpitação cardíaca;
- sensação de mal-estar;
- febre;
- confusão mental; e agitação ou delírio.
No caso do surgimento desses sintomas, é preciso procurar uma unidade de saúde imediatamente para evitar maiores complicações.